sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Projeto de Extensão Controle de Zoonoses e Cães Errantes

PROJETO DE EXTENSÃO DA UFPR REALIZOU CENSO CANINO E FELINO NA VILA ZUMBI


Realizado pelo Projeto de Extensão Controle de Zoonoses e Cães Errantes na APA do Iraí – SANEPAR, o censo consiste na primeira de uma série de etapas a serem implantadas no município.

Por Bernardo WesslerDagostim



O Projeto de Extensão Controle de Zoonoses e Cães Errantes na Área de Proteção Ambiental – APA do Iraí – SANEPAR atua há alguns anos na região da APA do Irai, compreendida pelos municípios de Campina Grande do Sul, Colombo, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade da água, visto tratar-se de uma região com muitos rios que são utilizados para o abastecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana. O projeto iniciou as suas atividades trabalhando com o problema de um alto número de cães atropelados na BR – 116, e cujas carcaças posteriormente seriam carregadas pela água da chuva até o reservatório, sendo assim uma fonte de contaminação.

A partir deste histórico, o projeto vem ampliando sua área e formas de atuação. E uma delas é o censo canino e felino em diversas regiões da APA. No sábado, dia 21 de agosto de 2010, foi a vez da Vila Zumbi, em Colombo – PR, receber os alunos voluntários da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), com o apoio da SANEPAR, parceira do projeto, para a realização do censo canino e felino, organizado pelo projeto.

O censo consistiu em uma série de perguntas feitas em muitas residências (censo por amostragem), onde os alunos foram muito bem recebidos e a população se mostrou interessada pelas questões e assuntos relacionados ao projeto. Teve como objetivo avaliar o tamanho e as características da população de animais da região, para que haja possibilidade de comparação após a realização de atividades educativas, e também traçar um perfil da opinião dos moradores locais com relação as questões apresentadas.

Esta atividade não ocorreu de maneira isolada, ela é apenas uma primeira etapa de um programa a ser implantado no bairro, que receberá também material educativo infanto-juvenil e palestras sobre diversos assuntos, como zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, bem como de seres humanos para animais), bem-estar animal, guarda responsável e qualidade da água, tudo visando o objetivo maior de promover a preservação ambiental e a contínua melhoria da qualidade da água, através de investimento prático na educação da população.





Nenhum comentário: