quinta-feira, 21 de agosto de 2008

UNIFAE e hanseníase

A Província Franciscana tem um extraordinário trabalho sobre Hanseníase, em nível nacional. No Paraná quem articula esse trabalho é a UNIFAE, através do Núcleo de Extensão Universitária.

O Brasil é o 2º país do mundo com maior número de pessoas infectadas pela bactéria da hanseníase, só perdendo para a Índia. Como a doença está fora do controle da saúde pública e nos cursos de medicina não se estuda sobre a doença, a tendência é aumentar a incidência da mesma.

Nosso trabalho consiste na divulgação e preparação de líderes comunitários e agentes de saúde, de tal forma de essas pessoas detectem e encaminham as pessoas com sintomas da doença aos postos de saúde (único local que hoje se faz o tratamento da doença). Estamos fazendo esse trabalho através, principalmente das dioceses, as quais contam com uma rede de comunidades e líderes comunitários.

Na Vila Zumbi já fizemos uma capacitação para 15 agentes de saúde. Faremos o mesmo trabalho com dois grupos de hipertensos, cada grupo com aproximadamente 100 pessoas, também na Vila Zumbi, através do Posto de Saúde. Ainda na Vila Zumbi faremos um curso de 3 dias inteiros sobre Teatro de Fantoches, com 15 agentes de saúde e 10 alunos dos cursos de licenciatura. A Oficina será conduzida por Odílio Malheiros e provavelmente terá ator da Rede Globo também (ele mesmo manifestou interesse de participar, mas ainda não está confirmado). O Curso será de 11 a 13 de setembro, na APOIO.

O Curso de Comunicação produzirá um DVD sobre o assunto e o Grupo de Teatro estará montando uma peça de teatro para ser levada nos municípios do Estado do Paraná.

Dennys Robson Girardi

Centro Universitário Franciscano do Paraná - UNIFAE

Extensão Universitária

(41) 2105-4195

Nenhum comentário: