Subject: RES: Memória da Reunião Colegiado 11032010
Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, boa tarde.
Segue arquivo anexo com a memória da reunião do Colegiado, cuja reunião aconteceu dia 11/03, quinta-feira passada. Favor agendar a próxima reunião que será no dia 16/04, 10h, no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa. A mudança do horário deve-se a uma reunião com as lideranças da Vila Liberdade, às 8h. No relatório ou memória consta também o cronograma das demais reuniões até novembro; favor anotar na agenda. Peço também a gentileza de verificar a possibilidade de sediar uma das reuniões na sua entidade (aquelas que tem sede na Vila Zumbi ou Centro Industrial Mauá). A intenção é que as reuniões aconteçam, ao longo do ano, nas diferentes entidades das Comunidades que fazem parte do Projeto.
Vocês receberam um e-mail convidando para fazer parte de um Grupo de Discussão. Para fazer parte do grupo há necessidade de adesão, respondendo o convite.
Favor anotar meu novo telefone (41)2105-4072 – FAE Centro – Rua 24 de Maio, 135.
Abraço a todos(as).
Prof. Nilson Izaias Pegorini
FAE Centro Universitário (41)2105-4072 e 9988-7791
nilson.pegorini@bomjesus.br
Memória Reunião do Colegiado Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica
11/03/2010 – Igreja Batista Esperança Viva
Pauta da Reunião:
1. Guarda Responsável de Animais
2. Concurso de Blogues
3. Informação sobre a Vila Liberdade
4. Ofertas de Cursos e Programas Entidades da Vila Zumbi e Centro Industrial Mauá
5. Vagas Escolas de Esporte Clube Duque de Caxias
6. Informação sobre as vagas Curso de Inglês BJ Internacional
7. Informação sobre as Formiguinhas da Vila Zumbi
8. Próxima edição do Jornal
9. Informações sobre a Associação de Moradores da Vila Zumbi
10. Limpeza do Lago de Contenção Vila Zumbi
11. Definição dos locais das próximas reuniões
12. Outros assuntos
1. Acolhida: Pastor Bartolomeu acolheu os participantes da reunião, dirigiu uma prece invocando as bênçãos de Deus para a mesma e em seguida expôs, com a ajuda de um filme, o Projeto da Igreja Batista Esperança Viva, as atividades e projetos que mantém e seus desafios.
2. Apresentação dos membros da reunião. Cada participantes se apresentou dizendo o nome e qual entidade representa.
3. Guarda Responsável de Animais. Esse assunto já havia sido discutido no final do ano passado e entrou na programação de 2010. Michele, da Sanepar, expôs que o Projeto iniciou a partir da preocupação e providências com os cachorros que eram atropelados e mortos na BR 116, cujas carcaças contaminavam as águas e afluentes dos rios. O projeto ganhou relevância a partir do trabalho de preservação da APA do Iraí. Outras motivações para o trabalho foram: mordeduras de cachorros aos leituristas da Sanepar, Copel e Correios, a destinação de carcaças, o controle de zoonoses e ainda o bem estar dos animais. O trabalho iniciou com um projeto piloto no Guaraituba. Falou da necessidade de envolvimento das lideranças comunitárias e da aplicação de questionários. Disse que o trabalho hoje é coordenado pela UFPR, como projetos de Extensão Universitária, contando com bolsistas remunerados e que tem o compromisso de produção de artigos científicos. Comentou do trabalho de educação sobre o assunto, através de palestras nas quais aborda-se a questão do controle de zoonoses, a guarda responsável dos animais e seus filhotes e o bem estar do animal, que reflete na qualidade de vida do animal e das pessoas. Comentou ainda sobre um material que foi produzido pela UFPR e que pode ser reproduzido para os trabalhos junto às comunidades. Comentou ainda sobre o Projeto Carroceiros, que trabalha a questão dos cavalos utilizados pelos catadores de lixo reciclável (vacinação, ferraduras, anemia, qualidade de vida animal). Disse que estaria agendado o início do trabalho para o dia 20/03, em parceria com a Prefeitura de Colombo – Secretaria de Meio Ambiente. Naquele dia os estagiários iniciariam um levantamento/diagnóstico da realidade, fazendo visitas nas casas, para o que seria necessário divulgação aos moradores. Michele e Verena ficaram de confirmar essa programação e quais demandas haveriam para o evento. Michele também ficou de fornecer orçamento para confecção das cartilhas. Para as palestras nas Escolas e outros grupos o Prof. Nilson agendará uma reunião com representantes das Escolas e do Posto de Saúde. Novas informações sobre o assunto serão encaminhadas por e-mail.
4. Questão de local para velórios. Padre Marcos expôs a dificuldade existente na Vila Zumbi pela falta de um local adequado para os velórios e o atendimento adequado aos familiares da pessoa falecida. A comunidade não dispõe de um espaço para essa finalidade e o local mais solicitado para tais eventos é a Comunidade Católica. Disse que muitas vezes o local está sendo utilizado para atividades pastorais e que haveria mesmo a necessidade um local adequado para essa finalidade. Pastor Bartolomeu e Júlio reforçaram essa necessidade. Júlio argumentou que esse espaço poderia ser conjugado com a sede da Associação de Moradores. Disse ainda que no próximo sábado, dia 13/03, o Deputado Edson Strapasson estará no local para iniciar o estudo de uma planta para a Sede da Associação de Moradores. Foi então constituída uma Equipe de Trabalho para levar adiante esse assunto (Júlio + Osmair + Padre Marcos + Pastor Bartolomeu + Vilma) e ficou definida uma reunião no sábado, às 9h, na Comunidade Católica, aproveitando a presença do Deputado Edson Strapassom. Nessa reunião também será tratado o assunto da trincheira na rodovia. Nilson ficou responsável pela elaboração de uma carta às lideranças da comunidade sobre o assunto da Capela Mortuária. Tosihiro sugeriu também a possibilidade de convênio com Funerária ou Cemitério para a construção da Capela Mortuária. Perci comentou da possibilidade de doação de telhas usadas do Clube Santa Mônica para a construção da sede da Associação. Tosihiro lembrou que haverá doação de madeira apreendida pelo Ibama, cujos trâmites estão em andamento.
5. Vila Liberdade. Nilson e Tosihiro comentaram sobre a visita às lideranças da Vila Liberdade, consultando-as sobre o interesse de estender o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica naquela comunidade. Comentaram da grande receptividade e disposição para o trabalho. Disse que ficou agendada uma reunião com os professores do Colégio Estadual Vila Liberdade amanhã pela manhã e outra amanhã pela tarde, podendo participar outras lideranças da comunidade. Nilson sugere que se inicie a discussão de projetos de modo independente e mais tarde venha a integrar o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.
6. Informação sobre as Formiguinhas da Vila Zumbi. Nilson comentou sobre a venda do barracão e que o Bispo Dutra está buscando novo espaço para abrigar o projeto da Guarda Mirim. Disse que por decisão do Bispo Dutra, a Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi não fará mais parte do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, ficando inteiramente sob a sua responsabilidade.
7. Informação sobre as vagas do Curso de Inglês no Colégio Bom Jesus Internacional.
Nilson lembrou da parceria com o Pastor China, desde o início do Bom Jesus Internacional, pela qual são oferecidas aulas de inglês para duas turmas da Vila Zumbi; que no início essas vagas eram preenchidas pelas crianças que participavam da Escola de Futebol do Pastor China. Nilson explicou que a partir do ano passado as vagas são preenchidas por crianças das diferentes entidades e que neste ano de 2010 foi o Colégio Estadual Zumbi dos Palmares quem selecionou os alunos para preencherem 15 vagas remanescentes. Novas vagas só serão oferecidas caso houver desistência de alunos.
8. Questão dos Correios. Júlio expôs a dificuldade da entrega de correspondências e da ausência de CEP de algumas ruas. Sugeriu-se convidar o Diretor Regional dos Correios para a próxima reunião, no dia 16/04.
8. Locais das próximas reuniões:
DATA LOCAL
16/04 Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa
13/05 Creche Irmandade Betânia
11/06 Comunidade Católica
15/07 A definir
13/08 A definir
16/09 A definir
15/10 A definir
11/11 A definir
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.
Curitiba, 12 de março de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário