sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Memória da Reunião Colegiado - 16/09/2010

Memória da Reunião Colegiado - 16/09/2010


SANEPAR



No dia 16 de setembro de 2010, às 10h30, na sede administrativa da SANEPAR/Bacacheri, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo. Iniciando a reunião o Coordenador Prof. Nilson acolheu a todos e pediu para que cada se apresentasse dizendo o nome e qual entidade representava. Em seguida passou a palavra aos representantes da Sanepar, que expuseram os trabalhos desenvolvidos naquela sede. Na sequência o Prof. Nilson comentou que em decisão de reunião de Colegiado foi decidido que essa forma de articulação do Projeto Zumbi Mauá – Ação Ecológica será mantida dessa forma até o final desse ano e que a partir do próxima ano os trabalhos continuarão de outra forma. Apresentou a pauta da reunião, cujos assuntos foram tratados na seguinte ordem:

1. Guarda Responsável de Animais. Prof. Nilson introduziu o assunto lendo o e-mail do Prof. Biondo e dizendo da satisfação pelo bom trabalho que vem sendo desenvolvido, muito além das expectativas iniciais. Em seguida passou a palavra ao Prof. Biondo que expôs sobre o convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Colombo, das reuniões já realizadas e de todos os passos a serem desenvolvidos não como uma ação isolada, mas como política pública municipal. Biondo falou do Censo Animal realizado na Vila Zumbi, com 280 casas visitadas. Disse que a UFPR está fazendo a tabulação dos dados e que para a seguinte etapa, que é a inserção no ensino, com capacitação dos professores, será necessário cumprir dois requisitos, a saber, a contratação pelo Município de três estagiários para acompanhar todo o desenvolvimento dos trabalhos e a impressão dos livrinhos. Biondo fundamentou a metodologia de trabalho desenvolvida com ênfase na educação. Após a capacitação de professores e a inserção no ensino, duas outras etapas serão desenvolvidas: o Concurso para Veterinário Mirim e as Castrações de Animais. Todos manifestaram grande satisfação pela forma como vem sendo desenvolvido o trabalho. Prof. Biondo solicitou apoio para conseguir aprovação da Prefeitura aos itens do ofício encaminhado, cujo documento Nilson ficou de enviar em anexo a essa memória, para conhecimento de todos. Nilson agradeceu a todos pelo empenho e colaboração nos preparativos do Evento do Censo Animal, especialmente a Escola Barão de Mauá e as colaborações para o almoço, o qual, segundo Tosihiro, estava ótimo.

2. Sede da Associação de Moradores. Nilson fez breve introdução ao assunto, dizendo que em várias reuniões já se falou disso e expôs as dificuldades que envolvem o projeto, especialmente porque não existe ainda nem a definição e nem a regularização do terreno que será destinado à Associação de Moradores, o que impede também que a Prefeitura de Colombo possa edificar o prédio da mesma Sede Associação de Moradores e da Creche. Júlio fez lembrar que no passado já existia uma sede de madeira e que depois iniciou-se a construção de um barracão, cuja fundação foi removida pela Cohapar, prometendo que uma nova e ampla sede seria construída no local, promessa nunca executada. Vanderléia, da Sanepar, lembrou que a Vila Zumbi não é mais área irregular e propôs uma reunião com o Presidente da Cohapar para agilizar a regularização do terreno da Associação de Moradores, pelo menos na forma de Comodato, disponde-se a agendar a reunião. Vanderléia disse que o recurso do Prêmio Melhores Práticas, que a Sanepar recebeu da Caixa Econômica Federal, pode ser utilizado para oficinas de Construção Civil, cujo produto final seria a construção da Sede da Associação de Moradores. Disse que o recurso tem que ser utilizado até o final do ano 2010. Nilson propôs uma reunião com o SENAI para ver a possibilidade de aliar essa construção com o Curso de Capacitação de trabalhadores para a construção civil. Nilson fará o contato e comunicará aos interessados.

3. Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Nilson disse que algumas partes já foram escritas, mas que a parte principal, que seria a divulgação dos serviços que as Entidades oferecem à Comunidade, recebeu poucos dados até o momento. Definiu-se o mês de outubro para o lançamento da edição. Antes disso todos deverão enviar as matérias.

4. FIB – Felicidade Interna Bruta. Nilson expôs os trabalhos da Equipe do FIB, que está elaborando projeto de implantação em Curitiba e Região Metropolitana, com possibilidade de incluir a Vila Zumbi dos Palmares, Condomínio Alphaville e Vila Liberdade. Nilson e Tosihiro fazem parte da equipe, que se reúne mensalmente na FIEP. Trata-se de um novo índice de medição do desenvolvimento de uma comunidade/nação, que está sendo desenvolvido e promovido pela ONU, contemplando nove indicadores: 1 - Padrão de Vida, 2 - Boa Governança, 3 - Estado de Saúde, 4 - Educação, 5 - Diversidade Cultural, 6 - Resiliência Ecológica, 7 - Vitalidade Comunitária, 8 - Uso Equilibrado do Tempo e 9 - Bem-estar Psicológico e Espiritual. Tosihiro comentou sobre o equivoco e injustiça que comete o PIB, o qual contempla positivamente fatores de desastres, acidentes, mortes e outros. Nilson consultou os integrantes do grupo sobre o interesse de que tal trabalho venha a ser implantado na Comunidade da Vila Zumbi, ao que todos manifestaram aprovação e concordância. Nilson ficou de comunicar próximos eventos a respeito.

5. Projeto Comunitário da PUC. Nilson comentou que marcou reunião com a Profª Mari – Coordenadora do Projeto Comunitário da PUC, para dia 29/09, às 8h30, no Campus da PUC/PR. Convidou a Profª Maria Helena e outras lideranças para firmar convênio de parceria com o Projeto Comunitário, o que possibilitará uma série de atividades a serem desenvolvidas nas Comunidades da Vila Liberdade e Vila Zumbi.

6. Filarmônica Lions. Tosihiro comentou sobre o Projeto da Filarmônica Lions, com aprovação da Lei Rouanet, que terá em torno de 140 integrantes, e que no próximo ano fará oito grandes apresentações para até 16 mil pessoas. Disse que com a venda dos ingressos a preços populares, para incentivo da música erudita, mais a venda de outros produtos, o montante dos recursos será utilizado para a criação e sustentação de uma Escola de Música erudita para crianças e adolescentes de baixa renda. Tosihiro também convidou os integrantes do grupo a participar da apresentação do projeto na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais no dia 05 de novembro.

7. Próxima Reunião: 15/10/2010, às 10h30, na Sede da Igreja Católica e Pastoral da Criança.

Concluindo a reunião, o Coordenador agradeceu a excelente participação, animando a todos para manter a coesão e o ânimo nos trabalhos.



Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.

Relação dos participantes:

NOME ENTIDADE E-MAIL

João Carlos Cascaes Lions Batel jccascaes@onda.com.br


Tosihiro Ida Lions Clube Batel

idatosihiro@terra.com.br


Julio Pio Souza Associação de Moradores

Verena Mehler Sanepar CRMA-N verenam@sanepar.com.br


Aldeneedes Oliveira Diorato Associação de Moradores

Eliane T. Kiel Sanepar elianetk@sanepar.com.br


Wanderleia Madalena Sanepar wanderléia ...

Nilson Izaias Pegorini Bom Jesus – Unifae nilson.pegorini@bomjesus.br


Mayra VR de Lara Sanepar mayravel@sanepar.com.br


Ana Paula Gonçalves CRAS Graciosa anapaula.gon84@gamil.com


Alexander Biondo UFPR abiondo@illinois.edu

Tatiana Paganardi CRAS Graciosa tati.paganardi@gmail.com

Mayara V.R. Lara Sanepar mayaravl@sanepar.com.br


Bernardo Wessler Dagostim UFPR bernardowd@yahoo.com.br


Josué Celegatti Irmandade Betânia josuecelegatti@hotmail.com


Ester Persike Irmandade Betânia social@irmandadebetania.com.br

Nenhum comentário: