12:47 (3 horas atrás)
| ||||
Prezados(as) companheiros(as), bom dia.
Acabamos de realizar reunião com lideranças da Comunidade da Vila Zumbi e tratamos dos seguintes assuntos:
1. Contas da Associação de Moradores
a. Lembramos que a conta de luz que está em nome da Associação de Moradores e que é para o funcionamento da Casa de Bombas, depende de convênio a ser firmado com a Prefeitura de Colombo.
b. As contas de energia elétrica que estão em nome da Associação de Moradores e que de fato foram para por ela utilizada compete à mesma fazer o pagamento, bem como outras contas relativas ao consumo de água – Sanepar – e à Receita Federal. A Diretoria da Associação de Moradores estuda a promoção de eventos para conseguir recursos para tais pagamentos (risoto, bingo, rifa ou outros).
2. Atendimento da Cohapar no Escritório da Vila Zumbi
a. O Sr. Francisco, que atende no Escritório da Cohapar junto à Vila Zumbi – disse que o atendimento para orientação sobre documentação necessária aos processos de cada morador está sendo feito de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Que o atendimento para emissão de boletos e contratos está sendo feito nas segundas-feiras, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.
b. Ficou combinado que as lideranças locais farão divulgação à comunidade sobre esse atendimento.
c. Uma das coisas que foi prometida na noite de reunião com a comunidade foi a cartilha definitiva com explicações mais compreensíveis e claras sobre a regularização dos imóveis, o que até o momento não foi feito e que é muito necessário.
d. As lideranças da comunidade enfatizaram a necessidade de que o escritório local da Cohapar esteja aparelhado/estruturado para as demandas dos moradores que buscarão o serviço. Do contrário pode gerar descrédito tanto em relação à Cohapar, como também em relação à Associação de Moradores.
e. Telecentro: esse foi um ponto de maior discordância porque foi divulgado em matéria do Jornal de Colombo que o Telecentro já está funcionando. No entanto, as máquinas não estão funcionando e por enquanto não tem nenhum estagiário para suporte e atendimento à comunidade. A Diretoria da Associação de Moradores alega que serão cobrados pelos moradores da comunidade por conta dessa situação, o que exige uma rápida solução. (Segue anexo arquivo com a matéria publicada).
f. Outra sala será ocupada pela Associação de Moradores para o atendimento à comunidade. Falhamos aqui em não termos conversado sobre quais dias o horários esse atendimento será feito. Solicitamos à Diretoria da Associação nos passar essa informação.
3. Lago de contenção de cheias – Casa de Bombas e Segurança.
a. Todos enfatizaram a importância do lago de contenção e do correto/perfeito funcionamento dos equipamentos para evitar possível tragédia aos moradores, em caso de excesso de chuvas. Nesse sentido verificamos que o mato tomou conta do lago, além de muita sujeira, luxo, entulho que os próprios moradores jogaram ao longo do tempo. Vimos que tem mato crescendo dentro do compartimento das bombas, o que pode entupir os canos de sucção da água. Há urgente necessidade de limpeza e proteção desse lago. Não sabemos a quem compete, mas a necessidade de resolver o assunto é evidente.
b. Outra grave questão é de segurança. Não tem nenhuma proteção junto aos compartimentos das bombas. Teme-se que a circulação de pessoas, em especial de crianças, gere acidentes e até alguma tragédia, como risco de queda nesses compartimentos. O Sr. Francisco, da Cohapar, disse que o Sr. Nelson Justos e o Secretário Gilson – do Meio Ambiente da Prefeitura de Colombo estariam resolvendo esse assunto. Ressaltamos a urgência dessa medida de segurança.
Ao final da reunião eu expus a importância das lideranças participarem da reunião que acontecerá no próximo dia 13/12, às 9h, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme, na Vila Liberdade, na qual estarão presentes Cohapar, Comec, Prefeitura de Colombo e Concessionária Régis Bitencourt para esclarecimentos sobre as obras a serem executadas no trecho da rodovia, em especial a trincheira.
Acho que esse foi o teor da reunião, memória essa que estarei encaminhando aos participantes e demais interessados.
Abraço a todos(as).
Prof. Nilson Izaias Pegorini
FAE Centro Universitário e Colégio Bom Jesus
(41)2105-4072 e 9988-7791
Nenhum comentário:
Postar um comentário