quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ata Reunião Projeto Zumbi Mauá em 1 de abril de 2009

Pauta:
1. Relatório Comissão de Maio Ambiente – questão do lixo;
2. Relatório Comissão de Esporte;
3. Relatório Comissão da Biblioteca;
4. Relatório Comissão da Rádio Comunitária;
5. Relatório Escola de Pais e Coral;
6. Comunicações do PELC;
7. Relatório da situação da Guarda Mirim – Formiguinhas da Vila Zumbi;
8. Feira do Produtor;
9. Jornal nº 5;
10. Outros assuntos.

No di1º de abril de 2009, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo, com a pauta acima exposta. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, convidando a cada participante dizer seu nome e entidade que representava. Em seguida Prof. Nilson consultou o grupo se aprovava a pauta e sua ordem de sequência dos assuntos, recebendo aprovação de todos. Nilson lembrou também que as reuniões do Colegiado têm o caráter de ampla comunicação sobre os trabalhos desenvolvidos pelas Comissões, recebendo contribuições dos demais membros do Projeto. Tem ainda a o caráter de organização de novas comissões para novas ações, bem como de discussão sobre novas propostas que vierem a surgir.
1º Assunto: Comissão de Meio Ambiente e Lixo.
Osmair relatou que a Comissão fez três reuniões discutindo estratégias de solução para o problema do lixo na Vila Zumbi. Um evento que estava marcado para dia 28/03, que reuniria moradores, carrinheiros, donos de depósitos de lixo reciclável, para discutir o assunto, foi cancelado devido à questão da dificuldade de articulação do pessoal e da situação de crise que envolve o setor de recicláveis. O assunto foi bastante debatido com ênfase principalmente na importância da educação/conscientização dos moradores, especialmente os adultos. Tatiana contou que há mais tempo a Escola Municipal realiza trabalho de educação com as crianças sobre o lixo, mas que o problema reside nos adultos, com os quais se deveria desenvolver um trabalho de conscientização. Júlio expôs a perspectiva de encaminhamento de projeto, através do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – buscando capacitar e manter líderes ambientais na comunidade. A conclusão final de toda a discussão foi de que a Comissão deveria voltar a se reunir para buscar novas soluções ou estratégias de ação. Ficou agenda a reunião da Comissão para dia 15/03, no Centro de Convivência, aberta aos demais membros do projeto interessados em participar da mesma.
2º assunto: Comissão de Esportes.
Rafaela, falando em nome da Comissão, disse que a mesma já fez três reuniões com os representantes das várias iniciativas de esporte (ABC – Igreja Batista; Associação de Moradores do Centro Industrial Mauá; Prefeitura de Colombo, no Centro de Convivência; PELC). Dessas reuniões resultou um levantamento de dados e informações sobre cada uma das iniciativas e a compreensão de que deve haver maior integração dos mesmos, possibilitando atividades esportivas ao longo da semana, durante todos os dias. Uma equipe menor está elaborando um projeto global para buscar apoios de parceiros tais como o CFC, Paraná Esportes, Universidades, empresas e outros. A Comissão disse também da preocupação de, através do esporte, estar trabalhando valores, cidadania, meio ambiente, incentivo à leitura e à boa participação escolar, bem como a orientação de prevenção da gravidez precoce.
3º assunto: “Guarda Mirim - Formiguinhas da Vila Zumbi – Escola Profissionalizante.
Bispo José Dutra expôs o problema da falta de espaço para a realização das atividades, uma vez que foi pedida a devolução do Pavilhão. Disse que está buscando apoio da Secretaria do Trabalho e da Prefeitura de Colombo no sentido de garantir um espaço garantido e permanente para o projeto da Guarda Mirim. Disse ainda que a Renault do Brasil está em vias de entrega do automóvel seccionado para a Oficina de Eletricidade e que enquanto busca solução para o problema de espaço físico, as atividades estão acontecendo às quintas-feiras, de manhã e à tarde, na APOIO. Por fim manifestou a convicção de fé de que haverá solução efetiva desse problema de sede/local para as atividades.
4º assunto: Comissão da Biblioteca.
Profª Heloíza contou da reunião da Comissão que aconteceu ontem, na Apoio, e que contou com a presença da Diretora de Cultura e da Bibliotecária da Prefeitura de Colombo, além da Vilma, da Apoio; da Vilma, da Vila Zumbi e Prof. Nilson. Ficou definido um trabalho de limpeza e catalogação dos livros, com participação de estagiários e voluntários. Nilson explicou que por algum tempo a comissão ficou sem ação porque faltavam as estantes para colocação dos livros e conclusão das obras da nova sala.
5º assunto: Comissão da Rádio Comunitária.
Osmair relatou sobre a primeira reunião da Comissão da Rádio que aconteceu na FAE, no dia 23/03, com a participação do Bispo Dutra, Cascaes, Osmair, a Coordenadora do Curso de Comunicação da FAE e Nilson. Osmair relatou que em 2006 já havia encaminhado projeto de solicitação de concessão para Rádio Comunitária e que o mesmo foi aprovado, porém, não teve conhecimento da aprovação e por isso foi arquivado. Disse que encaminhou nova solicitação e está aguardando a aprovação. Disse também que Dutra fez contato com o representante da Eletrosul, o qual demonstrou muita disposição de apoio. Cascaes enfatizou a importância da rádio para a comunidade e disse que há outras formas de viabilização de rádio como a rádio web.
6º. Escola de Pais e Coral.
Nilson relatou que durante a Semana Pedagógica houve uma reunião com os professores da Escola Municipal para expor o assunto da Escola de Pais e do Coral. Na ocasião estiveram presentes representantes da Escola de Pais e um Maestro do Lions Clube Batel, o Sr. Marco Henrique. As professoras gostaram e aprovaram as propostas. Nilson disse que posteriormente aconteceu nova reunião com o Presidente da Escola de Pais e representantes das Escolas Municipal e Estadual para buscar a viabilização da mesma; que a exigência da direção da Escola de Pais seria criar uma organização própria no Município de Colombo com lideranças locais para não depender sempre da Escola de Pais de Curitiba. Nilson disse ainda que na reunião ficou definido que haveria uma grande reunião convocando toda a comunidade da Vila Zumbi para uma exposição sobre o que é a Escola de Pais, para a partir de então, iniciar as inscrições de interessados. Em conversa telefônica com o Prof. Rudnei, ele teria dito que o Colégio Estadual realizaria a Escola de Pais independente do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, ao que Nilson teria argumentado que em todas as ações do Projeto busca-se a integração de toda a comunidade e suas entidades. Tatiana disse que os professores da Escola Municipal estão aguardando comunicação e convite tanto sobre a Escola de Pais como do Coral e que a demora na sua realização gera descrédito.
7º. PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade
Rafaela expôs sobre as oficinas que o PELC está desenvolvendo, buscando atingir os diferentes grupos, segmentos e entidades da Comunidade. Falou da positiva experiência de trabalho com o grupo de Terceira Idade e o apoio que vem recebendo da Prefeitura de Colombo. Falou também do trabalho com os hipertensos. Disse das modificações que houve em relação à programação inicial, para melhor adequação à realidade. Colocou-se à disposição das entidades para o desenvolvimento de novas atividades.
8º assunto: Jornal nº 5.
Nilson comentou que em abril deveria ser editado no jornal nº 5 do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e da necessidade de buscar patrocínio para a produção gráfica do mesmo. Houve sugestão de imprimir o jornal em papel mais econômico. Cascaes e Osmair prontificaram-se para ajudar na busca de patrocínio, mas todos ficaram incumbidos dessa tarefa.
9º assunto: Aliança Empreendedora e Casa Melhor.
Regina, da Aliança Empreendedora, expôs o projeto de fabricação e venda de móveis, através de venda direta, para apoiar a complementação de renda de trabalhadores de baixa renda. Comentou também de um curso para capacitação profissional de marceneiros junto ao SENAI, cujo curso é gratuito e pode ser aberta turma com 15 interessados. Falou da necessidade de doação de kits marceneiro no valor aproximado de R$ 60,00 e de vale transporte para as pessoas que farão esse curso. Júlio disse que a Prefeitura de Colombo tem interesse no assunto porque está promovendo o Pólo Moveleiro no Município e articulará uma reunião na Prefeitura para tratar o assunto.
10º assunto: Feira do Produtor.
Nilson comentou que há bastante expectativa dos feirantes para o reinício das atividades da Feira do Produtor, mas que para isso dependemos do fornecimento das barracas da Prefeitura. Nilson comentou que está em contato com a Secretaria da Agricultura para resolver o assunto.
11º assunto: Dia de Zumbi dos Palmares.
Foi definida uma comissão para levar à frente a programação dessa ação, assim constituída: Profª Tatiana, Terezina, Ismael, Rafaela e Irmã Lurdes (a ser consultada). Essa comissão apresentará propostas de programação para celebrar esse dia.
12º assunto: Gradidez Precoce.
Terezina, da Unidade de Saúde, levantou essa preocupação de como desenvolver um projeto com esse escopo. Viu-se a importância de realizar o trabalho diretamente junto aos adolescentes, seja através das Escolas, seja através do Projeto de Esportes. Terezina fará contato com o Colégio Estadual Zumbi dos Palmares para estudar formas de tratar o assunto; também com a Escola Barão de Mauá, onde já se trata com a 4ª série o assunto de doenças sexualmente transmissíveis.
13º assunto: Violência na Comunidade.
Irmã Ester, da Irmandade Betânia, relatou sobre duas mortes violentas que aconteceram recentemente na comunidade e que uma das vítimas é filho de uma funcionária da entidade que está sofrendo muito as conseqüências do fato. A pergunta da Irmã Ester foi sobre o que podemos fazer a respeito. Osmair comentou sobre a instalação da Secretaria Anti Drogas e que através de ações como essas que estamos desenvolvendo no Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica certamente estaremos contribuindo para a diminuição da violência e promoção da Vida.
14º assunto: Avisos.
Nilson comunicou que o Curso de Auxiliar de Eletricidade iniciará dia 06/04, do qual metade dos participantes (ao todo 25) são adolescentes da Vila Zumbi.
Nilson também convidou os membros do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica a participarem do Círculo de Diálogo sobre os Oito Jeitos de Mudar o Mundo, que acontecerá no dia 25/04, das 8h às 12h, na FAE Cristo Rei. Os participantes do evento receberão certificado do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e da Unovolunters, podendo também inscreverem-se para apresentação de projetos no II Congresso do Movimento Nós Podemos Paraná, em Outubro/2009.
15º assunto: Próxima reunião: 22/05, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional.
Concluindo a reunião, o Coordenador agradeceu a excelente participação, animando a todos para manter a coesão e o ânimo nos trabalhos.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.
Relação dos participantes:



Memória da Reunião Colegiado - 01/04/2009

Nenhum comentário: