quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
planilha de planejamento
Subject: RES: Reunião do Colegiado Zumbi/Mauá - Ação Ecológica 29/09/2009.
Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, bom dia.
Segue a síntese da reunião realizada no dia 12/12/09 para programação do próximo ano. Segue também outra síntese feita pelo companheiro Ismael.
Naquele dia tivemos a grata satisfação de comemorarmos a prêmio que a Sanepar recebeu pelo trabalho desenvolvido na Vila Zumbi. Dentre 200 inscritos no Concurso Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, o Projeto da Sanepar ficou em primeiro lugar. Segue também anexo um artigo/notícia sobre esse Prêmio. Parabéns à equipe da Sanepar pelo belo trabalho e pelo excelente engajamento no Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica!
A todos desejo um FELIZ E SANTO NATAL e um ANO NOVO REPLETO DE VIDA, BÊNÇÃOS E REALIZAÇÕES!
Obrigado a todos pela participação e empenho ao longo do ano 2009. Continuemos unidos, com garra e valentia no próximo ano!
Grande abraço a todos.
Prof. Nilson Izaias Pegorini
2105-4577 – 9988-7791
PROPOSTAS DE AÇÃO PARA 2010
No dia 12/12/2009, às 9h, reuniram-se no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa, representantes das entidades membros do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica para fazer o planejamento do ano 2010.
I - Ações de continuidade:
Essas ações já iniciadas deverão continuar sendo monitoradas, alavancadas ou reformuladas.
1. Horta Orgânica Centro de Convivência
2. Trabalho de esclarecimento sobre o Lixo
3. Jornal Zumbi/Mauá
4. Formiguinhas da Vila Zumbi – Escola Profissionalizante
5. Feira do Produtor
6. Curso Auxiliar de Eletricidade
7. Aulas de Inglês Bom Jesus Internacional
II – Ações Novas:
1. Guarda Responsável de Animais
a. Trata-se de um trabalho de controle de zoonoses e outras doenças que podem comprometer também a saúde humana. Far-se-á um censo dos animais e todo um trabalho de orientação/educação e conscientização sobre a guarda segura e responsável dos mesmos.
b. Comissão: Sanepar (Ismael e Verena); Associação de Moradores (Júlio); UFPR e Escolas Locais (um representante de cada Escola).
2. Apoio à Associação de Moradores da Vila Zumbi
Processo já iniciado em 2009, continuará em 2010, no sentido de que a Associação de Moradores tenha melhor estrutura e autonomia para a articulação das demandas da comunidade. Será trabalhado o assunto da sede para a Associação de Moradores, a quitação de débitos existentes, e forma de gerenciamento das questões locais.
3. Limpeza da Lagoa de Contenção
Verifica-se grande quantidade de algas que se desenvolveram no lago, além de muito lixo acumulado. Isso tudo compromete o bom desempenho e finalidade do lago de contenção para evitar enchentes no local. O Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, através da Sanepar, Instituto das Águas, Associação de Moradores e outros, levará à frente esse trabalho, através de Comissão constituída por: Sanepar, Instituto das Águas, Associação de Moradores (Sr. Oliveira).
4. Coral
Pretende-se retomar a iniciativa do Coral Colibri que iniciou em 2009 e foi interrompido.
5. Continuidade da luta pela conclusão das obras iniciadas/desenvolvidas.
No ano 2009 houve mobilização das lideranças para garantir que sejam cumpridos os projetos divulgados pelo Governo, tais como a Construção da Creche, a construção da sede da Associação de Moradores, a construção do barracão da Cooperativa dos Carrinheiros (lixo reciclável), ligação da Vila com outras comunidades. Outras questões foram levadas ao Governo do Estado: os valores dos contratos de regularização dos imóveis, a pavimentação que está apresentando falhas de construção, rachaduras dos sobrados construídos e outros. Esses assuntos foram levados ao Chefe da Casa Civil – Secretário Carlos Moreira no dia 04/10/2009 e aguarda-se providências. Essa causa caminhará paralelamente às ações do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.
6. Incluir Vila Liberdade nas ações
A mesma intervenção de melhorias estruturais feita na Vila Zumbi será desenvolvida na Vila Liberdade, a partir de 2010. Houve sugestão de diálogo com as lideranças daquela comunidade para sua inclusão no Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com a possibilidade de inclusão do nome Liberdade no nome do Projeto. Previsão de reunião para dia 05/02/2010, com lideranças locais.
7. Arborização da Vila
Pretende-se dar continuidade às várias ações de plantio de árvores realizadas desde 2007. Realização de plantio em todas as datas da agenda unificada.
III – Observações
1. Reuniões itinerantes do Colegiado, uma vez em cada local.
2. Calendário das Reuniões: Meses pares nas sextas-feiras e meses ímpares nas quintas-feiras, sempre na 2ª semana, às 9h.
3. Calendário das reuniões do Colegiado:
DATA LOCAL OBS.
12/02 Centro de Convivência
11/03
16/04
13/05
11/06
15/07
13/08
16/09
15/10
11/11
4. Reunião com lideranças da Vila Liberdade: 05/02, 9h. Júlio fará contato com lideranças da Comunidade para a reunião. No caso de adesão, incluir o nome Liberdade no nome do Projeto, que ficaria Projeto Zumbi/Mauá/Liberdade – Ação Ecológica.
5. Sugestão de carta para todas às entidades parceiras solicitando a forma de continuidade da parceria e a pessoa que representará a entidade.
IV – Participantes:
NOME ENTIDADE E-MAIL
Tosihiro Ida Lions Clube Batel idatosihiro@terra.com.br
Aldeneedes Oliveira Diorato Assoc. Moradores da Vila Zumbi
Julio Piu de Souza Assoc. Moradores da Vila Zumbi
Eliane Tadra Kiel Sanepar elianetk@sanepar.com.br
Ismael Epifanio da Silva Sanepar ismaeles@sanepar.com.br
Lorena Mylla Gonçalves Cohapar lmylla@cohapar.pr.gov.br
Vilma de Paula Capistrano Comunidade Vila Zumbi
Solange A. Dillenburg Pastoral Social
Carlos Eugênio C. Melo Lions Clube Batel cmelo@lions.org.br
Adriane Gusmão Coopzumbi coopzumbi@yahoo.com.br
Euzébio Rodrigues Cesar Coopzumbi
Ana Maria C.P. Mendes FAE ana.mendes@fae.edu
Nilson Izaias Pegorini FAE Bom Jesus nilson.pegorini@bomjesus.br
Sanepar recebe prêmio nacional pelo trabalho na Vila Zumbi dos Palmares
Extraído de: Governo do Estado do Paraná - 10 de Dezembro de 2009
O projeto ambiental da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi na VI Edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010. O programa "Saneamento para Todos", realizado pela Sanepar, foi citado como responsável pela sensível melhoria da qualidade de vida da população daquela comunidade.
Links Patrocinados
Esta foi a segunda vez que a Sanepar ganhou o prêmio, entregue, na quarta-feira (9) à noite, para a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. O evento foi realizado no Teatro da Caixa Econômica Federal, em Brasília (DF). Também participaram da solenidade a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, ministros de Estado, prefeitos e representantes dos projetos.
Estavam inscritos 200 projetos de todas as regiões do País. Dos 35 finalistas, 20 foram premiados (10 das áreas de habitação, gestão ambiental/saneamento e desenvolvimento local/inclusão social e 10 da área de gestão municipal, categoria priorizada nesta edição). A Sanepar recebeu troféu, certificado e apoio para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto. O projeto disputará, agora, o Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas e Lideranças Locais, e poderá se tornar referência internacional.
HABITAÇÃO - Maria Arlete ressaltou que o fator decisivo para programas, como o realizado na Vila Zumbi, é a determinação do governador Roberto Requião em garantir a qualidade de vida das comunidades pobres. Ela citou o projeto Direito de Morar, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). "O projeto foi determinante para a reurbanização da Vila Zumbi, os lotes foram legalizados e as famílias que moravam na beira do Rio Palmital foram transferidas para casas construídas pela Cohapar e o rio pôde, assim, ser salvo", explicou.
O programa garante qualidade ambiental e a sustentabilidade da bacia do Rio Palmital, manancial de abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba. Levantamentos técnicos e sociais apontaram a Vila Zumbi dos Palmares como o maior ponto de comprometimento e de lançamento de carga orgânica no naquele rio.
As ações promoveram a melhoria da condição da classe do Palmital de qualidade de 4 para 2, conforme Resolução Conama 357/05. Os vários subprojetos tinham como desafio consolidar melhorias nas condições de habitação e de saúde das populações ribeirinhas. Por meio de ações integradas de saneamento, sensibilização e orientação, foram implantadas as obras para regularizar o despejo de águas residuárias domésticas na rede coletora de esgotos.
O projeto "Saneamento para Todos" da Sanepar beneficia mais de 150 mil pessoas e integra a primeira reordenação dos espaços da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizada depois da aprovação da Lei Estadual nº 12.248/98, denominada "Lei Especial de Proteção dos Mananciais". A lei regulamenta o uso e a ocupação do solo nas áreas de mananciais, adequando as residências já existentes e organizando as ocupações futuras, garantindo a sustentabilidade ambiental da região.
ESGOTO - A rede de abastecimento de água e o sistema de coleta e tratamento de esgotos implantados foram prioritários para garantir sustentabilidade e qualidade de vida à população da vila, pois despoluíram o rio e melhoraram as condições de saúde da população. Assim, com participação popular em todo o processo, conseguiu-se reduzir a contribuição da carga orgânica ao rio por meio da correta ligação de 100% dos imóveis à rede coletora de esgotos; implantou-se sistema de abastecimento de água para todos os moradores, renegociando débitos existentes; as famílias foram incluídas no Programa Tarifa Social; e a mata ciliar às margens do rio foi recomposta.
"Estas intervenções, implantadas por gestão integrada de governo e sociedade, promoveram a recuperação e proteção da bacia hidrográfica do Rio Palmital, a melhoria das condições de saúde da comunidade e a diminuição da violência na Vila Zumbi dos Palmares", acrescentou Maria Arlete. Verificou-se redução de 50% dos casos de diarréia e vômitos em relação aos 146 atendimentos na região que eram realizados diariamente em 2004.
De acordo com a Polícia Militar, o número de ocorrências entre 2006 e 2009 não se alterou significativamente, porém, anteriormente, 60% delas eram relativas a infrações, enquanto que hoje são pedidos de presença de policiais como forma de prevenção. Por estes motivos, o Ministério Público do Paraná afirmou em documento oficial que, depois da ação integrada de governo, a Vila Zumbi se tornou exemplo de reação a situações de violência.
PRÊMIO - O prêmio, que nesta VI edição comemora 10 anos de existência, é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme (Programa Melhores Práticas e Lideranças Locais), da ONU/Habitat e tem por objetivo identificar, documentar, premiar e disseminar melhores práticas de gestão local - iniciativas inclusivas, inovadoras e sustentáveis, desenvolvidas em parceria com a Caixa. A proposta é identificar projetos que dão certo na prática, conhecer e reconhecer o mérito dessas iniciativas e disseminá-las, estimulando sua reaplicação, de forma que se transformem em referência para gestores públicos, privados e para toda a sociedade.
http://www.jusbrasil.com.br/politica/4288256/sanepar-recebe-premio-nacional-pelo-trabalho-na-vila-zumbi-dos-palmares (22/12/2009).
domingo, 20 de dezembro de 2009
Coral Colibri - Feliz Natal
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
email para Casa Civil
Sábado pela manhã teremos reunião na Vila Zumbi com lideranças da comunidade e gostaríamos de levar alguma posição do Governo sobre as questões apresentadas na audiência do dia 04/11/2009.
Grato pela sua atenção.
Prof. Nilson.
De: Nilson Izaias Pegorini
Enviada em: quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 11:39
Para: .....
C.......
Sr. Secretário Chefe da Casa Civil Prof. Carlos Moreira, bom dia.
Estamos aguardando retorno sobre as questões apresentadas à Vossa Senhoria pelas lideranças da Comunidade da Vila Zumbi dos Palmares na audiência do dia 04/11/2009.
No dia 12/12, às 9h, teremos nova reunião para tratar daquelas demandas e gostaríamos de ter pelo menos alguma sinalização de providências do Governo Estadual, pelo que agradecemos.
Saudações.
Nilson Izaias Pegorini
DLNE - Diretoria de Legislação e Normas Educacionais
FAE Centro Universitário, FAE Blumenau, Faculdade Pilares & Faculdades Integradas Sévigné
Remanso - Campo Largo/PR
Telefone: (41) 2105 4577
E-mail: nilson.pegorini@bomjesus.br
www.fae.edu
Planejamento para 2010
Abraço.
Nilson.
De: Nilson Izaias Pegorini
Assunto: Planejamento para 2010
Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, bom dia.
Na última reunião do Colegiado decidimos por uma reunião extraordinária para tratarmos especificamente do planejamento para o próximo ano. Queremos discutir esse assunto diretamente com as lideranças locais (especialmente as Associações de Moradores) e com presença e atuação direta com os moradores, como é o caso das Direções das Escolas, Coordenação da Entidades Locais como Apoio, Centro de Convivência, Unidade de Saúde e Coopzumbi. Também a Pastoral Social e Pastoral da Criança. Falamos também da importância em convidar o Pastor Caio. Se vocês tiverem lembrança de outras lideranças atuantes na Comunidade, favor convidá-las.
Data da reunião: 12/12 (sábado)
Horário: 9h
Local: Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa
Abraço a todos.
Nilson Izaias Pegorini
DLNE - Diretoria de Legislação e Normas Educacionais
FAE Centro Universitário, FAE Blumenau, Faculdade Pilares & Faculdades Integradas Sévigné
Remanso - Campo Largo/PR
Telefone: (41) 2105 4577
E-mail: nilson.pegorini@bomjesus.br
www.fae.edu
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Reunão Extraordinária
Na última reunião do Colegiado decidimos por uma reunião extraordinária para tratarmos especificamente do planejamento para o próximo ano. Queremos discutir esse assunto diretamente com as lideranças locais (especialmente as Associações de Moradores) e com presença e atuação direta com os moradores, como é o caso das Direções das Escolas, Coordenação da Entidades Locais como Apoio, Centro de Convivência, Unidade de Saúde e Coopzumbi. Também a Pastoral Social e Pastoral da Criança. Falamos também da importância em convidar o Pastor Caio. Se vocês tiverem lembrança de outras lideranças atuantes na Comunidade, favor convidá-las.
Data da reunião: 12/12 (sábado)
Horário: 9h
Local: Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa
Abraço a todos.
Nilson Izaias Pegorini
DLNE - Diretoria de Legislação e Normas EducacionaisFAE Centro Universitário, FAE Blumenau, Faculdade Pilares & Faculdades Integradas SévignéRemanso - Campo Largo/PR
Telefone: (41) 2105 4577E-mail: nilson.pegorini@bomjesus.brwww.fae.edu
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Sr. Secretário Chefe da Casa Civil Prof. Carlos Moreira
Estamos aguardando retorno sobre as questões apresentadas à Vossa Senhoria pelas lideranças da Comunidade da Vila Zumbi dos Palmares na audiência do dia 04/11/2009.
No dia 12/12, às 9h, teremos nova reunião para tratar daquelas demandas e gostaríamos de ter pelo menos alguma sinalização de providências do Governo Estadual, pelo que agradecemos.
Saudações.
Nilson Izaias Pegorini
DLNE - Diretoria de Legislação e Normas Educacionais
FAE Centro Universitário, FAE Blumenau, Faculdade Pilares & Faculdades Integradas Sévigné
Remanso - Campo Largo/PR
Telefone: (41) 2105 4577
E-mail: nilson.pegorini@bomjesus.br
http://www.fae.edu/
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Comentários
Prezados Amigos do Batel,
Ontem foi um dia marcante. O Lions Clube de Curitiba Batel contribuiu brilhantemente para a abertura da semana de consciência negra, na Vila Zumbi dos Palmares.
Houve distribuição de 1.000 mudas de árovores frutíferas mediante cadastramento e assinatura dos moradores que vão plantar em seus quintais. Brevemente uma equipe de Fiscais percorrerão os endereços que constam do respectivo recibo, para constatar se foram plantadas corretamente e se for necessário, oferecer orientações para que tenham sucesso.
A comunidade local recebeu ainda os seguintes serviços: orientações sobre água e esgoto, pela Sanepar; orientações jurídicas pela Faculdade de Direito da UFPR; prestação de serviço médico, tais como: medição de pressão arterial, tipagem sanguíneo, glicose e exame de AIDS, pela Secretaria Municipal de Saúde de Colombo; orientações sobre animais caseiros: cachorros e gatos; serviços de corte de cabelos e manicure; serviços de lanchonete, caldo de cana, etc. Houve também a apresentação de danças ritmicas sob a orientação dos alunos da UFPR pertencente ao programa PELC; as danças de capoeita; o coral da Sanepar e o grande acontecimento foi a apresentação pública do CORAL COLIBRI. Foram 18 jovens, meninos e meninas da Vila Áudi, União pertencentes à Escola Municipal Rachel Maeder.
Os membros do Coral Colibri sob a orientação do Maestro CL Márcio apresentaram dois números de canções paranaenses. Eles inauguraram suas becas. A emoção cobriu os semblantes de todos quantos puderam assistir. São jovens cheios de alegria e orgulhosos de poderem se apresentar em público. Eles foram muito aplaudidos. Acreditamos que o futuro de cada um daqueles jovens serão diferentes a partir do momeno em que se ingressaram no Coral Colibri. Segundo comentários de Professoras, todos eles melhoraram no aproveitamento escolar, o comportamento nas salas de aulas são bem diferentes em relação ao primeiro semestre.
O Lions Clube de Curitiba Batel, através de dois de seus Associados, os CCLL Marco Henrique e Márcio vem se dedicando no treinamento dessses jovens, preparando-os para enfrentarem a vida futura com mais confiança e com maior grau de sucesso.
Sentimos-nos orgulhosos de estarmos contribuindo para oferecer o sentimento de auto-estima e orgulho de viverem naquelas Vilas, dando exemplos de cidadania para outros jovens.
O Jubileu de Ouro do Lions Clube de Curitiba Batel teve início fabuloso.
....
Assim, o Lions Clube de Curitiba Batel continua na sua marcha vitoriosa rumo ao primeiro centenário em 2.059!
Queremos prestar as nossas homenagens e agradecimentos a todos aqueles que durante os primeiros 50 anos de vida do Clube, prestaram inestimáveis serviços à comunidade de nossa Capital, granjeando o respeito e admiração do povo de Curitiba.
Querer é fazer acontecer!
Abraços
CL Tosihiro Ida
domingo, 15 de novembro de 2009
O Presidente Júlio e a festa da Vila Zumbi
Copel em ação social na Vila Zumbi
Informações sobre a festa na Vila Zumbi
Convite do Mestre Quinca
Preparativos para a festa da Semana da Consciência Negra
Dançando Capoeira
Serviços e a Prefeitura de Colombo na Vila Zumbi
Flagrantes da festa
Um apoio que salva vidas
Um parque infantil na Vila Zumbi e a alegria das crianças
A COPEL na festa da Vila Zumbi
Deputado Eduardo Strapasson
Coral Colibri assinando Livro LIONS Batel
sábado, 14 de novembro de 2009
Uma árvore, um morador da Vila Zumbi feliz
A Sanepar e o Projeto Zumbi Mauá Ação Ecológica
Correios, a angústia de um morador da Vila Zumbi
Correios????????
Premiação do concurso Cartazes para a Paz
Mudas para a garotada
Cartazes da Paz
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Aguardando reunião com o Dr Carlos Moreira
Entrega de Ofício ao chefe de Gabinete do Gov Roberto Requião
Responsabilidades diversas
Pavimentação de ruas
Ponderações sobre a credibilidade
Deputado Edson Strapasson e a Vila Zumbi
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Reunião do Colegiado em 27 de outubro de 2009
No dia 27 de outubro de 2009, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, justificando ausências que lhe foram comunicadas. Em seguida cada um dos participantes se apresentou dizendo o nome e qual entidade representava. A partir de então foram tratados os assuntos da pauta, nesta sequência.
Evento Dia de Zumbi – Consciência Negra. Nilson apresentou o roteiro do evento que foi discutido e apresentado pela Comissão do Evento e pediu para a Luize, do PELC, comentá-lo. Foram comentados vários detalhes, tais como: local do evento – ficou confirmado que será na Rua Aleixo Schuluga, em frente da Igreja Católica; estrutura de salão, salas e mesas cedidos pela comunidade da Igreja Católica; empréstimo de duas barracas cedidas por um amigo do Tosihiro Ida, totalizando 48m2. Verena e Ismael disseram que a Sanepar fará o fornecimento de água com bebedouros e copos de água para o pessoal que estará a serviço do evento e também estará atendendo a comunidade com seu departamento comercial para regularização de contas e outros serviços. Geovana, do Alphaville, perguntou sobre esquema de coleta do lixo do evento e irá solicitar o apoio da Coopzumbi para isso; Luize comentou sobre uma dinâmica de participação da comunidade na coleta, como fez no evento do Dia das Crianças. Nilson comentou sobre a confecção dos convites que está sendo feita pelo Lions Clube Batel e pediu da possibilidade do PELC levar e fazer o convite nas Escolas. Osmair solicitará a interdição do tráfego na rua do evento, uma limpeza da Prefeitura próximo ao local e verá também a confirmação do caminhão palco. Nilson comentou dos vários serviços à comunidade tais como: saúde, corte de cabelo, e outros pela Prefeitura de Colombo; possível serviço do Hospital Veterinário da UFPR e de Assessoria Jurídica, pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPR; também um serviço de orientação sobre o uso correto de energia elétrica com os alunos do Curso de Eletricidade e a Copel. Nilson comentou também que está certa a distribuição de mil mudas de árvores frutíferas nativas, em parceria com a Copel. Nilson pediu para Júlio e Osmair o contato com a Polícia Rodoviária Federal para sua participação no evento e orientação à comunidade sobre questão de pipas e a BR. Pastoral Social prontificou-se a fornecer/vender lanche no evento. Comentou-se também que as entidades que desejam colocar uma barraca de venda de produtos poderá fazê-lo, porém, não será feita a Feira do Produtor naquele dia. Por fim, foi agendada uma nova reunião da Comissão do Evento para dia 04/11, 9h, na Apoio.
Associação de Moradores. Júlio e Profª Ana Maria expuseram sobre as reuniões realizadas pela Comissão que foi constituída para tratar o assunto da Associação de Moradores. Disseram que na sequência buscar-se-á uma audiência com o Governador do Estado para tratar os assuntos que estão preocupando a comunidade. Nilson disse que fez contato por telefone e duas vezes por e-mail ao Governador Requião e ao Prof. Carlos Moreira – Chefe da Casa Cível – e que ainda não obteve nenhum retorno. Sugeriu-se uma reunião com o Deputado Edson Strapassom para auxiliar nessa aproximação com o Governador. Osmair telefonou para o deputado e a reunião ficou agendada para dia 11 de novembro, às 9h, no Centro de Convivência. Quanto às contas de luz e água que estão pendentes, Carlos Eugênio sugere o encerramento completo das mesmas e final dos contratos que estejam gerando faturas em nome da Associação de Moradores. Ismael comentou sobre as matrículas da Sanepar e disse que estão todas inativas e que somente uma está com débito e estão resolvendo com a Cohapar a quitação dos valores pendentes.
Teatro e Cinema. Rosângela foi convidada por Nilson à reunião para expor o trabalho que está realizando com crianças da Vila Zumbi. Ela e Alda comentaram sobre um trabalho de teatro com alunos da Escola Barão de Mauá e de um filme que será produzido. Solicitou o apoio da comunidade e comentou sobre o potencial das crianças e da importância sobre esse investimento cultural.
Festas do Dia das Crianças. O PELC comentou sobre a festa do Dia das Crianças, que havia sido agendada para 12/10 e que em função da chuva foi transferida para o dia 18/10. Disse que a festa foi um sucesso não só pelo esforço da equipe do PELC, mas também pela efetiva participação da comunidade. Comentou que foram distribuídos 1580 brinquedos, que foi pintado um muro e do mutirão de limpeza no final da festa. Ismael comentou sobre a participação da Sanepar com fornecimento de água e elogiou a organização do evento. A Pastoral da Criança e a Pastoral Social também comentaram sobre a Festa da Criança realizada no dia 09/10, com a participação de aproximadamente 300 crianças, com atividades lúdicas e distribuição de bolo.
Mutirão de limpeza. Ismael, Verena e Terezina comentaram sobre um mutirão de limpeza na Rua 13, feita pelos moradores da mesma Rua 13. Disseram que esse deveria ser o exemplo para as demais ruas e que isso fará de fato a mudança na cultura e atitude dos membros da comunidade. Comentaram também o trabalho que fizeram com os dois grupos de hipertensos, da Unidade de Saúde.
BR 116 – Manifestação e Incidente. Osmair e Júlio comentaram sobre a manifestação que a comunidade fez em função das mortes que estão ocorrendo na BR e que algumas pessoas que não representam as Associações de Moradores se infiltraram na manifestação com atos de vandalismo. Esclareceram que esse não é o posicionamento das Associações de Moradores e condenam essa atitude irresponsável e inconseqüente. Osmair também comentou do esforço que vem sendo feito pela Prefeitura de Colombo, em diálogo com a Concessionário de Pedágio, para garantir a segurança dos pedestres na travessia da BR. Disse que a concessionária garantiu a iluminação de segurança e passarela, com prioridade. A Sra. Laura, do Clube Santa Mônica, sugeriu continuar a luta pela construção de trincheira unindo as comunidades da Vila Zumbi e Vila Liberdade.
PELC. Luize – Coordenadora Geral do PELC – comentou sobre as atividades do PELC. Comentou sobre o prazo de encerramento das atividades do PELC no próximo mês de novembro e do esforço que está sendo feito para que algumas atividades tenham continuidade através da Extensão da UFPR. Nilson agradeceu e elogiou o excelente trabalho que o PELC desenvolveu. Disse que a ótica do trabalho com foco na cidadania e meio ambiente, o dinamismo da equipe e a riqueza das atividades foram marcas do trabalho desenvolvido.
Próxima reunião: 25/10, às 9h, no Bom Jesus Internacional.
Concluindo a reunião o Coordenador agradeceu a todos pela excelente participação, animando a todos a manterem-se firmes e engajados nas atividades e metas do Projeto.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.
Relação dos participantes:
NOME
ENTIDADE
Tosihiro Ida
Lions Clube Batel
idatosihiro@terra.com.br
Laura O.B.A de Souza
Santa Mônica Clube de Campo
laura@ghibli.com.br
Terezina Nunes de Almeida
Posto de Saúde
9142-5904
Sandro R. Gonçalves
Associação de Moradores
san.rg@hotmail.com 8881-8288
Júlio Pio Souza
Associação de Moradores
Carlos Eugênio C. Melo
Lions Clube Curitiba Batel
cmelo@lions.org.br
Verena Mehler
Sanepar CRMA-N
verenam@sanepar.com.br
Aldeneedes Oliveira
Associação de Moradores
9141-0796
Luize Moro
PELC UFPR
luizemoro@yahoo.com.br
Ismael Epifânio Silva
Sanepar
ismaelesanepar@sanepar.com.br
Ana Maria C. Pereira Mendes
FAE – Mestrado
ana-mendes@fae.edu
Diana Gurgel Pegorini
Voluntária
dianagurgel@onda.com.br
Nilson Izaias Pegorini
Bom Jesus – FAE
nilson.pegorini@bomjesus.br
José Osmair Possebam
AMCIM
contato@osmair.com.br
Solange
Pastoral Social
Giovana Domingues
Condomínio Alphaville Graciosa
meioambiente@alphapr.com.br
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Próxima reunião Colegiado
Subject: RES: Reunião do Colegiado Zumbi/Mauá - Ação Ecológica 29/09/2009.
Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, bom dia.
Na próxima semana, dia 27/10/2009, terça-feira, às 9h, teremos a reunião do Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, no Colégio Bom Jesus Internacional.
Pauta:
Evento 14/11;
Associação de Moradores – Comissão;
Propostas para 2010;
Outros assuntos.
Obs.: É importante que cada um leve à reunião propostas para iniciarmos a programação relativa ao ano 2010, sempre atentos às necessidades da Comunidade e à história e filosofia do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.
Contamos com a sua importante participação!
Abraço a todos(as).
Prof. Nilson Izaias Pegorini
2105-4577 – 9988-7791
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Festa das Crianças
Segue recado da Rafaela sobre a Festa das Crianças.
Abraço a todos(as).
Prof. Nilson.
Olá a todos,
Gostaria de avisá-los que a festa do dia das crianças foi transferida para o dia 18/10/2009 das 9 as 14h, por causa do mau tempo de segunda feira.
Estão todos convidados mais uma vez.
Nilson por favor encaminhe este e-mail para os parceiros da Ação Zumbi-Mauá.
Obrigada,
Rafaela Donato
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
De: RAFAELA SILVA DONATO [mailto:rafaela_donato@yahoo.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 7 de outubro de 2009 16:47
Para: Nilson Izaias Pegorini; Osmair Vereador; Divair; Terezinha; APOIO
Assunto: Festa dia das Crianças Zumbi/Mauá
Olá,
Venho por meio desta convidá-los à participar da Festa do dia das Crianças que será realizada na Vila Zumbi em caso de tempo bom na Rua 13 em frente a DC Confecções das 9 as 14 horas. Haverá muitas atividades e nós do PELC e Associação de Moradores da vila Zumbi e Centro Industrial Mauá, esperamos por todos.
Caso chova a festa será realizada na Escola Estadual Zumbi dos Palmares.
Contamos com a presença de todos os colaboradores da Ação Ecológica Zumbi/Mauá.
Att,
Rafaela Donato/PELC
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Júlio - presidente da Associação
Serviço de coleta de esgoto nas Vilas Zumbi e Mauá
Falta de entrega de correspondência
Nomes das ruas va Vila Zumbi
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Início de reunião
Acordos feitos na Vila Zumbi - o que foi prometido e realizado
Atrasos no Projeto Zumbi
Creche, barracão, equipamentos de apoio
Colombo x COHAPAR
Ocupação e posse dos terrenos na Vila Zumbi
Financiamento de reforma e indicadores e apoio LIONS FAE etc
Terreno reservado para a sede da AREVZ
Postes fora de alinhamento e saneamento básico
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Reunião Colegiado em 29 setembro 2009
29/09/2009 – Colégio Bom Jesus Internacional
No dia 29/09/2009, às 9h, reuniu-se no Colégio Bom Jesus Internacional, o Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com a presença dos membros listados no final dessa memória. Iniciando a reunião, o Coordenador do Projeto – Prof. Nilson – acolheu a todos, justificando algumas ausências que lhe foram comunicadas. Em seguida pediu a cada participante que fizesse sua apresentação. Feita a apresentação, Nilson expôs a pauta da reunião, a qual já havia sido comunicada na convocação da mesma.
Os assuntos tratados foram os seguintes:
1. Questão do Lixo. Verema e Ismael expuseram o trabalho que vem sendo feito por eles e Prefeitura de Colombo, com os moradores da Vila Zumbi, nas quartas-feiras de tarde. A cada semana reúnem em torno de 20 famílias para discutir o problema do lixo na Vila, ouvindo os moradores e buscando soluções para os problemas levantados. Disseram que essa conscientização já vem surtindo resultados, porém, é um trabalho de longo prazo. Disseram ainda que a maioria dos moradores pensa como nós e tem a mesma preocupação com o lixo e com o meio ambiente. Comentaram ainda que houve sensível melhora na coleta do lixo da Prefeitura, através de empresa terceirizada, a Transresíduos. Quanto ao lixo que continua acumulando na faixa da BR houve sugestão de convidar uma pessoa da Concessionária do Pedágio. Osmair comentou que a Prefeitura de Colombo terá uma reunião com a Concessionária e ele convidará alguém para estar na próxima reunião do dia 27/10.
2. Fabricacação de Sabão. Um grupo de alunos do Curso de Administração Integral da FAE expôs o seu projeto de implantação de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha já utilizado. Explicaram o comprometimento desse óleo na contaminação de rios, lençóis freáticos e solos quando jogados na rede de esgoto ou no solo. Disseram que apresentaram a proposta ao Centro de Convivência e que houve excelente acolhida e disposição de implementação por parte da Divair – Coordenadora do Centro de Convivência. O projeto prevê a criação de marca do produto, registro e estudo de venda e distribuição do mesmo no mercado. A coleta do óleo será feita através de campanha e voluntários da comunidade, podendo ser também coletado através de parceiras com entidades e empresas do enterno. Rita, da Prefeitura de Colombo contou a experiência da Escola Municipal que coleta o óleo em troca de produtos de limpeza. Daniel contou sobre a experiência do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares que coleta o óleo através dos alunos e fabrica sabão para o uso do próprio Colégio. O grupo de alunos concluiu dizendo que no dia 14/11, na festividade do Dia de Zumbi, estarão presentes para divulgar e demonstrar o seu projeto.
3. Associação de Moradores. Júlio – Presidente da Associação de Moradores – expôs a necessidade de construção de uma sede para a Associação, uma vez que a mesma não tem nenhuma estrutura física para suas reuniões e outras atividades que poderia desenvolver, como poderia ser essa da fabricação do sabão a partir do óleo vegetal utilizado. Contou das negociações com a Cohapar e a Prefeitura de Colombo. Osmair disse que a Prefeitura está aguardando da Cohapar a definição do local onde deverá ser construída a sede da Associação. Professora Ana Maria Mendes comentou sobre a avaliação feita pela Equipe do Japão em visita à Vila Zumbi e Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Segundo avaliação dessa equipe de japoneses 90% das ações acontecem através de parceiros externos e apenas 10% dos moradores, situação que deveria ser inversa. Ana Maria disse também que pela primeira vez o assunto da Associação está sendo enfrentado de frente, com transparência e objetividade. Enfatizou ainda a importância de que tudo seja escrito e não apenas por conversas sem registro. Osmair disse da solicitação feita à Cohapar sobre a prestação de contas ou relatório financeiro das obras desenvolvidas na Vila Zumbi e que até hoje não teve resposta. Em continuidade à discussão sobre a Associação de Moradores e projetos para a Vila constitui-se uma Comissão formada por: Ana Maria Mendes, Carlos Eugênio Mello, José Osmair Possebam e membros da Diretoria da Associação de Moradores. Foi definida reunião para o próximo sábado, dia 03/10/2009, 9h, no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa.
4. Evento Dia de Zumbi. Terezina e Diana disseram da reunião que a Comissão de Cerimonial fez para definir a programação do dia 14/11/2009. Osmair disse que está agendado o empréstimo do palco móvel da Prefeitura para o Evento. Rita expôs os serviços que a Secretaria de Ação Social poderá oferecer ao evento. Terezina disse dos serviços de saúde que poderão ser oferecidos pela Secretaria de Saúde. Sandro disse da participação do Sindacta com empréstimos de barracas, banda, serviço de orientação sobre alistamento militar. Sanepar, além do serviço de fornecimento de água ao evento, poderá estar prestando serviço de orientação e outros à comunidade. Sugeriu-se ainda a apresentação da Fanfarra Municipal de Colombo. Folheto de convite à comunidade deverá ser impresso para distribuição através das Escolas.
5. Próxima reunião: 27/10, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional.
Relação dos participantes:
NOME
ENTIDADE
TELEFONE
Aldeneedes Oliveira
Assoc. de Moradores
9141-0796
Katherine Medeiros
Aluna FAE
medeiros.hathy@gmail.com
9615-9844
Lincol H. Godens
Aluno FAE
lincolc_godens@hotmail.com
8836-3322
Julio Pio Souza
Vila Zumbi
9933-4706
Sandro R. Gonçalves
Vila Zumbi
san.rg@hotmail.com
8881-8288
Juliano Bonato Riffel
Aluno FAE
julianobriffel@hotmail.com
9112-1032
Tereza AP Medeiros
Pastoral da Criança
8494-9408
Diana Gurgel Pegorini
Voluntária
dianagurgel@onda.com.br
Ana Maria C. Pereira Mendes
FAE Mestrado
ana.mendes@fae.edu
Guilhermo Curi
Aluno FAE
gui_curi@hotmail.com
9601-6449
Rita de Cássia
Prefeitura de Colombo
cassia_rcms@yahoo.com.br
3675-5966
Nilson Izaias Pegorini
FAE – Bom Jesus
nilson.pegorini@bomjesus.br
Terezina Nunes de Almeida
Unidade de Saúde Mauá
Ana Paula Katib
Pref. Municipal de Colombo
anakatib@hotmail.com
3675-5966
Solange
Pastoral Social
solangedilonburgo@hotmail.com
3272-7082
Giovana Domingues
Alphaville
meioambiente@alphapr.com.br
9903-2420
João Carlos Cascaes
Lions Batel e ABDC
jccascaes@onda.com.br
3242-7082
Ismael Epifânio da Silva
Sanepar
3330-7724
Verena Mehler
Sanepar
verenam@sanepar.com.br
3330-7724
Daniel Arantes
Assoc de Moradores
9203-7041
José Osmair Possebam
AMCIM
contato@osmair.com.br
3675-5997
9967-6472
Elaborou a memória: Nilson Izaias Pegorini
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Novos projetos e ações ambientais
TIMON e COLOMBO
Meio Ambiente na Vila Zumbi
AREZP
Direitos e deveres de uma associação
Filmes diversos da reunião do Colegiado em 29 de setembro
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Viabilização de comemoração
Discussão sobre próxima reunião
Professor Pegorini e a reunião do Colegiado
Espaço para sede da Associação
COHAPAR e SANEPAR
Módulo policial na Vila Zumbi
Hipóteses de aproveitamento da área lateral na BR 277
Segurança na área lateral da BR 277
O lixo
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
reunião do Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, no Colégio Bom Jesus Internacional
Subject: Reunião do Colegiado Zumbi/Mauá - Ação Ecológica 29/09/2009.
Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, boa tarde.
Na próxima semana, dia 29/09/2009, terça-feira, às 9h, teremos a reunião do Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, no Colégio Bom Jesus Internacional.
Pauta:
Evento Dia de Zumbi dos Palmares – 14/11/2009;
Visita da UNESCO e Equipe do Japão;
PELC;
Associação de Moradores;
Proposta alunos da FAE;
Outros assuntos.
Contamos com a sua importante participação!
Abraço a todos(as).
Prof. Nilson Izaias Pegorini
2105-4577 – 9988-7791
sábado, 12 de setembro de 2009
Visitantes JICA - Japão
Profa. Yuko Oguri - Prof. da Univ. de Kagoshima
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
JICA e Unesco na Vila Zumbi
Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa
O desastre de Minamata - Prof. Tetsuro Yoshimoto - presidente do Jimotogaku
Desastre de Minamata é a denominação dada ao envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio ocorrido na cidade de Minamata, no Japão.
http://74.125.93.132/search?q=cache:iKdBVaf3NQAJ:pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_de_Minamata+cidade+de+miyamata&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
A Doença de Minamata é uma síndrome neurológica causada por severos sintomas de envenenamento por mercúrio. Os sintomas incluem distúrbios sensoriais nas mãos e pés, danos à visão e audição, fraqueza e, em casos extremos, paralisia e morte.
História
Em maio de 1956, quatro pacientes de Minamata, Japão, uma cidade na costa ocidental da ilha de Kyushu, foram internados no hospital. Os médicos ficaram confusos com os sintomas que os pacientes tinham em comum: convulsões severas, surtos de psicose, perda de consciência e coma. Finalmente, depois de febre muito alta, todos os quatro pacientes morreram.
Envenenamento por mercúrio
Os médicos ficaram chocados pela alta mortalidade da nova doença: ela foi diagnosticada em treze outras pessoas, incluindo alguns de pequenas aldeias pesqueiras próximas de Minamata, que morreram com os mesmos sintomas, assim como animais domésticos e pássaros. Foi descoberto que o fator comum de todas as vítimas era que todas comeram grandes quantidades de peixes da Baía de Minamata. Pesquisadores da Universidade Kumamoto chegaram à conclusão que o mal não era uma doença, mas sim envenenamento por substâncias tóxicas. Tornou-se claro que o envenenamento estava relacionado à fábrica de acetaldeído e PVC de propriedade da Corporação Chisso, uma companhia hidroelétrica que produzia fertilizantes químicos. Falar publicamente contra a companhia era proibido já que ela era um empregador importante na cidade. Com o tempo, a equipe de pesquisa médica chegou à conclusão que as mortes foram causadas por envenenamento com mercúrio mediante consumo de peixe contaminado; o mercúrio era usado no complexo Chisso como catalisador. Por isso deve-se tomar cuidado com o destino final dado às lâmpadas fluorescentes e fosforescentes queimadas, pois se lançadas em locais inapropriados podem quebrar-se, libertando vapor de mercúrio e trazendo riscos à saúde e ao meio ambiente...
Vítimas
No total, mais de 900 pessoas morreram com dores severas devido ao envenenamento. Em 2001, uma pesquisa indicou que cerca de dois milhões de pessoas podem ter sido afetadas por comer peixe contaminado. No mesmo período de tempo, foi reconhecido que 2.955 pessoas sofreram da doença de Minamata. Destas, 2.265 viveram na costa do mar de Yatsushiro.
Personalidades de destaque
Lions, Unesco, JICA e Projeto Zumbi-Mauá
Sanepar
Autoridades
Cooperativa
Formiguinhas da Vila Zumbi
Sanepar
Lar doce lar
turma reunida
representantes de entidades do Projeto Zumbi Mauá
Uma entrevista
Final de reunião
A JICA e a educação do deficiente auditivo
Pesu Desenvolvimento e a JICA
Ricado e a UNESCO
ENTRE A AÇÃO E A POLÍTICA - A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM COMUNIDADES
Encaminho-lhes a programação do Seminário Internacional intitulado: ENTRE A AÇÃO E A POLÍTICA - A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM COMUNIDADES, que ocorrerá em nível do Brasil, nas cidades de CURITIBA, SALVADOR, SANTARÉM e BRASÍLIA, no período de 09 a 22.09.2009.Os especialistas internacionais são da JICA-Japan International Cooperation Agency e da UNESCO.É uma ótima oportunidade para mostrar-lhes o que de bom estamos realizando, assim como aprendermos a forma de aumentar a eficácia em nossos projetos sociais.No primeiro dia começa com visitas às comunidades onde existem trabalhos realizados para inclusão educacional, social, econômica e cultural e termina com o seminário em forma de oficina.O projeto Zumbi/Mauá-Ação Ecológica foi incluido para ser conhecido e levado para as comunidades de resto do mundo.O ponto de concentração será às 08h15 do dia 09.09.2009 (4a. feira), no Centro de Convivência e Apredizado da Graciosa, cuja Coordenadora Senhora Divair de Souza Paganardi os espera para acolhê-los, assim como aos ilustres visitantes internacionais.Prestigiem e participe entusiasticamente.Querer é fazer acontecer!
Abraços
CL TOSIHIRO IDAGovernador do Distrito LD-1 2006/2007Associação Internacional de Lions Clubes
----- Original Message -----From: Rodrigo Schmidt rodrschmidt@yahoo.com.brTo: idatosihiro@terra.com.brCc: Sent: Sex 4/09/09 18:16Subject: Fwd: Programação
Prezado Tosihiro,
Segue programação do evento.
Atenciosamente,
Rodrigo Schmidt
Programação 09.09.0908h30 - 10h00 - Comunidade Vila Zumbi - Piraquara 10h30 - 11h45 - Comunidade Cajuru13h30 - Comande Geral da Polícia Militar14h15 - 15h45 - Comunidade Sítio Cercado16h00 - 17h30 - Comunidade Tatuquara
Programação 10.09.09Local: Secretaria Especial de Relações com a Comunidade Rua Deputado Mário de Barros, 1556 - Centro Cívico
07h45 - Café08h00 - Credenciamento08h15 - Solenidade de Abertura08h30 - Inicio das Atividades da manhã12h00 - Almoço 13h30 - Início das atividades da tarde17h30 - Encerramento
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Comissão do Evento comemorativo ao Dia de Zumbi dos Palmares
From: Nilson Izaias Pegorini
Sent: Friday, August 28, 2009 4:58 PM
Subject: Comissão Evento Zumbi dos Palmares
Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, boa tarde.
Conforme discutido e decidido na reunião do Colegiado, ficou agendada para dia 02/09, às 9h, na APOIO, a reunião da Comissão do Evento comemorativo ao Dia de Zumbi dos Palmares. Além dos membros efetivos da Comissão – Ir. Ester, Rafaela, Terezina, Diana, Tatiana, Tosihiro – houve sugestão para convidar: as Escolas da Comunidade (Estadual, Municipal e Creche), Associação de Moradores, SESC, Consciência Negra, Prefeitura de Colombo, Sanepar e Cohapar.
Nessa reunião deveremos definir a programação e conteúdo do Evento.
Contamos com a sua participação.
Abraço.
Nilson Izaias Pegorini
DLNE - Diretoria de Legislação e Normas EducacionaisFAE Centro Universitário, FAE Blumenau, Faculdade Pilares & Faculdades Integradas SévignéRemanso - Campo Largo/PR
Telefone: (41) 2105 4577E-mail: nilson.pegorini@bomjesus.brhttp://www.fae.edu/
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Memória da Reunião Colegiado - 26/08/2009
Pauta:
Acolhida e apresentação;
Associação de Moradores da Vila Zumbi dos Palmares;
Proposta do Evento de Comemoração ao Dia de Zumbi dos Palmares e suas ações;
Feira do Produtor;
Comunicações sobre:
• Horta Orgânica Centro de Convivência
• Formiguinhas da Vila Zumbi
• PELC
Outros assuntos.
Próxima reunião:
No dia 26 de agosto de 2009, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo, com a pauta acima exposta. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, justificando várias ausências que lhe foram comunicadas. Em seguida cada um dos participantes se apresentou dizendo o nome e qual entidade representava. A partir de então foram tratados os assuntos na sequência da pauta.
Associação de Moradores. O Sr. Júlio, eleito presidente com quase 700 votos, fez uma exposição da atual situação da Associação de Moradores. Lamentou que após tantos anos de existência da Associação, ela não tem sequer uma sede para reuniões e eventos, tem dívida junto à Receita Federal e disse também que os moradores pouco sabem o que é ou quem é o objetivo da mesma. Disse que a nova equipe ainda está tomando conhecimento da realidade e fazendo contatos e parcerias em favor da comunidade. Disse que tiveram reunião com a Cohapar e com a Prefeitura. Diante da situação exposta foi sugerida a constituição de uma Comissão para discutir e buscar pistas de ações. A Comissão ficou assim definida: Carlos Eugênio, Ana Maria, Vilma, Júlio e equipe da Associação. Ficou agendada uma reunião para dia 01/09, às 17h, no Centro de Convivência.
Horta Orgânica. Alguns participantes disseram que viram a horta sem nada plantado e perguntaram por qual razão. Nilson explicou que o Centro de Convivência está trabalhando para construir uma cerca para proteger a horta e que após a sua construção os trabalhos de cultivo serão retomados.
Questão do Lixo. Ismael e Vilma expuseram o trabalho que vem sendo feitos às quartas-feiras à tarde, reunindo os moradores por quarteirões, para discutir, orientar e tomar providências para diminuir o lixo nas ruas, nos lotes, nos passeios e nas proximidades da Rodovia. O trabalho já está surtindo resultados e o lixo está diminuindo. Disseram que nesse trabalho estão tendo apoio e orientação de uma equipe da Prefeitura de Colombo. Comentaram também sobre a coleta do lixo pela Prefeitura, através de empresa terceirizada, a Transresíduos; que a coleta melhorou bastante e que já ficou definido que a mesma acontecerá sempre nas seguntas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde. Ismael comentou ainda sobre uma ação de plantio de árvores que será desenvolvida pela Sanepar no dia 21 de setembro.
Proposta do Evento de Comemoração ao Dia de Zumbi dos Palmares. Carlos Eugênio, Presidente do Lions Clube Batel, expôs a programação de atividades comemorativas do cinqüentenário do Clube. Disse que no dia 21 de novembro o Clube tem um compromisso fora de Curitiba e propôs que o Evento comemorativo a Zumbi dos Palmares seja feito no dia 14 de novembro, uma vez que o Clube gostaria de prestar homenagem à Comunidade através de serviços à mesma. Todos concordaram com a proposta. Desse modo o Evento marcará a abertura da Semana de Zumbi dos Palmares, sendo que na sequência as Escolas normalmente desenvolvem atividades relacionadas ao tema. A Comissão já constituída para tratar o assunto definiu reunião para o dia 02/19, às 9h, na APOIO. Houve sugestão de serem convidados para essa reunião: Sr Acácio, da Consciência Negra, o SESC, as Escolas, a Prefeitura e a Sanepar.
PELC. Rafaela – Coordenadora do PELC – comentou que as atividades do PELC foram interrompidas durante as férias e também durante o recesso de aulas por motivo da Gripe H1N1 e só no dia de ontem foram retomadas. Comentou das oficinas que estão programas e divulgadas e da Festa das Crianças que estariam programando para dia 17/10, com atividades recreativas, no Centro de Convivência. Para tanto pediu apoio, especialmente para a divulgação do evento. Júlio disse que em anos anteriores uma pessoa reunia as crianças para distribuição de brinquedos no Dia da Criança e que a Associação está trabalhando para a continuidade, uma vez que as crianças aguardam que nesse dia seja feito algo. Propôs que o evento seja no dia 12/10. Rafaela e Júlio farão reunião para tratar e definir o assunto.
Formiguinhas da Vila Zumbi. Durante a reunião o Coordenador comentou sobre o acometimento da saúde do Bispo Dutra, que está se recuperando de cirurgia e AVC e que deverá permanecer em repouso até setembro. Comentou também sobre a doação do Carro Sandero, 0 Km, feito pela Renault do Brasil e que o mesmo está no Pavilhão das Formiguinhas da Vila Zumbi. Nilson comentou ainda que em conversa por telefone o Bispo Dutra comentou da sua intenção de manter a participação das Formiguinhas da Vila Zumbi no desfile de Sete de Setembro no Centro Cívico.
Jornal nº 5. Nilson apresentou a nova edição do Jornal do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e fez a distribuição às entidades presentes. Júlio disse que a distribuição aos moradores poderá ser feita pela Associação de Moradores, no Correio da Comunidade.
Próxima reunião: 29/09, às 9h, no Bom Jesus Internacional.
Concluindo a reunião o Coordenador agradeceu a todos pela excelente participação, animando a todos a manterem-se firmes e engajados nas atividades e metas do Projeto.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.
Relação dos participantes:
NOME
ENTIDADE
Vilma de Paula
Assembléia Legislativa
vilmacapistrano@hotmail.com
Terezina Nunes de Almeida
Posto de Saúde
9142-5904
Rafaela S. Donato
PELC – UFPR
rafaela_donato@yahoo.com.br
Júlio Pio Souza
Associação de Moradores
Carlos Eugênio C. Melo
Lions Clube Curitiba Batel
cmelo@lions.org.br
Anuncia F. de Melo
Lions Clube Curitiba Batel
Luize Moro
PELC UFPR
luizemoro@yahoo.com.br
Ismael Epifânio Silva
Sanepar
ismaelesanepar@sanepar.com.br
Ana Maria C. Pereira Mendes
FAE – Mestrado
ana-mendes@fae.edu
Diana Gurgel Pegorini
Voluntária
dianagurgel@onda.com.br
Nilson Izaias Pegorini
Bom Jesus – Unifae
nilson.pegorini@bomjesus.br
João Carlos Cascaes