quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Reunião Projeto Zumbi/Mauá

Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, boa tarde.
Segue memória da reunião do colegiado do acontecida hoje pela manhã, no Colégio Bom Jesus Internacional. Favor agendar a próxima reunião para dia 01/04/2009, às 9h, no BJ Internacional.
Abraço a todos.
Prof. Nilson – FAE Centro Universitário
2105-4111 – 9988-7791
nilson.pegorini@bomjesus.br

Memória da Reunião Colegiado - 18/02/2009
Pauta:
1. Acolhida
Prêmio Concurso de Trabalhos - FIEP
Plano de ação 2009 (cf. jornal): cronograma e responsabilidades.
Profª Heloisa – Projeto Biblioteca
Estágio UNIBRASIL:
Próxima reunião:


No dia 18 de fevereiro de 2009, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo, com a pauta acima exposta. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, lembrando que o projeto inicia seu terceiro ano de atuação, o que representa uma conquista tanto pelo êxito das ações em andamento como pela coesão da articulação. Disse também que este terceiro ano será promissor e também desafiador, mas que a capacidade de mobilização dos integrantes do Projeto será capaz de suplantar as dificuldades e desafios, coroando de êxito o Plano de Ação elaborado para 2009.
Em seguida cada participante recebeu a pauta da reunião e um exemplar do Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com o Plano de Ação para o ano 2009. Prof. Nilson apresentou uma relação de pessoas que comunicou a sua impossibilidade de participar da reunião, a saber: Irmã Ester, da Irmandade Betânia; Janine, do Lions Clube Batel; Profª Vera, da Unibrasil; Terezinha, da Unidade de Saúde Barão de Mauá e Diva, do Centro de Convivência. A partir de então cada participante se apresentou dizendo qual entidade representa e sua atuação no Projeto e fora dele. Merece destaque as novas adesões ao Projeto Zumbi/Mauá: Dalton Muniz, da ABC – Esperança Viva; Mari J.P. Alcazar – Voluntária na Escola Barão de Mauá; Henrique M. Giacomini e Arnaldo de Oliveira Gonçalves, da Cohapar; Rafaela S. Donato – Coordenadora do PELC, pela UFPR; Ênio Neth de Goss, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA – e do Centro de Agroecologia; Heloiza G. Schettert, da Ação da Cidadania. Esses novos integrantes e suas entidades representam novo vigor ao projeto, com novas idéias e novas potencialidades. Durante a apresentação houve muitas manifestações de satisfação pelo alcance do projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e suas ações.
Nas apresentações também foram manifestados projetos novos e desafios, tais como: Profª Ana Maria Mendes, da FAE Centro Universitário, manifestou o interesse de um grupo de alunos do Curso de Administração Integral desenvolver um trabalho sobre empreendedorismo e geração de renda, com início, meio e fim, para o TCC – Trabalho de Conclusão do Curso; Profª Heloíza manifestou o interesse de desenvolver um projeto de incentivo à leitura, através de biblioteca ambulante e ações de promoção da leitura; Bispo José Dutra expôs o desafio de garantir o espaço do Pavilhão das Formiguinhas da Vila Zumbi, uma vez que a imobiliária solicitou sua devolução. Dutra disse que terá reunião na Cohapar para tratar o assunto e buscar forma de manter o espaço e a estrutura das oficinas e sala de aulas já implementada; disse ainda que nos próximos dias a Renault do Brasil fará a entrega do carro para a oficina de mecânica de automóveis.
Concluída a apresentação, o Coordenador comentou sobre a nova premiação pelo Sistema FIEP – Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – Núcleo de Competência Instituições de Ensino Superior, no qual Diana Gurgel Pegorini e Nilson Izaias Pegorini participaram do “Concurso de Trabalhos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Movimento Nós Podemos Paraná”, recendo o 1º lugar. Todos manifestaram regozijo pela conquista da premiação. Profª Diana comentou que ela e Prof. Nilson estão inscrevendo o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e também o Projeto Sol Nascente – Vila Audi – no 4º Congresso de Extensão Universitária que acontecerá no mês de abril em Dourados/MS. Nilson comentou que tais participações visam tornar mais conhecido o Projeto e disseminar o modelo de abordagem sociambiental e de articulação de projetos.
Em seguida todos tomaram o Plano de Ação impresso no Jornal nº 4, para definir a equipe ou comissão que se responsabilizará pelas diferentes ações. Ficou assim definido:
Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi – Escola Profissionalizante. Continuará sob a coordenação do Bispo José Dutra e sua equipe, sendo que por ora a preocupação é garantir o espaço de trabalho.
Grupo Zumbi/Mauá Orgânico – Horta Orgânica do Centro de Convivência. Continuará sob a coordenação do Centro de Referência em Agroecologia e com o apoio da Escola Nilton Freire Maia, juntamente com a Direção do Centro de Convivência e o Grupo de Terceira Idade.
PELC – Projeto de Esporte e Lazer da Cidade. Será coordenado pela Profª Rafaela, da UFPR, e sua equipe de estagiários. Rafaela disse que haverá alguma modificação das oficinas, cf a divulgação que foi feita no Jornal nº 4, mas que tudo será feito em sintonia com as entidades locais e divulgado para toda a comunidade e aos integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Rafaela manifestou também interesse de maior integração e parceria com a Secretaria de Esporte da Prefeitura de Colombo.
Projeto de Esportes. Busca-se uma integração desses projetos. Para isso foi criada a seguinte comissão: Dalton, Osmair e Rafaela.
Biblioteca Comunitária da Apoio. Há necessidade de continuar os trabalhos de organização da mesma. Para isso foi constituída a seguinte comissão: Janine, Profª Heloíza, Tosihiro, Maria – Bibliotecária da Prefeitura de Colombo – Tosihiro e Direção da APOIO.
Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Prof. Nilson manifestou a dificuldade de patrocínio para impressão gráfica e pediu apoio para conseguir o patrocínio da próxima edição, sendo que a FAE garante o custo do jornalismo, criação e editoração.
Curso de Pós-Graduação em Educação e Saúde. Nilson comentou que o curso será certificado pela FAE e as aulas acontecerão no Campus Cristo Rei. Novos alunos poderão participar, porém, só receberão certificação de extensão universitária. A coordenação do curso continuará sendo feita pelo Prof. Carlos Mosquera e Elis Regina.
Rádio Comunitária. Para levar adiante o projeto foi constituída a seguinte comissão: Cascaes, Osmair, Bispo Dutra e FAE e Unibrasil.
Trabalho de Prevenção de Gravidez Precoce. Ficou designada a seguinte comissão: Terezina – Posto de Saúde, Tatiana (Escola Barão de Mauá), Unibrasil, Ir. Esther, Profª Heloíza e uma pessoa do Colégio Zumbi dos Palmares.
Mutirão de Arborização, com participação do Exército. Comissão: Bispo Dutra e Exército, sendo que Nilson fará ofício solicitando a participação do Exército; Ênio, da SEMA; Rafaela, do PELC.
Semana Cívica nas Escolas. Necessidade de envolvimento das escolas e suas Direções e professores. Bispo Dutra ajudará e também a Escola Nilton Freire Maia e Profª Heloíza.
Horta na Escola Municipal Barão de Mauá. Comissão: CPRA, Unibrasil, Escola Nilton Freire Maia e Secretaria da Educação e Maio Ambiente do Município.
Coral na Escola Barão de Mauá, sob a orientação do Marco Henrique, do Lions Batel e equipe das escolas.
Escola de Pais para toda a comunidade. Nilson fará contato com a Coordenação da Escola de Pais de Curitiba – Pastor José Ariston. Rafaela se dispôs a auxiliar com atividades do PELC.
Viveiro de Mudas de árvores a ser instalado na Colônia Penal, sob a coordenação do CPRA e SEMA.
Comemoração do Dia de Zumbi dos Palmares. Tratar-se-á do assunto na próxima reunião.
Questão do Lixo. Lorena voltou a insistir sobre o problema do lixo que é jogado próxima à BR 116 e da necessidade de se fazer alguma coisa em relação a esse problema que é crônico. Filipe, do CPRA, também manifestou necessidade de um trabalho a respeito. Constitui-se a seguinte comissão para tratar o assunto: Lorena, Felipe, Ênio, Perci, Verena, Roberto, Osmair, Urlei. A reunião da comissão ficou marcada para dia 27/02, às 14h, no Centro de Agroecologia, em Quatro Barras.
Concluindo a reunião, o Coordenador agradeceu a todos pela excelente participação, animando a todos para manter a coesão e o ânimo nos trabalhos. Em seguida foram distribuídos exemplares dos jornais para serem levados às entidades.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.
Relação dos participantes:

NOME
ENTIDADE
E-MAIL

Tosihiro Ida
Lions Clube Batel
idatosihiro@terra.com.br

José Ivane Dutra
Formiguinhas da Vila Zumbi
jovandu@terra.com.br

Diana Gurgel Pegorini
Voluntária
dianagurgel@onda.com.br

Ana Maria C. Pereira Mendes
FAE Mestrado
ana.mendes@fae.edu

Nilson Izaias Pegorini
Bom Jesus – Unifae
nilson.pegorini@bomjesus.br

Paulo Ferrari
CPRA
pauloferrari@cpra.pr.gov.br

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Memória de reunião - 26-10-08

MEMÓRIA DA REUNIÃO COLEGIADO
PROJETO ZUMBI/MAUÁ – AÇÃO ECOLÓGICA – 26/10/2008

No dia 26 de novembro de 2008, às 9h, no Convento da Irmandade Betânia, reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo. Irmã Ester, membro da Comunidade Betânia acolheu os participantes e colocou um vídeo institucional para explicar a missão da entidade. Em seguida o Coordenador do Projeto – Prof. Nilson – motivou o grupo a uma reflexão sobre a Parábola do Semeador (Mt.13,1-9) dizendo que a parábola foi proferida por Jesus para assegurar aos discípulos o êxito da proposta do Reino, apesar das adversidades que a mesma encontrava por parte das autoridades políticas e religiosas do sistema romano/judeu. Assim também o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, apesar de possíveis dificuldades, já tem êxito e continuará tendo porque os esforços e ações planejadas encontram terra fértil que os fazem frutificar. Prof. Nilson também acolheu a todos para a reunião, dizendo que a mesma teria caráter de avaliação e planejamento para o ano 2009. Mostrou rapidamente ao grupo uma apresentação do Projeto em Power Point para lembrar das principais ações desenvolvidas em 2008. Em seguida, após a apresentação de cada um, Nilson expôs a proposta de pauta, cuja reunião seguiu a mesma:
1. PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade. Rafaela, da Universidade Federal do Paraná, Coordenadora do Núcleo do PELC da Vila Zumbi, explicou ao grupo o significado e o alcance do PELC, como a UFPR participou do Edital, como o programa será desenvolvido na Vila Zumbi e das ações já realizadas. Rafaela fez memória da reunião na FAE, da pesquisa encaminhada às lideranças da comunidade, da reunião com as lideranças para expor o resultado da pesquisa e para firmar o compromisso e definir as ações. Comentou também do evento de sensibilização que aconteceu no dia 08/11 e da reunião que aconteceu na APOIO dia 24/11. Refaela disse ainda que ficou definido que a sede do PELC será na APOIO e que as atividades acontecerão em vários locais da comunidade e com diversos grupos de crianças, jovens, adultos e idosos. Disse também que as inscrições estão abertas na APOIO e também no Centro de Convivência; que a equipe do PELC está visitando as Escolas para explicar aos alunos a proposta, motivando-os a inscreverem-se nas oficinas. Comunicou também que as oficinas terão início no dia 19 de janeiro de 2009. Rafaela respondeu várias questões levantadas pelo grupo. Houve manifestação de que se inicie logo o processo de inscrição/participação de novo edital para que não haja interrupção após o primeiro ano de atividades. Rafaela deixou o endereço pelc@ufpr.br para contatos.
2. Projeto de Esportes e Parceria com UNIBRASIL. Nilson comentou que a proposta do PELC surgiu a partir das negociações do Projeto de Esportes. Disse que quando surgiu o PELC houve certa hesitação sobre a continuidade do Projeto de Esportes, mas que como o PELC privilegiará outras áreas, o esporte continuará a partir do que já vem sendo feito pelo Pastor China, pela Prefeitura de Colombo, pelo professor de Educação Física da Escola Municipal e pelo projeto da Associação de Moradores do Centro Industrial Mauá, com o aporte técnico/científico da Universidade. Nilson contou que aconteceu a reunião na UNIBRASIL para tratar desse assunto e deixou a palavra com a Professora Vera para dizer o que ficou acertado. Vera disse que a reunião foi produtiva e contou com as coordenações dos Cursos de Nutrição, de Fisioterapia e de Biomedicina. Disse que houve muita disposição das Coordenadoras para o engajamento dos alunos em estágio curricular apoiando o projeto de esportes, a alimentação/merenda escolar na Escola Municipal e outras necessidades da comunidade. A Profª Vera dispôs-se a conversar com a Direção da Escola e com a Nutricionista Elis Regina e também com a Terezina – Coordenadora da Unidade de Saúde, sobre os encaminhamentos seguintes. Nilson disse que aguarda a definição de dias , horários e número de alunos que farão o estágio curricular para negociar o transporte da UNIBRASIL para a Vila Zumbi. Profª Vera manifestou também a satisfação da equipe da UNIBRASIL participar do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Ainda sobre o Projeto de Esportes Osmair contou da iniciativa da Associação de Moradores do Centro Industrial Mauá, com o apoio de uma médico e empresário da área esportiva. Pastor China discorreu da importância dessas ações no âmbito do esporte, com a preocupação de formação integral das crianças e ainda da importância de integração desses mesmos projetos. Nilson propôs uma reunião com os vários coordenadores dessas ações para se buscar uma orientação comum e integrada.
3. Curso de Pós-Graduação em Educação e Saúde. A nutricionista Elis Regina, com apoio de uma apresentação em Power Point explicou como iniciou o engajamento de um grupo de professores na Escola Municipal Barão de Mauá. Contou da pesquisa que aconteceu com profissionais dos cursos de nutrição e fisioterapia da UNIBRASIL, a partir da qual se constatou índice elevado de risco alimentar ou desnutrição e vários problemas posturais e de visão. Desde então esse grupo de professores e a comunidade escolar estão empenhados na busca de solução para o problema alimentar das crianças e que uma das ações foi o Curso de Pós Graduação em Educação e Saúde. Disse que o curso e outras ações que estão sendo desenvolvidas, como a Semana de Arte, estão transformando a vida da Escola, de seus educadores e que tudo isso está resultando na satisfação dos alunos e de toda a comunidade. Elis e Profª Terezinha contaram do esforço que estão fazendo para conseguir alimentos no Ceasa do Atuba e do reforço que significaram as doações de alimentos da FAE. Nilson disse também que na reunião com a UNIBRASIL houve manifestação de interesse da mesma em promover um trote solidário para apoiar a alimentação das crianças na Escola Barão de Mauá. Bispo Dutra comentou da possibilidade de doação de uma cozinha industrial por um grupo da Alemanha às Formiguinhas da Vila Zumbi, o que poderá corroborar nesta mesma causa de suprir a carência alimentar das crianças. Houve também a sugestão de ampliar a horta da escola para produzir legumes para reforçar a merenda. Paulo Ferrari ficou encarregado de articular essa ação, com o apoio do Centro de Agroecologia e da Escola Nilton Freire Maia.
4. Feira do Produtor. Nilson contou da reunião que aconteceu da Comissão da Feira do Produtor com os feirantes e com a representantes da Prefeitura de Colombo. Disse que o interesse dos feirantes era de que a feira acontecesse semanalmente, mas que não será possível porque as barracas de feira somente poderão ser disponibilizadas pela Prefeitura de Colombo a cada 15 dias. Disse que haverá esforço para criar atrativos para levar mais gente à Feira, como brinquedos para crianças. Terezina sugeriu que sejam expostos calendários da Feira porque muita gente não sabe o dia que a mesma acontece.
5. Jornal. Nilson explicou que o conteúdo do jornal está pronto, mas que ainda não se conseguiu patrocínio para a gráfica. Houve sugestão de cotizar o valor entre vários patrocinadores. Houve sete manifestações de apoio para o patrocínio. Nilson ficou encarregado de dar seqüência/encaminhamento.
Em seguida Nilson pediu sugestões de novas propostas de ações para o ano de 2009, dizendo que muitas ações hoje em andamento terão continuidade. Assim, ficam definidas para continuidade as seguintes ações:
Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi – Escola Profissionalizante;
Grupo Zumbi/Mauá Orgânico – Horta Orgânica do Centro de Convivência;
PELC – Projeto de Esporte e Lazer da Cidade;
Projeto de Esporte;
Continuidade da Biblioteca Comunitária, com o apoio da Janine como Coordenadora da Comissão;
Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.
Novas propostas para 2009:
Rádio Comunitária. Nilson lembrou que Cascaes e Bispo Dutra já apontaram para a importância disso. Osmair contou que já houve encaminhamento de uma proposta. Ficou definida uma Comissão formada por Cascaes, Osmair, FAE e UNIBRASIL para estudar a viabilidade dessa proposta.
Trabalho de Prevenção de Gravidez Precoce, com participação ativa da Unidade de Saúde, das Escolas e apoio externo.
Mutirão de Arborização, com parceria do Exército (Bispo Dutra);
Semana Cívica nas Escolas. Formação para o civismo. Na Semana Pedagógica o Bispo Dutra conseguirá uma Equipe do Exército para tratar o assunto com os professores. Comissão: Dutra, Tatiana e alguém do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares.
Unificação/Integração do Esporte: reunião com os vários líderes buscando uma direção comum;
Horta na Escola Municipal Barão de Mauá;
Criação de um viveiro de mudas de árvores para plantio nos passeios das ruas e outros locais quando estiverem crescidas. Comissão: Tosihiro, Paulo Ferrari e Perci;
Comemoração do Dia de Zumbi. Cada segmento do PELC e demais grupos deverá pensar uma atividade para aquela semana que comemora Dia da Consciência Negra e Dia de Zumbi. Sugestão de convidar o Sr. Oziel de Moura, Cônsul do Senegal e o Bispo Dom João, de Paranaguá. Comissão: Tatiana, Osmair, Diana, Terezina, Irmã Lurdes (Colégio Estadual), Irmã Ester.
A primeira reunião do próximo ano ficou agendada para dia 18/02, às 9h, no Colégio Bom Jesus Internacional.
Finalizando a reunião o Coordenador agradeceu a todos pela excelente participação, pelo dinamismo e criatividade de todos. Lembrou novamente que o êxito do projeto de deve à qualidade das instituições parceiras e de seus representantes. Desejou a todos Feliz e Santo Natal.

Relator: Nilson Izaias Pegorini.

Lista de participantes:

NOME
ENTIDADE
E-MAIL
Tosihiro Ida
Lions Clube Batel
idatosihiro@terra.com.br
Elis Regina Pazini
Abranufi
saudeealimentacao@hotmail.com
José Osmair Possebam
AMCIM
contato@osmair.com.br
Edna G.F.Dutra
UNIBRASIL
egfdut@ibest.com.br
Miriam Moro
APOIO
mirianmoro@yahoo.com.br
José Ivane Dutra
Formiguinhas da Vila Zumbi
jovandu@terra.com.br
Vera Lúcia C. Silva
UNIBRASIL
veralucia@unibrasil.com
Terezinha Nunes Souza
Escola Municipal Barão de Mauá

Tatiana Bidinotto
Escola Municipal Barão de Mauá
tatianabidinotto@yahoo.com.br
Ester Fersike
Creche Betânia
social@irmandadebetania.com.br
Diana Gurgel Pegorini
Voluntária
dianagurgel@onda.com.br
Ana Maria C. Pereira Mendes
FAE Mestrado
ana.mendes@fae.edu
Janine A. Rodrigues
Lions Clube Guaira
nine_janine@hotmail.com
Pastor China
Escolinha de Futebol
china@ibb.org.br
Elizabeth G. Rosales
UNIFAE – Bom Jesus
Elizabeth@hotmail.com
Nilson Izaias Pegorini
Bom Jesus – Unifae
nilson.pegorini@bomjesus.br
Ismael Epifanio Silva
SANEPAR
ismaeles@sanepar.com.br
Paulo Ferrari
CPRA
pauloferrari@cpra.pr.gov.br
Cirami T. Hallgrel
Santa Mônica Clube de Campo
cimatahonda@hotmail.com
Denise do Carmo Ramos

denisenutrir@yahoo.com.br