quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Reunião Projeto Zumbi/Mauá

Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, boa tarde.
Segue memória da reunião do colegiado do acontecida hoje pela manhã, no Colégio Bom Jesus Internacional. Favor agendar a próxima reunião para dia 01/04/2009, às 9h, no BJ Internacional.
Abraço a todos.
Prof. Nilson – FAE Centro Universitário
2105-4111 – 9988-7791
nilson.pegorini@bomjesus.br

Memória da Reunião Colegiado - 18/02/2009
Pauta:
1. Acolhida
Prêmio Concurso de Trabalhos - FIEP
Plano de ação 2009 (cf. jornal): cronograma e responsabilidades.
Profª Heloisa – Projeto Biblioteca
Estágio UNIBRASIL:
Próxima reunião:


No dia 18 de fevereiro de 2009, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo, com a pauta acima exposta. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, lembrando que o projeto inicia seu terceiro ano de atuação, o que representa uma conquista tanto pelo êxito das ações em andamento como pela coesão da articulação. Disse também que este terceiro ano será promissor e também desafiador, mas que a capacidade de mobilização dos integrantes do Projeto será capaz de suplantar as dificuldades e desafios, coroando de êxito o Plano de Ação elaborado para 2009.
Em seguida cada participante recebeu a pauta da reunião e um exemplar do Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com o Plano de Ação para o ano 2009. Prof. Nilson apresentou uma relação de pessoas que comunicou a sua impossibilidade de participar da reunião, a saber: Irmã Ester, da Irmandade Betânia; Janine, do Lions Clube Batel; Profª Vera, da Unibrasil; Terezinha, da Unidade de Saúde Barão de Mauá e Diva, do Centro de Convivência. A partir de então cada participante se apresentou dizendo qual entidade representa e sua atuação no Projeto e fora dele. Merece destaque as novas adesões ao Projeto Zumbi/Mauá: Dalton Muniz, da ABC – Esperança Viva; Mari J.P. Alcazar – Voluntária na Escola Barão de Mauá; Henrique M. Giacomini e Arnaldo de Oliveira Gonçalves, da Cohapar; Rafaela S. Donato – Coordenadora do PELC, pela UFPR; Ênio Neth de Goss, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA – e do Centro de Agroecologia; Heloiza G. Schettert, da Ação da Cidadania. Esses novos integrantes e suas entidades representam novo vigor ao projeto, com novas idéias e novas potencialidades. Durante a apresentação houve muitas manifestações de satisfação pelo alcance do projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e suas ações.
Nas apresentações também foram manifestados projetos novos e desafios, tais como: Profª Ana Maria Mendes, da FAE Centro Universitário, manifestou o interesse de um grupo de alunos do Curso de Administração Integral desenvolver um trabalho sobre empreendedorismo e geração de renda, com início, meio e fim, para o TCC – Trabalho de Conclusão do Curso; Profª Heloíza manifestou o interesse de desenvolver um projeto de incentivo à leitura, através de biblioteca ambulante e ações de promoção da leitura; Bispo José Dutra expôs o desafio de garantir o espaço do Pavilhão das Formiguinhas da Vila Zumbi, uma vez que a imobiliária solicitou sua devolução. Dutra disse que terá reunião na Cohapar para tratar o assunto e buscar forma de manter o espaço e a estrutura das oficinas e sala de aulas já implementada; disse ainda que nos próximos dias a Renault do Brasil fará a entrega do carro para a oficina de mecânica de automóveis.
Concluída a apresentação, o Coordenador comentou sobre a nova premiação pelo Sistema FIEP – Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – Núcleo de Competência Instituições de Ensino Superior, no qual Diana Gurgel Pegorini e Nilson Izaias Pegorini participaram do “Concurso de Trabalhos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Movimento Nós Podemos Paraná”, recendo o 1º lugar. Todos manifestaram regozijo pela conquista da premiação. Profª Diana comentou que ela e Prof. Nilson estão inscrevendo o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e também o Projeto Sol Nascente – Vila Audi – no 4º Congresso de Extensão Universitária que acontecerá no mês de abril em Dourados/MS. Nilson comentou que tais participações visam tornar mais conhecido o Projeto e disseminar o modelo de abordagem sociambiental e de articulação de projetos.
Em seguida todos tomaram o Plano de Ação impresso no Jornal nº 4, para definir a equipe ou comissão que se responsabilizará pelas diferentes ações. Ficou assim definido:
Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi – Escola Profissionalizante. Continuará sob a coordenação do Bispo José Dutra e sua equipe, sendo que por ora a preocupação é garantir o espaço de trabalho.
Grupo Zumbi/Mauá Orgânico – Horta Orgânica do Centro de Convivência. Continuará sob a coordenação do Centro de Referência em Agroecologia e com o apoio da Escola Nilton Freire Maia, juntamente com a Direção do Centro de Convivência e o Grupo de Terceira Idade.
PELC – Projeto de Esporte e Lazer da Cidade. Será coordenado pela Profª Rafaela, da UFPR, e sua equipe de estagiários. Rafaela disse que haverá alguma modificação das oficinas, cf a divulgação que foi feita no Jornal nº 4, mas que tudo será feito em sintonia com as entidades locais e divulgado para toda a comunidade e aos integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Rafaela manifestou também interesse de maior integração e parceria com a Secretaria de Esporte da Prefeitura de Colombo.
Projeto de Esportes. Busca-se uma integração desses projetos. Para isso foi criada a seguinte comissão: Dalton, Osmair e Rafaela.
Biblioteca Comunitária da Apoio. Há necessidade de continuar os trabalhos de organização da mesma. Para isso foi constituída a seguinte comissão: Janine, Profª Heloíza, Tosihiro, Maria – Bibliotecária da Prefeitura de Colombo – Tosihiro e Direção da APOIO.
Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Prof. Nilson manifestou a dificuldade de patrocínio para impressão gráfica e pediu apoio para conseguir o patrocínio da próxima edição, sendo que a FAE garante o custo do jornalismo, criação e editoração.
Curso de Pós-Graduação em Educação e Saúde. Nilson comentou que o curso será certificado pela FAE e as aulas acontecerão no Campus Cristo Rei. Novos alunos poderão participar, porém, só receberão certificação de extensão universitária. A coordenação do curso continuará sendo feita pelo Prof. Carlos Mosquera e Elis Regina.
Rádio Comunitária. Para levar adiante o projeto foi constituída a seguinte comissão: Cascaes, Osmair, Bispo Dutra e FAE e Unibrasil.
Trabalho de Prevenção de Gravidez Precoce. Ficou designada a seguinte comissão: Terezina – Posto de Saúde, Tatiana (Escola Barão de Mauá), Unibrasil, Ir. Esther, Profª Heloíza e uma pessoa do Colégio Zumbi dos Palmares.
Mutirão de Arborização, com participação do Exército. Comissão: Bispo Dutra e Exército, sendo que Nilson fará ofício solicitando a participação do Exército; Ênio, da SEMA; Rafaela, do PELC.
Semana Cívica nas Escolas. Necessidade de envolvimento das escolas e suas Direções e professores. Bispo Dutra ajudará e também a Escola Nilton Freire Maia e Profª Heloíza.
Horta na Escola Municipal Barão de Mauá. Comissão: CPRA, Unibrasil, Escola Nilton Freire Maia e Secretaria da Educação e Maio Ambiente do Município.
Coral na Escola Barão de Mauá, sob a orientação do Marco Henrique, do Lions Batel e equipe das escolas.
Escola de Pais para toda a comunidade. Nilson fará contato com a Coordenação da Escola de Pais de Curitiba – Pastor José Ariston. Rafaela se dispôs a auxiliar com atividades do PELC.
Viveiro de Mudas de árvores a ser instalado na Colônia Penal, sob a coordenação do CPRA e SEMA.
Comemoração do Dia de Zumbi dos Palmares. Tratar-se-á do assunto na próxima reunião.
Questão do Lixo. Lorena voltou a insistir sobre o problema do lixo que é jogado próxima à BR 116 e da necessidade de se fazer alguma coisa em relação a esse problema que é crônico. Filipe, do CPRA, também manifestou necessidade de um trabalho a respeito. Constitui-se a seguinte comissão para tratar o assunto: Lorena, Felipe, Ênio, Perci, Verena, Roberto, Osmair, Urlei. A reunião da comissão ficou marcada para dia 27/02, às 14h, no Centro de Agroecologia, em Quatro Barras.
Concluindo a reunião, o Coordenador agradeceu a todos pela excelente participação, animando a todos para manter a coesão e o ânimo nos trabalhos. Em seguida foram distribuídos exemplares dos jornais para serem levados às entidades.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.
Relação dos participantes:

NOME
ENTIDADE
E-MAIL

Tosihiro Ida
Lions Clube Batel
idatosihiro@terra.com.br

José Ivane Dutra
Formiguinhas da Vila Zumbi
jovandu@terra.com.br

Diana Gurgel Pegorini
Voluntária
dianagurgel@onda.com.br

Ana Maria C. Pereira Mendes
FAE Mestrado
ana.mendes@fae.edu

Nilson Izaias Pegorini
Bom Jesus – Unifae
nilson.pegorini@bomjesus.br

Paulo Ferrari
CPRA
pauloferrari@cpra.pr.gov.br

Nenhum comentário: