sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Reunião Colegiado em 29 setembro 2009

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO COLEGIADO DO PROJETO ZUMBI/MAUÁ – AÇÃO ECOLÓGICA
29/09/2009 – Colégio Bom Jesus Internacional
No dia 29/09/2009, às 9h, reuniu-se no Colégio Bom Jesus Internacional, o Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com a presença dos membros listados no final dessa memória. Iniciando a reunião, o Coordenador do Projeto – Prof. Nilson – acolheu a todos, justificando algumas ausências que lhe foram comunicadas. Em seguida pediu a cada participante que fizesse sua apresentação. Feita a apresentação, Nilson expôs a pauta da reunião, a qual já havia sido comunicada na convocação da mesma.
Os assuntos tratados foram os seguintes:
1. Questão do Lixo. Verema e Ismael expuseram o trabalho que vem sendo feito por eles e Prefeitura de Colombo, com os moradores da Vila Zumbi, nas quartas-feiras de tarde. A cada semana reúnem em torno de 20 famílias para discutir o problema do lixo na Vila, ouvindo os moradores e buscando soluções para os problemas levantados. Disseram que essa conscientização já vem surtindo resultados, porém, é um trabalho de longo prazo. Disseram ainda que a maioria dos moradores pensa como nós e tem a mesma preocupação com o lixo e com o meio ambiente. Comentaram ainda que houve sensível melhora na coleta do lixo da Prefeitura, através de empresa terceirizada, a Transresíduos. Quanto ao lixo que continua acumulando na faixa da BR houve sugestão de convidar uma pessoa da Concessionária do Pedágio. Osmair comentou que a Prefeitura de Colombo terá uma reunião com a Concessionária e ele convidará alguém para estar na próxima reunião do dia 27/10.

2. Fabricacação de Sabão. Um grupo de alunos do Curso de Administração Integral da FAE expôs o seu projeto de implantação de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha já utilizado. Explicaram o comprometimento desse óleo na contaminação de rios, lençóis freáticos e solos quando jogados na rede de esgoto ou no solo. Disseram que apresentaram a proposta ao Centro de Convivência e que houve excelente acolhida e disposição de implementação por parte da Divair – Coordenadora do Centro de Convivência. O projeto prevê a criação de marca do produto, registro e estudo de venda e distribuição do mesmo no mercado. A coleta do óleo será feita através de campanha e voluntários da comunidade, podendo ser também coletado através de parceiras com entidades e empresas do enterno. Rita, da Prefeitura de Colombo contou a experiência da Escola Municipal que coleta o óleo em troca de produtos de limpeza. Daniel contou sobre a experiência do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares que coleta o óleo através dos alunos e fabrica sabão para o uso do próprio Colégio. O grupo de alunos concluiu dizendo que no dia 14/11, na festividade do Dia de Zumbi, estarão presentes para divulgar e demonstrar o seu projeto.

3. Associação de Moradores. Júlio – Presidente da Associação de Moradores – expôs a necessidade de construção de uma sede para a Associação, uma vez que a mesma não tem nenhuma estrutura física para suas reuniões e outras atividades que poderia desenvolver, como poderia ser essa da fabricação do sabão a partir do óleo vegetal utilizado. Contou das negociações com a Cohapar e a Prefeitura de Colombo. Osmair disse que a Prefeitura está aguardando da Cohapar a definição do local onde deverá ser construída a sede da Associação. Professora Ana Maria Mendes comentou sobre a avaliação feita pela Equipe do Japão em visita à Vila Zumbi e Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Segundo avaliação dessa equipe de japoneses 90% das ações acontecem através de parceiros externos e apenas 10% dos moradores, situação que deveria ser inversa. Ana Maria disse também que pela primeira vez o assunto da Associação está sendo enfrentado de frente, com transparência e objetividade. Enfatizou ainda a importância de que tudo seja escrito e não apenas por conversas sem registro. Osmair disse da solicitação feita à Cohapar sobre a prestação de contas ou relatório financeiro das obras desenvolvidas na Vila Zumbi e que até hoje não teve resposta. Em continuidade à discussão sobre a Associação de Moradores e projetos para a Vila constitui-se uma Comissão formada por: Ana Maria Mendes, Carlos Eugênio Mello, José Osmair Possebam e membros da Diretoria da Associação de Moradores. Foi definida reunião para o próximo sábado, dia 03/10/2009, 9h, no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa.

4. Evento Dia de Zumbi. Terezina e Diana disseram da reunião que a Comissão de Cerimonial fez para definir a programação do dia 14/11/2009. Osmair disse que está agendado o empréstimo do palco móvel da Prefeitura para o Evento. Rita expôs os serviços que a Secretaria de Ação Social poderá oferecer ao evento. Terezina disse dos serviços de saúde que poderão ser oferecidos pela Secretaria de Saúde. Sandro disse da participação do Sindacta com empréstimos de barracas, banda, serviço de orientação sobre alistamento militar. Sanepar, além do serviço de fornecimento de água ao evento, poderá estar prestando serviço de orientação e outros à comunidade. Sugeriu-se ainda a apresentação da Fanfarra Municipal de Colombo. Folheto de convite à comunidade deverá ser impresso para distribuição através das Escolas.

5. Próxima reunião: 27/10, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional.

Relação dos participantes:

NOME
ENTIDADE
EMAIL
TELEFONE
Aldeneedes Oliveira
Assoc. de Moradores

9141-0796
Katherine Medeiros
Aluna FAE
medeiros.hathy@gmail.com
9615-9844
Lincol H. Godens
Aluno FAE
lincolc_godens@hotmail.com
8836-3322
Julio Pio Souza
Vila Zumbi

9933-4706
Sandro R. Gonçalves
Vila Zumbi
san.rg@hotmail.com
8881-8288
Juliano Bonato Riffel
Aluno FAE
julianobriffel@hotmail.com
9112-1032
Tereza AP Medeiros
Pastoral da Criança

8494-9408
Diana Gurgel Pegorini
Voluntária
dianagurgel@onda.com.br

Ana Maria C. Pereira Mendes
FAE Mestrado
ana.mendes@fae.edu

Guilhermo Curi
Aluno FAE
gui_curi@hotmail.com
9601-6449
Rita de Cássia
Prefeitura de Colombo
cassia_rcms@yahoo.com.br
3675-5966
Nilson Izaias Pegorini
FAE – Bom Jesus
nilson.pegorini@bomjesus.br

Terezina Nunes de Almeida
Unidade de Saúde Mauá


Ana Paula Katib
Pref. Municipal de Colombo
anakatib@hotmail.com
3675-5966
Solange
Pastoral Social
solangedilonburgo@hotmail.com
3272-7082
Giovana Domingues
Alphaville
meioambiente@alphapr.com.br
9903-2420
João Carlos Cascaes
Lions Batel e ABDC
jccascaes@onda.com.br
3242-7082
Ismael Epifânio da Silva
Sanepar

3330-7724
Verena Mehler
Sanepar
verenam@sanepar.com.br
3330-7724
Daniel Arantes
Assoc de Moradores

9203-7041
José Osmair Possebam
AMCIM
contato@osmair.com.br
3675-5997
9967-6472

Elaborou a memória: Nilson Izaias Pegorini

Nenhum comentário: