quinta-feira, 14 de agosto de 2008

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO COLEGIADO – 14/08/2008

No dia 14 de agosto de 2008, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional, reuniu-se o Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com a participação das pessoas identificadas na tabela que segue abaixo, e com a seguinte pauta:
1. Feira do Produtor;
2. Mutirão do Plantio de Árvores 20/09;
3. Zumbiental II;
4. Formiguinhas da Vila Zumbi e desfile de Sete de Setembro;
5. Grupo Orgânico;
6. Próximo Jornal
7. Vila Audi
8. Banner do Projeto
9. Outros assuntos ...
Prof. Nilson Izaias Pegorini – Coordenador do Projeto – acolheu a todos e pediu que cada se apresentasse. As pessoas e entidades que participaram pela primeira vez e que estão aderindo ao projeto, como parceiras, receberam especial acolhida de todos.
A partir de então os assuntos de pauta foram abordados conforme a ordem.
1. Feira do Produtor.
Nilson expôs o trabalho realizado pela Comissão da Feira do Produtor, comentando sobre o Regimento, Cadastro, Termo de Compromisso e Ficha Técnica. Apresentou o cartaz de divulgação e solicitou a todos o máximo empenho pelo êxito da mesma. Disse ainda que o arquivo eletrônico do cartaz foi encaminhado a todos. Assim, cada um pode imprimi-lo e divulgar a Feira. Tatiane comentou sobre as entidades e pessoas físicas que já se inscreveram para comercializar os produtos. Vários participantes teceram comentários sobre a importância da Feira do Produtor para a Comunidade e houve um incentivo pelo empenho de todos para que a Feira alcance êxito no seu lançamento, o que garantirá sua continuidade ao longo do tempo. Pastor China comentou sobre a importância de avaliação da Feira para sua continuidade.
2. Blog do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica
O Sr. João Carlos Cascaes argumentou sobre a importância de um blog para divulgação do projeto e comunicação entre os membros do mesmo. Cascaes argumentava que esse projeto deve ser referência, em nível nacional, para outros grupos que queiram desenvolver projetos socioambientais como esse. Ele assumiu o compromisso de criar o blog e sugeriu que a coordenação do mesmo seja feita pelo Coordenador do Projeto, Prof. Nilson.
3. Mutirão do Plantio de Árvores nas Ruas da Vila Zumbi e Centro Industrial Mauá
Nilson comentou dos trabalhos realizados pela Comissão do Plantio das Árvores. Comunicou que no dia 20/08, às 18h, haverá uma reunião na Escola Municipal Barão de Mauá, com pais de alunos para combinar e articular o mutirão de plantio das árvores. O Sr. Júlio comentou da dificuldade de conseguir as árvores (mudas grandes) e do posterior cuidado das mesmas. Nilson perguntava ao grupo pelo adiamento do dia do mutirão, em função de ainda não termos garantia da quantidade de árvores. Pastor China argumentava que o importante é iniciar, mesmo que a quantidade plantada seja pequena. Nilson comentou também sobre a confecção de um adesivo ou cartaz que identifique as famílias comprometidas com a ação de plantio das árvores. Perci comentou sobre o trabalho que vem sendo feito para conseguir as mudas. Arianne, do Comitê para Democratização da Informática/PR, se dispôs a contribuir na tarefa de conseguir mais mudas.
4. Zumbiental II
Nilson recordou o processo empreendido pelo Zumbiental I, no ano passado, sobre o tema do Lixo e Meio Ambiente. Comentou sobre o trabalho feito com os professores da Escola Municipal Barão de Mauá e do Colégio Zumbi dos Palmares, sobre a Carta da Terra, que será o tema do Zumbiental II. Janine, do Lions Clube Vila Guairá e da Justiça Federal, comentou sobre um ator que poderia estar na Mostra de Trabalhos do Zumbiental II. Comentou-se ainda sobre a necessidade de uma Comissão para o evento.
5. Formiguinhas da Vila Zumbi
Bispo Dutra expôs sobre os preparativos para participação das Formiguinhas da Vila Zumbi no desfile de Sete de Setembro, no Centro Cívico de Curitiba. Comentou sobre o apoio da Prefeitura de Colombo (transporte, faixa e bandeiras), do Sans Clube (lanche), do Alphaville (tênis) e que continua acolhendo apoios pela nobre causa da Guarda Mirim. Comentou também do apoio que recebeu dos Móveis Ronconi que doou a Oficina de Eletricidade e da Fábrica da Reneault que doará um carro desmontado para a Oficina de Mecânica de Automóveis e ainda da Positivo Informática que doará os computadores para a Oficina de Informática. Dutra convidou a todos para assistirem o ensaio para o desfile, no próximo sábado, às 15h. Convidou também para assistir o desfile de Sete de Setembro no Centro Cívico, para o que precisa contactar com ele para conseguir credencial.
6. Grupo Zumbi/Mauá Orgânico
Tatiane e Tosihiro comentaram sobre as atividades do grupo que está cultivando uma horta orgânica no Centro de Convivência, com vários apoios e sob a coordenação do CPRA. Nilson mostrou fotos da evolução dos trabalhos da horta e da primeira colheita.
7. Próximo Jornal
Nilson submeteu à apreciação do grupo a proposta dos assuntos a serem abordados próximo jornal. Disse que a edição seria para agosto, mas que em função do desfile de Sete de Setembro sugere que a edição seja impressa em setembro. Falou também da necessidade de patrocínio e comentou sobre a sugestão que Gilherme, da Sanepar, de buscar patrocínio dos lojistas da própria comunidade da Vila Zumbi.
8. Banner do Projeto.
Nilson apresentou o banner do projeto e disse que estará enviando arquivo digital do mesmo para todos. Disse também que todos podem utilizar o projeto como seu, de sua entidade, uma vez que o Projeto tem a participação de todos. Tosihiro sugeriu que o banner seja confeccionado em tamanho menor para que todas as entidades parceiras tenham uma cópia.
9. Vila Audi
Nilson e Tosihiro comentaram sobre um projeto parecido ao Zumbi/Mauá – Ação Ecológica que está sendo iniciado na Vila Audi e que aconteceu a primeira reunião no dia 12/08.
A reunião foi encerrada às 11h porque na seqüência houve uma reunião sobre o Projeto do Curso Educação e Saúde. Nilson agradeceu a participação de todos.

Memória feita por Nilson Izaias Pegorini






Lista dos Participantes

NOME ENTIDADE E-MAIL
Tosihiro Ida Lions Clube idatosihiro@terra.com.br

João Carlos Cascaes Lions e ABDC jccascaes@onda.com.br

Janine A. Rodrigues Lions Guaira e ANEDE nine-janine@hotmail.com

Hugo L Kogempa Manieri Mestrado UNIFAE (aluno) hugo.manieri@gmail.com

Luis Carlos Prestes Associação de Moradores 8845-3566 e 3675-6682
Diana Gurgel Pegorini Voluntária dianagurgel@onda.com.br

José Evane Dutra Guarda Mirim Formiguinhas V. Zumbi jovandu@terra.com.br

Perci Jorge Neto Santa Mônica Clube de Campo vidarural@santamonica.rec.br

Thalita G. Stczaukoski CEIS Betânia thalita.gambeta@gmail.com

Francisco J. Cordeiro – China Escolinha de Futebol china@ibb.org.br

Bartolomeu C. Souza Escolinha de Futebol bartolomeu@ibb.org.br

Nadir Azolinda G. Gandolfi Igreja Católica da Vila Zumbi 3765-6891
Carin Letícia de Paula Assoc. Alphaville Graciosa ambiental@alphapr.org.br

Solange F. Franca de Paulo Unidade de Saúde Mauá 3675-9018
Terezina Nunes de Almeida Unidade de Saúde Mauá 3675-8308 e 9142-5904
Terezinha Trevisan APOIO tere.trevisan@hotmail.com
Julio Minioli Netto Pref. Munic. De Colombo nppe@colombo.pr.gov.br

Glacir Iris Borges Mogharbel Clube Santa Mônica irismogharbel@hotmail.com

Laura O.B.A. de Souza Clube Santa Mônica acaosocial@santamonica.rec.br
laura@ghibbi.com.br
Verena Mehler Sanepar CRMA-N verenam@sanepar.com.br

Ismael Epifanio da Silva Sanepar CRMA-N ismaeles@sanepar.com.br

Vera Lucia Costa da Silva UNIBRASIL veralucia@unibrasil.com.br

Edna G. R. Dutra UNIBRASIL egfdut@ibest.com.br

Arianne Staszko CDI-PR arianne@cdipr.org.br

Tatiane R.S.Paganardi Centro de Convivência Graciosa tati.paganardi@gmail.com

Nenhum comentário: