segunda-feira, 17 de maio de 2010

Memória da Reunião do Colegiado realizada no dia 13/05/2010 na Creche Irmandade Betânia

Memória da Reunião do Colegiado realizada no dia 13/05/2010 na Creche Irmandade Betânia – às 10h




Aos 13/05/2010, a partir das 10h, reuniu-se na Creche Irmandade Betânia os membros do Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com os participantes adiante nomeados na tabela. Irmã Ester acolheu os participantes e falou rapidamente da missão da Irmandade e suas principais atividades. Na sequência Prof. Nilson pediu aos participantes que cada um dissesse o nome e qual entidade representava. Os assuntos foram tratados na ordem seguinte:

1. Guarda Responsável de Animais. Prof. Nilson lembrou que o problema de animais soltos, sem o devido cuidado, invadindo espaços públicos e disseminando doenças é um problema antigo e que apareceu na pesquisa em 2007 quando o Projeto foi iniciado. Lembrou ainda que em reuniões anteriores esse assunto já havia sido abordado e que recentemente aconteceu uma reunião na APOIO com lideranças das comunidades e entidades e o Prof. Biondo e equipe da UFPR para estudar a forma de trabalho a ser desenvolvida na Vila Zumbi e Centro Industrial Mauá. Naquela reunião ficou definido que se faria uma reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Colombo, especialmente as Secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de tornar esse trabalho uma política pública. O trabalho piloto na Vila Zumbi e Centro Industrial Mauá seria um piloto para depois se estender às demais comunidades do Município. Profª Terezinha disse que não tinha conseguido falar com as lideranças do Município e que a Adenir, da Secretaria de Educação, ligaria para o Prof. Nilson.

2. Prêmio Boas Práticas – CEF e Sanepar. Ismael relatou sobre o prêmio conquistado pela Sanepar pelo trabalho desenvolvido na Vila Zumbi, em parceria com outros organismos estaduais e municipais. Disse que um valor de R$ 25.000,00 será destinado para investimento na comunidade e que para isso haverá necessidade de um projeto que passará pela aprovação da CEF.

3. Projeto Sede da Associação de Moradores. Prof. Nilson lembrou que na última reunião do Colegiado tivemos a presença do Engenheiro Luis, o qual apresentaria uma proposta de projeto para a construção da sede da Associação de Moradores. Haveria depois uma relação dos materiais necessários, os quais seriam buscados através de doações de empresas e pessoas físicas. Júlio, Presidente da Associação de Moradores disse que ainda não recebeu o projeto do engenheiro Luis e ficou encarregado de manter contato e buscar agilizar a questão.

4. Concurso de Blogs e Redação. Cascaes disse que aguarda convocação para iniciar o trabalho. Discutiu-se quais seriam os locais para o desenvolvimento do trabalho. Ismael sugeriu a utilização do Telecentro, que dispõe de máquinas com internet. Ismael ficou encarregado de manter contato com a pessoa responsável e combinar a utilização da estrutura a serviço do Concurso de Blogs. Houve sugestão de também desenvolver esse trabalho na APOIO.

5. Mutirão de Arborização. Prof. Nilson lembrou que no início do ano houve sugestão de fazer mais mutirões de arborização nos dias comemorativos ao meio ambiente. Houve sugestão de fazer na forma de distribuição de mudas de árvores no evento ecumênico que será realizado no dia 10/07, sob a coordenação do Pastor Bartolomeu. Foi constituída uma comissão formada por Ismael, Bartolomeu, Júlio e Irmã Ester para levar à frente esse assunto. Deverá haver uma reunião desse comissão para discutir com Pastor Bartolomeu a possibilidade de se fazer esse distribuição nesse evento e a forma de fazê-lo.

6. Júlio e Profª Terezinha levantaram a dificuldade de se conseguir tendas ou barracas para esses eventos. Foi lembrado que por duas vezes quem conseguiu a doação ou empréstimo foi o Tosihiro. Cascaes sugeriu encaminhar à Copel pedido de doação de uma barraca para os eventos dos projetos Zumbi/Mauá, Liberdade em Ação e Sol Nascente. A barraca poderia estampar a logomarca da Copel.

7. Círculo de Diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Prof. Nilson distribuiu convites sobre o evento que acontecerá dia 15/05, das 8h30 às 13h no Clube Santa Mônica. Incentivou a todos a participar como forma de aproximação do Movimento Nós Podemos Mudar o Mundo e o lançamento do movimento em Colombo.

8. Próxima reunião: a próxima reunião ficou agendada para dia 11/06, às 10h, na Escola Municipal Barão de Mauá, na Rua Anair Bonato Tosin, nº 580.

Não havendo outros assuntos em pauta a reunião foi encerrada. Memória elaborada por Nilson Izaias Pegorini.

NOME ENTIDADE E-MAIL

Josué Celegatti Irmandade Betânia josuecelegatti@hotmail.com


Catarina Cordeiro Irmandade Betânia schu.cata@hotmail.com


João Carlos Cascaes Lions Batel jccascaes@onda.com.br


Ismael Epifânio da Silva Sanepar ismaeles@sanepar.com.br


Ester Persike Irmandade Betânia epersike@bol.com.br

social@irmandadebetania.com.br


Júlio Pio Souza Assoc. Moradores Vila Zumbi

Profª Terezinha Escola M. Barão de Mauá

Vilma de Paula Moradora vilmapcapistrano@hotmail.com


Solange A. Dillenburg Pastoral Social solangedillenburg@hotmail.com


Nilson Izaias Pegorini FAE e Colégio Bom Jesus nilson.pegorini@bomjesus.br

Nenhum comentário: