quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Memória da Reunião Colegiado - 23/02/2010

Memória da Reunião Colegiado - 23/02/2010

Pauta:

1. Acolhida e apresentações
2. Retomada das Propostas de Ação para o ano 2010;
3. Inclusão da Vila Liberdade no Projeto;
4. Grupo de discussão – Cascaes;
5. Outros assuntos de interesse dos participantes.
6. Outros assuntos.

No dia 23 de fevereiro de 2010, às 9h, na APOIO – Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios - reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo, com a pauta acima exposta. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, justificando várias ausências que lhe foram comunicadas. Nilson lembrava o percurso de três anos de atuação exitosa do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e os novos desafios para o início do seu 4º ano, com a inclusão da Comunidade Vila Liberdade. Em seguida solicitou que cada um dos participantes se apresentasse manifestando sua disposição, em nome da entidade que representa, para esse novo ano de trabalho. Essa apresentação permitiu uma espécie de recordação e avaliação da trajetória, bem como a manifestação de grande entusiasmo e também de desafios que o Projeto terá que vencer. Ao apresentar-se a Terezinha Trevizan, aproveitou para contar a história do surgimento e evolução da APOIO, os serviços que presta à Comunidade e a forma de autossustentação. A partir de então foram tratados os assuntos na sequência da pauta.

1. Retomada das Propostas de Ação para o ano 2010. Nilson apresentou a síntese impressa das propostas definidas em reunião realizada no dia 12/12/2009, na qual constam ações de continuidade e ações novas. Lembrou que essa síntese já foi compartilhada ainda em dezembro.
2. Guarda Responsável de Animais. Lembrou-se rapidamente do que consiste essa ação, a sua importância e que já existe uma Comissão designada para esse assunto, faltando apenas a indicação de uma pessoa para representar cada Escola. Irmã Ester disse que até a próxima reunião a Creche Betânia terá a designação de uma pessoa para compor essa Comissão. Nilson ficou de fazer contato com as demais Escolas para solicitar a indicação de um representante. Verena consultou se para a próxima reunião do Colegiado poderia convidar a Michele para dar encaminhamento dessa questão, ao que o Colegiado respondeu positivamente.
3. Inclusão da Vila Liberdade. Nilson expôs as tentativas de contatos com lideranças da comunidade da Vila Liberdade e que por diversas situações não foi possível uma reunião com tais lideranças antes da reunião do Colegiado. Verena ficou encarregada de manter novos contatos com lideranças e definir uma data de reunião, possivelmente no Colégio Estadual da Vila Liberdade. Todos concordaram sobre a importância de inclusão daquela comunidade ao Projeto.
4. Grupo de Discussão. Cascaes propôs a criação de um grupo de discussão, via internet, como ferramenta de comunicação mais ágil e eficiente. O convite para fazer parte do grupo será encaminhado a todas as pessoas que integram a lista, sendo que para fazer parte do grupo cada um terá que aderir. Carlos Eugênio se dispôs a criar o grupo e encaminhar o convite aos membros da lista.
5. Concurso de Blogues. Cascaes propôs o lançamento de um Concurso de Blogues, com premiações, conforme critérios e regulamento próprio. Os assuntos dos Blogues deverão concorrer para os objetivos do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Terezinha Trevisan colocou à disposição o laboratório de informática da APOIO para a instrução/treinamento dos interessados e Cascaes se dispôs a elaborar o Regulamento do Concurso e fornecer a capacitação aos que se inscreverem. Todos ficaram encarregados de motivar adolescentes e jovens para participar do Concurso e contribuir para conseguir prêmios aos participantes do Concurso. Os blogues serão desenvolvidos ao longo do ano 2010, com avaliação e premiação no final do ano, em data a ser definida no Regulamento.
6. Orquestra Filarmônica, Coral e Escola de Esportes. Carlos Eugênio, Presidente do Lions Clube Batel, expôs o projeto que está tramitando no Ministério da Cultura, sob a Coordenação de um companheiro do Lions Clube Batel, para a criação de uma Orquestra Filarmônica e Coral, que será composto por crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda, possibilitando, portanto, o ingresso de crianças das comunidades Barão de Mauá, Vila Zumbi e Vila Liberdade, dentre outras. Carlos Eugênio também expôs a retomada do Coral Colibri. Foi sugerido propor essa atividade na Comunidade da Vila Liberdade. Carlos Eugênio expôs ainda a possibilidade de vagas para crianças e adolescentes dessas comunidades em Escolas de Esportes do Clube Duque de Caxias, do Bacacheri. São vagas gratuitas para Escola de Vôlei, de Basquete e Punhobol. Informações mais concretas de dias e horários, forma de inscrição, etc., serão fornecidas na próxima reunião.
7. Aulas de Inglês no Bom Jesus Internacional. Nilson comunicou que nos dias 10/03 e 12/03 serão retomadas as aulas semanais de inglês para crianças da Vila Zumbi e Centro Industrial Mauá. Serão admitidas as mesmas crianças que participavam no ano passado, como forma de continuidade e avanço progressivo no aprendizado. Caso houver vagas para novos alunos, haverá comunicação para seleção e inscrições.
8. Materiais para construção da Feira do Produtor. Tosihiro Ida comunicou que a relação de materiais solicitada ao IBAMA para a construção da Feira do Produtor foi aprovada e que o Lions Clube Batel assinou termo de convênio para a liberação dos materiais.
9. Formiguinhas da Vila Zumbi. Nilson fez breve explanação sobre a situação das Formiguinhas da Vila Zumbi. Da parte das comunidades e das crianças há um anseio de que haja continuidade das atividades iniciadas. Carlos Eugênio e Nilson se dispuseram a conversar com o Bispo Dutra para obter maiores informações sobre o plano de continuidade das ações.
10. Inventário de Cursos e Programas. Constatou-se, na reunião, uma diversidade de programas e cursos que são oferecidos nas entidades da Vida Zumbi. Em todos eles há uma dificuldade de formação de turmas. A dúvida é se não há interesse ou se falta divulgação. Para tanto decidiu-se fazer um inventário com todos os programas e cursos das diferentes entidades e fazer constar essa relação no próximo número do Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.
11. Próxima reunião: conforme cronograma das reuniões, aprovado em 12/12/2009, a próxima reunião acontecerá no dia 11/03, às 9h, na Igreja Batista Nova Esperança, situada na Rua Anair Bonato Tosin, 237 – Centro Industrial Mauá, ao lado da Creche Betânia.
12. Cronograma das Próximas reuniões:

DATA LOCAL
11/03 Igreja Batista Nova Esperança
16/04 A ser definido
13/05 A ser definido
11/06 A ser definido
15/07 A ser definido
13/08 A ser definido
16/09 A ser definido
15/10 A ser definido
11/11 A ser definido

Concluindo a reunião, o Coordenador agradeceu a excelente participação, animando a todos para manter a coesão e o ânimo nos trabalhos.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.




Relação dos participantes:
NOME ENTIDADE E-MAIL
Ana Maria C. Pereira Mendes FAE Mestrado
ana.mendes@fae.edu

Tosihiro Ida Lions Clube Batel
idatosihiro@terra.com.br

Carlos Eugênio C. Melo Lions Clube Batel cmelo@lions.org.br
Verena Mehler Sanepar CRMA-N verenam@sanepar.com.br

Ester Persike Irmandade Betânia social@irmandadebetania.com.br
epersike@bol.com.br
Ismael Epifanio da Silva SANEPAR ismaeles@sanepar.com.br
Terezina Nunes U.S. Mauá 3675-8308 e 9142-5404
Nilson Izaias Pegorini Bom Jesus – Unifae nilson.pegorini@bomjesus.br

Vilma de Paula Capistrano
Comunidade Vila Zumbi vilmapcapistrano@hotmail.com
Bartolomeu C. Souza
Igreja Batista bartocarneiro@hotmail.com
Gustavo Brandão
ABC Vida – IB Bacacheri gustavo@abcvida.org.br
Terezinha Trevisan
APOIO apoio_4@hotmail.com
Catarina Cordeiro
Irmandade Betânia schu.cata@hotmail.com
Josué Celegatti
Irmandade Betânia josuecelegatti@hotmail.com

João Carlos Cascaes Lions Batel jccascaes@onda.com.br

Nenhum comentário: