terça-feira, 26 de maio de 2009

Reunião Colegiado em 22 de maio de 2009


Memória da Reunião Colegiado - 22/05/2009
Pauta:
1. Acolhida e apresentações
Relatórios das Comissões e Projetos:
• Ambiental – Questão do Lixo;
• Horta Orgânica;
• Esporte;
• Biblioteca;
• Feira do Produtor.
Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi;
PELC;
Escola de Pais e Coral;
Próxima edição do Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica;
Estágios UNIBRASIL;
Time SIFE – FAE;
Mutirão de Arborização;
Notícias:
• Curso de Pós Graduação em Educação e Saúde;
• Curso de Auxiliar de Eletricidade;
• Aulas de Inglês no Colégio BJ Internacional.
Próxima reunião:

No dia 22 de maio de 2009, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo, com a pauta acima exposta. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, justificando várias ausências que lhe foram comunicadas. Em seguida cada um dos participantes se apresentou dizendo o nome e qual entidade representava. A partir de então foram tratados os assuntos na sequência da pauta.
1. Relatórios das Comissões e Projetos:
a. Ambiental – Questão do Lixo.
Nilson relatou sobre a reunião que aconteceu no Colégio Zumbi dos Palmares, no dia 16/05, às 16h, com a presença da Coordenação da Comissão, da Profª Sílvia – Diretora do Colégio, de moradores da Vila, em especial das famílias cujos filhos fazem o Curso de Auxiliar de Eletricidade na FAE, e de alunos de graduação da FAE. A reunião teve dois momentos. No 1º momento foi tratado o assunto da BR 476 (antiga BR 116) e os vários problemas que lá ocorrem com freqüência. Dois integrantes da Polícia Federal expuseram que o interesse é conscientizar a comunidade sobre os problemas e buscar o apoio da mesma, em especial das lideranças. Dentre os problemas principais foram apontados: apedrejamento de carros, travessia de pedestres, excessiva velocidade dos veículos e uso de pipas por crianças e adolescentes, o que representa sério risco aos motociclistas. Feita toda a exposição os policiais solicitaram apoio da comunidade para amenizar e sanar tais problemas. Disseram também que está prevista uma passarela sobre a rodovia, mas que a concessionária tem prazo de até dois anos para sua instalação. Decidiu-se promover um abaixo-assinado solicitando à Concessionária a instalação o mais rápido possível. Osmair ficou encarregado de redigir e distribuir guias para o abaixo-assinado. O 2º momento foi sobre a questão do Lixo. Osmair e César apresentaram a realidade através de um vídeo com muitas imagens mostrando a gravidade da situação. Houve muitas sugestões feitas pelos participantes e uma proposta ficou definida: fazer reuniões de moradores por ruas, mostrando a realidade e buscando soluções. Concluiu-se que o problema só será resolvido via educação e conscientização. Osmair ficou encarregado de fazer um cronograma de reuniões de moradores e buscar pessoas para acompanhar as reuniões. Essas pessoas que acompanharão as reuniões terão uma capacitação para que haja uma linguagem comum. César fez relatório completo da reunião, o qual será anexado a todos os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.
b. Horta Orgânica. Denise, do Centro de Convivência, disse que está sendo construída a cerca da horta com a tela que foi doada pelo Colégio Bom Jesus Internacional. A instalação da mesma será feita pela equipe do CPRA e do Colégio Newton Freire Maia, sob a coordenação do Paulo Ferrari. Em seguida será retomado o plantio, o cultivo e a venda de hortaliças. Denise também comentou dos materiais que foram doados pela Construtora Sensor, a saber, duas bicicletas cargueiras, capas de chuva, botas e capacetes de construção, o que auxiliará nos trabalhos.
c. Esporte. Nilson apenas comentou que a Comissão já fez várias reuniões e está construindo um Projeto de Esportes que integrará as várias iniciativas de Escolinhas de Futebol, juntamente com algumas atividades do PELC. Pela ausência de representantes da Comissão o assunto não foi aprofundado.
d. Biblioteca. Apenas comentou-se que a Comissão está se reunindo e desenvolvendo o trabalho de organização e classificação do acervo. Nilson comentou que a APOIO confeccionou excelentes estantes de livros e que a Biblioteca já está instalada em nova sala e o atendimento do público continua nos mesmos dias e horários. Comentou-se da necessidade de maior divulgação desse atendimento à comunidade. Nilson também comentou que a Comissão, com o apoio da Profª Heloíza, está elaborando projeto de incentivo à leitura. Denise comentou da sua experiência de criação de uma biblioteca e dispôs-se a fazer parte da Comissão da Biblioteca para colaborar.
e. Feira do Produtor. Denise e Nilson comentaram que a Feira não reiniciou porque dependemos das Tendas ou Barracas que serão fornecidas pela Prefeitura de Colombo; que isso já está certo, mas ainda tem a questão do transporte para ser resolvida. A Feira continuará aos sábados no mesmo horário do ano passado.
2. Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi. Nilson apenas comentou que o Bispo José Dutra continua pleiteando o espaço do Barracão para a continuidade das Oficinas de Iniciação Profissional e que a doação do carro pela Renault do Brasil já foi formalizada através de Documento de Doação e que em breve será entregue. Disse ainda que as atividades da Guarda Mirim estão acontecendo nas quintas-feiras, manhã e tarde, na APOIO.
3. PELC. Nilson comentou que a Rafaela – Coordenadora Geral do PELC – justificou que nas sextas-feiras não pode participar de reuniões e pela ausência dela não podia dizer sobre as atividades desenvolvidas. Denise comentou das atividades do PELC que acontecem no Centro de Convivência e da satisfação dos participantes.
4. Escola de Pais e Coral. Nilson comentou que o Coral Colibri teve o primeiro ensaio ontem, 21/05, na Escola Barão de Mauá, sob a Coordenação dos maestros Marco Henrique e Márcio. Comentou também que o coral terá o mesmo nome do Coral Colibri do Projeto Sol Nascente. Terá também o mesmo uniforme e ensaiarão as mesmas músicas, o que favorecerá apresentações conjuntas. Nilson também comentou do apoio do Lions Clube Batel para o fornecimento e gravação dos CDs aos integrantes dos dois Corais, bem como dos uniformes que mais tarde serão confeccionados. Sobre a Escola de Pais Nilson comentou que haverá uma reunião para definir a data de início, horário e local. Haverá primeiro uma reunião com o maior número de pais e mães para expor em que consiste o projeto e captar sua adesão. Comentou ainda sobre a necessidade de transporte do casal que coordenará a Escola de Pais. Irmã Ester e Nilson ficaram encarregados de buscar patrocínio para esta demanda.
5. Próxima edição do Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Apenas falou-se da possibilidade da edição sair no mês de junho e nela divulgar a Escola de Pais, as atividades do PELC, as reuniões dos moradores sobre a questão do lixo e dar orientações sobre a questão do lixo.
6. Estágios UNIBRASIL. Nilson transmitiu a notícia de que a Profª Vera manifestou o interesse da UNIBRASIL desenvolver estágios curriculares de vários de seus cursos na área de saúde na Vila Zumbi.
7. Time SIFE – FAE. Nilson explicou que este projeto SIFE, cuja sigla significa “estudantes em livre iniciativa”, tem o incentivo e é dirigida por grandes empresas como HSBC, Kraft e outras, com a finalidade de engajar times de jovens universitários em causas ou problemas socioambientais, buscando soluções dos mesmos com o aporte do conhecimento acadêmico e empresarial. Nilson comunicou que a FAE está com três times SIFE e um deles estará envolvido no Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e com as Metas de Desenvolvimento do Milênio – Os Oito Jeitos de Mudar o Mundo.
8. Mutirão de Arborização. Nilson comentou que o Bispo Dutra está em contato com o Exército para encaixar esta atividade no Programa de Plantio de Árvores que o Exército mantém.
9. Notícias:
a. Curso de Pós Graduação em Educação e Saúde. Nilson comentou que o curso continua com 20 professoras, que as aulas acontecem na FAE Cristo Rei, que a Coordenação continua com o Prof. Carlos Mosquera e que a previsão de término é para Outubro/2009 e que o trabalho final de Monografia será a partir de uma projeto concreto a ser desenvolvido na Vila Zumbi.
b. Curso de Auxiliar de Eletricidade. Nilson comentou sobre o andamento do Curso, que tem 12 adolescentes/jovens da Vila Zumbi; que está havendo grande contentamento do mesmos e também dos professores. O curso com 812h inclui transporte, cesta básica, uniforme, materiais, refeições e seguro de vida, tudo gratuitamente fornecido aos cursistas. Comentou ainda que busca-se não apenas formar profissionais, mas também cidadãos com liderança onde estiverem inseridos socialmente.
c. Aulas de Inglês no Colégio BJ Internacional. Nilson comentou que desde o início do Colégio Bom Jesus Internacional acontecem aulas gratuitas de inglês para meninos e meninas da Vila Zumbi; que até o ano passado isso se fazia através de convênio com o Pastor China e que a partir deste ano 2009, além de manter aqueles alunos do ano passado, outras vagas foram distribuídas para adolescentes que participam do Projeto de Esportes. São duas turmas, uma na sexta-feira de manhã e outra na quarta-feira de tarde. As aulas são dadas por professores voluntários do Colégio Bom Jesus.
10. Próxima reunião: 02/07/2009, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional.
Concluindo a reunião, o Coordenador agradeceu a excelente participação, animando a todos para manter a coesão e o ânimo nos trabalhos.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.
Relação dos participantes:
NOME
ENTIDADE
E-MAIL
Laura O.B.A de Souza
Santa Mônica Clube de Campo
laura@ghibli.com.br
Verena Mehler
Sanepar CRMA-N
verenam@sanepar.com.br
Ester Persike
Creche Betânia
social@irmandadebetania.com.br
Ismael Epifanio da Silva
SANEPAR
ismaeles@sanepar.com.br
Denise do C. Ramos
CCAG
denisenutrir@yahoo.com.br
Nilson Izaias Pegorini
Bom Jesus – Unifae
nilson.pegorini@bomjesus.br

Nenhum comentário: