quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PROPOSTAS DE AÇÃO PARA 2010

PROPOSTAS DE AÇÃO PARA 2010

No dia 12/12/2009, às 9h, reuniram-se no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa, representantes das entidades membros do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica para fazer o planejamento do ano 2010.
I - Ações de continuidade:
Essas ações já iniciadas deverão continuar sendo monitoradas, alavancadas ou reformuladas.
1. Horta Orgânica Centro de Convivência
2. Trabalho de esclarecimento sobre o Lixo
3. Jornal Zumbi/Mauá
4. Formiguinhas da Vila Zumbi – Escola Profissionalizante
5. Feira do Produtor
6. Curso Auxiliar de Eletricidade
7. Aulas de Inglês Bom Jesus Internacional
II – Ações Novas:
1. Guarda Responsável de Animais
a. Trata-se de um trabalho de controle de zoonoses e outras doenças que podem comprometer também a saúde humana. Far-se-á um censo dos animais e todo um trabalho de orientação/educação e conscientização sobre a guarda segura e responsável dos mesmos.
b. Comissão: Sanepar (Ismael e Verena); Associação de Moradores (Júlio); UFPR e Escolas Locais (um representante de cada Escola).

2. Apoio à Associação de Moradores da Vila Zumbi

Processo já iniciado em 2009, continuará em 2010, no sentido de que a Associação de Moradores tenha melhor estrutura e autonomia para a articulação das demandas da comunidade. Será trabalhado o assunto da sede para a Associação de Moradores, a quitação de débitos existentes, e forma de gerenciamento das questões locais.

3. Limpeza da Lagoa de Contenção

Verifica-se grande quantidade de algas que se desenvolveram no lago, além de muito lixo acumulado. Isso tudo compromete o bom desempenho e finalidade do lago de contenção para evitar enchentes no local. O Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, através da Sanepar, Instituto das Águas, Associação de Moradores e outros, levará à frente esse trabalho, através de Comissão constituída por: Sanepar, Instituto das Águas, Associação de Moradores (Sr. Oliveira).

4. Coral

Pretende-se retomar a iniciativa do Coral Colibri que iniciou em 2009 e foi interrompido.

5. Continuidade da luta pela conclusão das obras iniciadas/desenvolvidas.

No ano 2009 houve mobilização das lideranças para garantir que sejam cumpridos os projetos divulgados pelo Governo, tais como a Construção da Creche, a construção da sede da Associação de Moradores, a construção do barracão da Cooperativa dos Carrinheiros (lixo reciclável), ligação da Vila com outras comunidades. Outras questões foram levadas ao Governo do Estado: os valores dos contratos de regularização dos imóveis, a pavimentação que está apresentando falhas de construção, rachaduras dos sobrados construídos e outros. Esses assuntos foram levados ao Chefe da Casa Civil – Secretário Carlos Moreira no dia 04/10/2009 e aguarda-se providências. Essa causa caminhará paralelamente às ações do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.

6. Incluir Vila Liberdade nas ações

A mesma intervenção de melhorias estruturais feita na Vila Zumbi será desenvolvida na Vila Liberdade, a partir de 2010. Houve sugestão de diálogo com as lideranças daquela comunidade para sua inclusão no Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com a possibilidade de inclusão do nome Liberdade no nome do Projeto. Previsão de reunião para dia 05/02/2010, com lideranças locais.

7. Arborização da Vila
Pretende-se dar continuidade às várias ações de plantio de árvores realizadas desde 2007. Realização de plantio em todas as datas da agenda unificada.

III – Observações
1. Reuniões itinerantes do Colegiado, uma vez em cada local.
2. Calendário das Reuniões: Meses pares nas sextas-feiras e meses ímpares nas quintas-feiras, sempre na 2ª semana, às 9h.
3. Calendário das reuniões do Colegiado:
DATA LOCAL OBS.
12/02 Centro de Convivência
11/03
16/04
13/05
11/06
15/07
13/08
16/09
15/10
11/11

4. Reunião com lideranças da Vila Liberdade: 05/02, 9h. Júlio fará contato com lideranças da Comunidade para a reunião. No caso de adesão, incluir o nome Liberdade no nome do Projeto, que ficaria Projeto Zumbi/Mauá/Liberdade – Ação Ecológica.
5. Sugestão de carta para todas às entidades parceiras solicitando a forma de continuidade da parceria e a pessoa que representará a entidade.
IV – Participantes:
NOME ENTIDADE E-MAIL
Tosihiro Ida Lions Clube Batel idatosihiro@terra.com.br

Aldeneedes Oliveira Diorato Assoc. Moradores da Vila Zumbi
Julio Piu de Souza Assoc. Moradores da Vila Zumbi
Eliane Tadra Kiel Sanepar elianetk@sanepar.com.br

Ismael Epifanio da Silva Sanepar ismaeles@sanepar.com.br

Lorena Mylla Gonçalves Cohapar lmylla@cohapar.pr.gov.br

Vilma de Paula Capistrano Comunidade Vila Zumbi
Solange A. Dillenburg Pastoral Social
Carlos Eugênio C. Melo Lions Clube Batel cmelo@lions.org.br

Adriane Gusmão Coopzumbi coopzumbi@yahoo.com.br

Euzébio Rodrigues Cesar Coopzumbi
Ana Maria C.P. Mendes FAE ana.mendes@fae.edu
Nilson Izaias Pegorini FAE Bom Jesus nilson.pegorini@bomjesus.br

Nenhum comentário: