segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Última Reunião Colegiado Projeto Zumbi/Mauá - Ação Ecológica

Subject: Última Reunião Colegiado Projeto Zumbi/Mauá - Ação Ecológica




Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, boa tarde.



Segue convocação para a próxima e última reunião do Colegiado Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, que acontecerá na próxima quinta-feira, no dia 11/11, às 10h, no Centro de Convivência e Aprendizado Alphaville.



Vejam que essa será nossa última reunião do Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Queremos fazer como que uma avaliação da caminhada e colocar a perspectiva de continuidade, através de outras ações. Será bem importante que cada entidade que somou esforços ao longo da trajetória, esteja nesse momento final.



Coloquei como itens de pauta o que segue:



1. Apresentação dos assuntos e conteúdo do jornal nº 6;

2. Projeto Comunitário da PUC/2011;

3. FIB;

4. Guarda responsável de animais;

5. Curso Construção Civil e Sede Associação de Moradores;

6. Avaliação dos 4 anos do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.

Fiz também uma breve síntese das ações realizadas, arquivo que estou enviando anexo.





Abraço a todos(as).



Prof. Nilson Izaias Pegorini

Colégio Bom Jesus e FAE Centro Universitário

(41)2105-4072 e 9988-7791

nilson.pegorini@bomjesus.br


Síntese das Ações realizadas pelo Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica

1. Discussão dos problemas das Comunidades
Um dos maiores ganhos de todo o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi o espaço e a oportunidade de discussão dos problemas das Comunidades em diferentes grupos ou instâncias, tais como reuniões de Colegiado, reuniões de Comissões, reuniões com professores, com os moradores, e outras. Moradores, lideranças locais, professores, integrantes de entidades externas, representantes do governo, todos com as mais diferentes visões, discutiram todas as problemáticas das Comunidades, buscando possíveis soluções que trouxessem benefícios, dignidade e bem-estar aos moradores. Dentre os principais fóruns de discussão, destacam-se:
a. Instrumento de Consulta às comunidades, feito no mês de fevereiro de 2007, encaminhado às famílias através dos alunos das Escolas, com retorno uma semana depois, e tabulação dos dados por Escola;
b. Reunião com os moradores das comunidades, em março/2007, para apresentação dos dados da consulta e discussão de propostas de trabalho;
c. Reuniões com professores no início do projeto, em fevereiro de 2007, em julho de 2007, em julho de 2008, e através do Curso de Pós Graduação;
b) Prestação de contas das atividades desenvolvidas, reunindo as comunidades, no Ginásio de Esportes do Colégio Zumbi dos Palmares, no dia 07/04/2008. Organizado com o intuito de repassar à comunidade os resultados das ações realizadas e os objetivos futuros, o evento, que comemorou o aniversário de um ano do projeto, contou com aproximadamente 500 pessoas, que puderam participar de sorteios de brindes doados por empresas parceiros.
d. Reuniões mensais do Colegiado. Ao longo dos quatro anos foram realizadas reuniões mensais com representantes das entidades que integram o Projeto. Essas reuniões eram oportunidade de relato sobre o andamento das ações em curso, bem como para discutir de forma mais aprofundada os problemas das comunidades e buscar ações para a solução dos mesmos.
e. Reuniões periódicas das diferentes Comissões. Cada nova ação discutida no Colegiado era encaminhada através de uma Comissão formada espontaneamente por membros das entidades parceiras, normalmente com pessoas mais identificadas com aquela ação.

2. Evento de Lançamento público de Projeto no dia 31/03/2007, no pátio do Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa, com:
• presença dos moradores e autoridades do Município, do Estado e das Entidades parceiras;
• apresentação do Coral do Colégio Bom Jesus,
• apresentação de Teatro Menestrel das Virtudes,
• apresentação de capoeira por grupo local.
No evento aconteceu o plantio de 180 mudas de árvores e a distribuição de 700 mudas de árvores frutíferas nativas. Foi também apresentado o Jogo Limpo, que seria posteriormente utilizado nas Escolas.

3. Trabalho Educacional sobre Meio Ambiente, através de:
a. Jogo Limpo: um jogo pedagógico desenvolvido a partir da realidade levantada nas comunidades, com os principais referenciais das mesmas, impresso em papel cartolina, tamanho A3, plastificado, com peças em EVA para marcação e um dado, na quantidade de 3.000 unidades. O jogo foi utilizado em sala de aula, com dinâmica conduzida pelo professor. Participam do jogo três crianças, que ao agir em favor do meio ambiente avançam e ao agir em prejuízo do meio ambiente regridem ou são excluídas do jogo. O vencedor do jogo ganha o prêmio de ser líder ambiental na sua comunidade, que é o grande objetivo do trabalho educacional. Cada criança ganhou um jogo para levar para sua casa e jogar com amigos e familiares e cada Escola ficou com um Kit para outras utilizações.
b) Palestra/orientação sobre seleção de lixo. Para diminuir a quantidade de lixo destinada ao aterro sanitário e promover nos alunos a conscientização sobre o lixo, a reciclagem e o meio ambiente, foi desenvolvido um trabalho em sala de aula com os alunos das Escolas. O trabalho nas Escolas foi coordenado pela pedagoga Daniele Bonacin, da Aliança Empreendedora e Coopzumbi, que foi de sala em sala conversar com os alunos sobre o assunto do lixo, sua separação, e a questão do meio ambiente.
c) Reunião com Coordenador de Resíduos Sólidos da Prefeitura Municipal de Colombo. Para que a coleta do lixo acontecesse de forma mais efetiva pela Prefeitura Municipal de Colombo, evitando acúmulo de lixo, criação de insetos e larvas, mau cheiro e má impressão visual, o coordenador de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Colombo esteve presente na reunião do Colegiado do Projeto para ouvir a problemática da comunidade e buscar soluções.
d) Palestra para professores. Durante a Semana Pedagógica de julho de 2007, um professor da FAE Centro Universitário, ministrou palestra aos professores das Escolas Municipal e Estadual, sobre a questão ambiental, suas ameaças e a necessidade de maior cuidado.
e) Projeto Zumbiental. Após oficina desenvolvida com os professores, estes desenvolveram o trabalho com os alunos, resultando em mostras de trabalhos para exposição à Comunidade. No ano 2007 o assunto foi Lixo Reciclável e em 2008 foi sobre a Carta da Terra. Inúmeros trabalhos foram apresentados. Através desse trabalho buscava-se tomar consciência sobre a questão ambiental.
f) Trabalho de orientação sobre a questão do Lixo
Em pesquisa com os moradores no início do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, em 2007, a questão do lixo foi apontada como um dos maiores problemas. Na época os moradores queixavam-se da quantidade de lixo esparramada no bairro, nas valetas, nos lotes, no Rio Palmital. Parte desse lixo era conseqüência do descarte feito pelos mais de 200 carrinheiros, ao fazerem a triagem do lixo que coletavam para reciclável. Como, na época, a coleta do lixo pela Prefeitura era precária, dificultada pelas condições de acesso, muito lixo era amontoado e queimado, causando mau cheiro e criação de insetos e pequenos animais. Atualmente, com a melhoria da pavimentação das ruas, a coleta do lixo acontece três vezes por semana. Apesar disso, ainda persiste a questão do lixo nas ruas, calçadas, passeios, lotes, junto à Rodovia e lago de contenção de águas pluviais, conseqüência de fator cultural. Na busca de solução do problema, lideranças da Sanepar e da Prefeitura de Colombo, estão reunindo os moradores semanalmente, por ruas, para discutir o assunto, traçar compromissos e metas, realizar ações de mutirão de limpeza, e outros. Esse trabalho vem mudando significativamente a comunidade. Uma vez mais se comprova que a educação é grande fator de mudança.

4. Horta Dr. Mário de Mari – Colégio Estadual Zumbi dos Palmares.
No Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, com aproximadamente 1400 alunos, foi construída uma horta em espaço ocioso de 360m². A construção e cultivo da horta, além de suprir e complementar a merenda escolar, propiciou o desenvolvimento de atividades de ensino interdisciplinar com os alunos, incentivou os alunos e suas famílias a cultivarem hortas domiciliares e ainda contribuiu na educação para a alimentação saudável.

5. Horta Orgânica – Centro de Convivência
A Horta Orgânica, no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa foi iniciada em 2008, pelos membros do grupo de Terceira Idade do Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa, com o apoio do Centro Paranaense de Agroecologia e da Escola Newton Freire Maia, de Quatro Barras/PR. Visa o engajamento dos membros da Terceira Idade em atividade física saudável, a educação ambiental e alimentação saudável, bem como a geração de renda às famílias que participam dos trabalhos. Outro objetivo é disseminar na comunidade a idéia de hortas domiciliares.
No dia 01/10/2008, às 15h, o Governador Roberto Requião visitou a Horta Orgânica do Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa. A horta orgânica é uma das atividades do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, sob a coordenação do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e da Escola Agrícola Nilton Freire Maia, entidades parceiras do Projeto. O Governador, incansável defensor da agricultura orgânica, parabenizou o Projeto pelas parcerias e significativas ações que está desenvolvendo na Vila Zumbi. A visita do Governador significou reconhecimento às ações do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e incentivo aos seus integrantes. Disse o Governador: “Estou maravilhado com as coisas que estão acontecendo aqui na Vila Zumbi”.

6. Mutirões de Plantio de Árvores
a. Plantio de 180 mudas grandes de árvores em lugares públicos (Escolas, Centro de Convivência, Unidade de Saúde) e distribuição de 700 mudas pequenas de árvores frutíferas nativas, no dia 31/03/2007;
b. Mutirão de Arborização Urbana, no dia 11/10/2008, com orientação sobre importância, método de plantio e cuidados, realizados em 74 turmas de alunos e salas de aulas das Escolas (Creche, Municipal e Estadual) e mobilização das Comunidades para plantio e distribuição de 800 mudas de árvores nos passeios das ruas da Vila Zumbi, com apresentação de dupla sertaneja Valdecyr e Valdiney em carro de som;
c. Plantio de 4.000 mudas de árvores junto ao Rio Palmital, Açude de Contenção e Rodovia 116, pelo Projeto CREAR, com apoio financeiro do Governo de Gênova/Itália, em janeiro-fevereiro de 2008;
d. Mutirão de Arborização Urbana, com plantio e distribuição de 700 mudas grandes de árvores frutíferas e nativas para os passeios das ruas e nos lotes dos moradores, no dia 15/10/2009.

7. Feira do Produtor
No ano 2008 funcionou a Feira do Produtor, na Rua Principal, em frente à Comunidade Católica da Vila Zumbi, com o apoio da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Colombo, que cedia, montava e recolhia as barracas da Feira. A participação na Feira do Produtor era totalmente gratuita e tinha como objetivo comercializar produtos dos moradores das comunidades (artesanato e alimentos) e de produtores agrícolas do Município de Colombo, para atender a comunidade local, do entorno e visitantes. A renda das vendas dos produtos era 100% do produtor ou entidade participante. A Feira do Produtor acontecia quinzenalmente, aos sábados, das 9h às 13h. Interessados na comercialização de produtos eram cadastrados no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa.
A partir do ano 2009 não foi mais possível manter a Feira do Produtor por falta de estrutura, especialmente das barracas, que não foram mais fornecidas pela Prefeitura Municipal de Colombo, em função de outras demandas das mesmas. Pensa-se retomá-la a partir de quando a Associação de Moradores tiver sua sede construída e local apropriado para a mesma Feira.

8. PELC – Projeto de Esporte e Lazer da Cidade, através de parceria com a UFPR, durante todo o ano de 2009, com diversas atividades desenvolvidas por uma Coordenadora e seis acadêmicos estagiários do Curso de Educação Física, com dedicação de 12 horas semanais.
O PELC visa, em síntese, suprir a carência de políticas públicas e sociais. Como parte do PELC, destaca-se a dimensão do lazer como instrumento importante no fortalecimento do esporte e lazer como direito social. Procura atender todas as faixas etárias, sem abrir mão do atendimento a pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, em atividades sistemáticas.
São objetivos do PELC:
• Democratizar o acesso a políticas públicas de esporte e lazer;
• Difundir a cultura do lazer através do fomento a eventos de lazer construído e realizado de forma participativa com a comunidade;
• Reconhecer e tratar o esporte e o lazer como direito social;
• Articular ações voltadas para públicos diferenciados;
• Fomentar a ressignificação de espaços esportivos e de lazer.
Através de consulta às lideranças da comunidade foram definidas atividades nas seguintes áreas: Música, Capoeira, Dança, Expressão Corporal, Artes, Esportes, Recreação e Educação Ambiental. Principais ações desenvolvidas:
1. Festival de Férias: Aconteceu na semana de 19 a 23/01/2009, no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa, no período da tarde, com as seguintes atividades: dança, brincadeiras, capoeira, jogos e outras.
2. Oficinas de Capoeira: Capoeira é jogo, luta, dança. Uma manifestação cultural afro-brasileira, criada no Brasil pelos escravos que buscavam a liberdade. Hoje a capoeira é vista como patrimônio cultural e sua prática é uma expressão de liberdade para todas as idades. As oficinas aconteceram às quintas-feiras e sábados em diferentes horários, para crianças e jovens, na ONG APOIO.
3. Oficina de Artes: A oficina de Artes trabalhou as habilidades artísticas e manuais com crianças, adolescentes, adultos e idosos, na ONG APOIO, nas segundas, quintas e sábados. Trabalhou-se na construção de peças de decoração e utensílios domésticos, utilizando, entre outros, materiais recicláveis. Como resultado da oficina, foi realizado um bazar para a mostra das peças produzidas durante o curso.
4. Ginástica para hipertensos e diabéticos: Esta oficina trabalhaou atividades físicas para idosos e pessoas maduras. Foram feitas atividades como alongamentos, caminhadas, atividades recreativas, confraternizações e o desenvolvimento da qualidade de vida a partir de práticas corporais saudáveis. As atividades aconteceram na APOIO, às segundas e terças-feiras.
5. Esportes Recreativos: Além dos jogos de futebol, vôlei e outras modalidades tradicionais, o Esporte Recreativo proporcionou aos moradores das comunidades conhecer e vivenciar outros esportes e práticas diferenciadas como o Futebol Americano. Para os idosos, foram promovidas caminhadas e outras atividades recreativas. As atividades, que aconteciam nas segundas e terças-feiras, nas quadras do Centro de Convivência, visavam recriar e interagir com o ambiente e a comunidade.
6. Dança Recreativa: As aulas de dança tiveram como intuito a dança em forma de lazer e bem estar físico. Foram transmitidas noções de ritmo e musicalidade, através de coreografias atuais, em estilos de danças diversas e também através de vivências recreativas. Fizeram parte dos estilos a dança afro e o axé, os principais estilos da dança de salão, salsa individual, entre outros. Durante as aulas os alunos faziam alongamentos apropriados às atividades realizadas. As atividades aconteceram nas segundas e quartas-feiras, na APOIO, em diferentes horários.
7. Brincando e Dançando na Melhor Idade: Esta oficina foi direcionada às pessoas da melhor idade, proporcionando atividades rítmicas como danças de salão, danças circulares, jogos adaptados e outras, nas terças e quartas-feiras, no Centro de Convivência.
8. Recriando e Construindo a Música: A oficina, que acontecia na Capela Nossa Senhora de Fátima, às segundas e quartas-feiras, visava vivenciar os ritmos populares do Brasil como samba, forró e maracatu, utilizando instrumentos de percussão e o próprio corpo. Foram também construídos diversos instrumentos com materiais recicláveis.

9. Comemoração Dia de Zumbi:
Ao longo do tempo o Projeto tinha a preocupação de gerar nos moradores orgulho do seu bairro. Em vista disso fez todo um esforço de maior conhecimento do líder que deu nome à Comunidade da Vila Zumbi dos Palmares. Sabendo que as Escolas já realizam diversas atividades com o mesmo intuito, o Projeto proporcionou duas atividades diferenciadas:
a. Ano 2007 – Exibição do Filme Documentário Quilombo, do Diretor Carlos Diegues, no dia 20/11/2007, no Barracão da Cohapar;
b. Ano 2009 – Evento no dia 14/11, para comemoração do Dia da Consciência Negra e resgate da memória de Zumbi dos Palmares. O evento contou com um série de serviços à comunidade, em homenagem ao seu patrono, dentro os quais destaca-se:
a. Distribuição de 1000 (hum mil) mudas de árvores frutíferas nativas (jabuticaba, araçá, pitanga e cerejeira);
b. Serviço de Consultoria Jurídica, pela UFPR;
c. Serviço de orientação sobre saúde animal, pela UFPR;
d. Serviço de corte de cabelo e manicure, pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Colombo;
e. Brincadeiras, jogos, capoeira e animação pelo Programa de Esporte e Lazer da Cidade – PELC – da UFPR;
f. Certificação pelo Lions Clube Curitiba Batel aos alunos que participaram da Campanha do Cartaz pela Paz, promovida pelo Lions Clube Internacional;
g. Homenagem do Lions Clube Batel à Comunidade da Vila Zumbi dos Palmares, no seu cinqüentenário de serviço à comunidade;
h. Coral da Sanepar, com mais de 20 integrantes;
i. Coral Colibri, com mais de 20 integrantes.
O evento contou com carro de som e palco, fornecido pela Prefeitura Municipal de Colombo.

10. Biblioteca Comunitária na APOIO – Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios.
Tendo como uma de suas âncoras o aspecto educacional, os membros do Projeto propuseram a criação de uma biblioteca comunitária que não estivesse restrita aos colégios, mas aberta a todos os moradores, como acontece no Farol do Saber, no município de Curitiba. Sabendo da existência de uma biblioteca nesses moldes junto à APOIO, decidiu-se conhecê-la e dialogar com a Direção da Entidade a forma de melhor atender a comunidade. A biblioteca da APOIO possuía excelente espaço, bom acervo e oferecia serviço totalmente gratuito, mantido por voluntários. Dessa forma, decidiu-se pelo fortalecimento da biblioteca existente, constituindo-se uma Comissão para tratar o assunto. De antemão, viu-se a necessidade de realizar uma campanha para melhorar e ampliar o acervo e a instalação de computadores para acesso à internet.
A partir dessa realidade, destaca-se a campanha para aumento e atualização do acervo e de outros materiais necessários à biblioteca, tais como prateleiras, computadores, impressoras e material de experiente que foi lançada em junho de 2008 junto às entidades parceiras. Quantidade relevante de acervo e outros materiais foram doados por entidades e pessoas físicas. A própria entidade APOIO providenciou sala maior e estrutura de estantes para organização do acervo e melhor serviço de atendimento à comunidade.

11. Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica
O propósito do jornal sempre foi dar visibilidade às ações desenvolvidas junto aos moradores das comunidades e às entidades parceiras, bem como incentivar outras comunidades e entidades a desenvolver ações a partir dessa metodologia de articulação e integração das forças locais, com apoio de entidades parceiras. Foram editados 6 jornais, com tiragem de 5.000 exemplares cada edição, algumas com 4 páginas e outras com 8 páginas, todas coloridas e em papel reciclado. O trabalho de jornalismo e diagramação sempre foi feito pela FAE Centro Universitário e Colégio Bom Jesus e a impressão gráfica sempre foi feita através de patrocínios.

12. Cursos
a) Curso para Carrinheiros e trabalhadores da Coopzumbi. Professores e alunos do Curso de Administração Integral da FAE Centro Universitário promoveram um curso de Administração para os carrinheiros cooperados da COOPZUMBI, no 2º semestre de 2007. O curso, com duração de 30 horas, contribuiu para despertar nos cooperados o cultivo de sonhos e perspectivas de futuro, de crescimento pessoal e profissional. Além disso, o curso possibilitou a criação de uma sala de aula na cooperativa e uma cozinha que faz o almoço diário aos seus trabalhadores cooperados.
b) Curso de Arranjos Florais. Para proporcionar uma nova formação de trabalho às mulheres da comunidade da Vila Zumbi dos Palmares e Centro Industrial Mauá, o curso buscou uma qualificação que possibilitasse a prestação de serviços a eventos, festas e comemorações, dentro e fora da comunidade. O curso trabalhou questões como materiais e técnicas de montagem de arranjos florais, conservação e manipulação de plantas. As alunas tiveram aulas teóricas e práticas durante cinco tardes, totalizando 20 horas de curso.
c) Curso de Jardim e Horta na Coopzumbi. A comunidade da Vila Zumbi dos Palmares e do Centro Industrial Mauá teve a oportunidade de desenvolver práticas voltadas ao planejamento, a implantação e a conservação de jardins e hortas, através da ação comunitária Jardim e Horta na COOPZUMBI. O curso capacitou moradores e trabalhadores da região a produzir hortaliças para próprio uso, diminuir os custos da alimentação, melhorar sua qualidade de vida e bem estar, através da alimentação com produtos orgânicos, e desenvolver uma atividade de geração de renda, contribuindo para o equilíbrio ambiental. Os trabalhadores receberam orientação de um técnico agrícola sobre tipos de plantas, sondagem e adubação do solo, cuidado das plantas e o combate de pragas. O curso, com uma carga horária de 20 horas, atingiu 20 trabalhadores.
d) Curso de Capacitação em Empreendedorismo/Organização e Métodos na Reciclagem do Lixo. O objetivo do curso era aprimorar a habilidade de criar, renovar, modificar e conduzir a gestão de empreendimentos inovadores para os membros da cooperativa de carrinheiros e demais trabalhadores da COOPZUMBI. O curso, ministrado por um profissional da aérea de reciclagem, foi desenvolvido ao longo de 16 dias, somando 32 horas. A iniciativa possibilitou a aprendizagem do método dos 5S (senso de utilização, de organização, de limpeza e higiene, de padronização e de disciplina) e do método dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). Buscou-se, assim, ampliar a visão de negócio do lixo, sua importância para o meio ambiente e aumentar a auto-estima dos trabalhadores.
e) Curso sobre fabricação de aquecedores solares na COOPZUMBI. Através do curso, com carga horária de 20 horas, os trabalhadores aprenderam sobre o mecanismo do aquecedor solar, seus componentes, a técnica de fabricação e instalação. O curso visava geração de renda para as famílias da comunidade, além da diminuição do consumo de energia elétrica, tornando-se também uma ação em favor da sustentabilidade do planeta.
f) Curso de Jardinagem. Sob a orientação do responsável pelos jardins do Alphaville de São Paulo, o curso que se restringiu a uma tarde, visava capacitar pessoas das comunidades para o cultivo de jardins em suas casas/lotes, bem como para a empregabilidade no setor de ajardinamento.

13. Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi.
Por iniciativa do Ceronel, Professor e Bispo José Ivane Dutra, da Igreja Evangélica Jesus de Nazaré, foi criada a Guarda Mirim e Escola Profissionalizante “Formiguinhas da Vila Zumbi. Através de apoios financeiros e patrocínios, Coronel Dutra conseguiu uniformes (boné, colete e tênis), aproximadamente 200 cestas básicas, presentes de Natal e Páscoa, entre outros benefícios aos integrantes da Guarda Mirim. Conseguiu também o patrocínio de empresas para a montagem das oficinas de mecânica de automóveis, de eletricidade, de pintura, de bijuterias e de informática. Conseguiu ainda o empréstimo para utilização de uma barracão e móveis para equipá-lo, além de um carro Renault Sandero 0Km, da fábrica de automóveis Renault do Brasil, para ser utilizado na oficina de automóveis. Durante um período de aproximadamente um ano, um grupo de 70 crianças recebia formação em valores humanos e cidadania, além de aulas de iniciação profissional, através de encontros semanais aos sábados à tarde. As crianças também receberam instruções para desfile que participaram na abertura da solenidade do Dia da Pátria, no dia 07/09/2008, na Avenida Cândido de Abreu – Centro Cívico de Curitiba. No início do ano 2010 o barracão que era utilizado como sede foi vendido e a Guarda Mirim “Formiguinhas da Vila Zumbi – Escola Profissionalizante foi desvinculada do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e ficou direta e tão somente vinculada ao Bispo e Coronel José Ivane Dutra e sua Igreja.

14. Curso de Pós Graduação
No início do ano 2008 um grupo de professores voluntários se propôs desenvolver um trabalho de apoio à educação na Escola Municipal Barão de Mauá, na Vila Zumbi dos Palmares e Centro Industrial Mauá. Iniciaram com uma pesquisa para diagnóstico de saúde das crianças. A partir da pesquisa detectou-se problemas posturais e déficit alimentar de ¼ da população escolar. Na busca de solução dos problemas, uma das formas foi capacitar melhor os professores para o enfrentamento dessas situações, através de um Curso de Pós Graduação em Educação e Saúde, com ementa e conteúdo programático direcionado à realidade da comunidade escolar. O curso foi desenvolvido ao longo de dois anos, com aulas aos sábados, pela manhã e à tarde, a cada 15 dias, com professores voluntários e gratuitamente certificado pela FAE Centro Universitário, sob a coordenação do Prof. Carlos Mosquera, da ABRANUFI, com professores da Faculdade de Artes do Paraná, da UFPR, da FAE Centro Universitário e de outras instituições de ensino.

15. Consultoria Jurídica. Nos anos de 2007 e 2008 as comunidades receberam consultoria jurídica gratuita, através do atendimento de um advogado patrocinado pela empresa Brasil Leilões, que dedicava inicialmente duas horas semanais para orientar as pessoas sobre os mais diferentes problemas jurídicos que enfrentavam no seu cotidiano. No ano 2008 o atendimento passou a ser mensal, devido à diminuição da procura.

16. Orientação Vocacional. Criada para orientar estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares sobre a opção vocacional, esse trabalho foi realizado por uma psicóloga cedida pela empresa Brasil Leitões, que desenvolveu orientação vocacional através de palestras e dinâmicas. Os alunos foram atendidos, gratuitamente, em seções marcadas pela escola, e também no consultório da psicóloga. Na Escola Municipal Barão de Mauá o trabalho foi direcionado aos professores e profissionais.

17. Curso Auxiliar de Eletricidade. O Curso de Auxiliar de Eletricidade, com carga horária de 812h, foi desenvolvido pela Extensão Universitária da FAE Centro Universitário, nos anos 2009 e 2010, e contemplou 12 jovens do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares entre os participantes. Esses jovens receberam o curso totalmente gratuito, além de transporte, uniforme, almoço e lanche, cesta básica mensal e seguro de vida, com encaminhamento para o emprego. O curso teve como objetivo, além de formar profissionais na área de eletricidade, formar cidadãos líderes, com base em valores humanos, com consciência ambiental e responsabilidade social.

18. Guarda Responsável de Animais.
Em parceria com a UFPR, a Sanepar e a Prefeitura Municipal de Colombo, iniciou-se em 2010 um trabalho sobre a Guarda Responsável de Animais, desde o censo dos animais, um trabalho de conscientização/educação nas escolas e na comunidade em geral, a análise de doenças e trabalho de prevenção de doenças, castração de cachorros e gatos e outras ações. O projeto que iniciou como piloto na Vila Zumbi dos Palmares e Centro Industrial Mauá, se estenderá a todo o Município de Colombo.

19. Defesa do Direito do Cidadão da Vila Zumbi.
No ano 2009 houve mobilização das lideranças para garantir que sejam cumpridas os projetos divulgados pelo Governo, tais como a Construção da Creche, a construção da sede da Associação de Moradores, a construção do barracão da Cooperativa dos Carrinheiros (lixo reciclável), a ligação da Vila com outras comunidades, trincheira na rodovia. Outras questões foram levantadas: os valores dos contratos de regularização dos imóveis, a pavimentação das ruas que estava apresentando falhas de construção, rachaduras dos sobrados e outros. Esses assuntos foram e continuam sendo discutidos e buscando meios de solução, tais como:
a) Audiência com o Chefe da Casa Civil: No dia 04 de outubro de 2009, em audiência com o Secretário de Estado Sr. Carlos Moreira – Chefe da Casa Civil, as lideranças da Associação de Moradores e do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, apresentaram documento e relataram uma série de irregularidades na execução das obras do Governo, das quais pediram solução.
b) Audiência com o Secretário de Assuntos da Comunidade: no dia 21/04/2010 uma Comissão de lideranças das Comunidades esteve levando o assunto ao Secretário de Estado Sr. Milton Buabssi, que assumiu o compromisso de levar as demandas às autoridades competentes.
c) Pedido de intervenção do Ministério Público. No dia 28/07/10 uma Comissão de lideranças das Comunidades levou as demandas ao Ministério Público, solicitando averiguação de responsabilidade sobre tais assuntos;
d) Núcleo de Práticas Jurídicas da FAE Centro Universitário e Ações para Ministério Público. No dia 16/10/2010, das 9h às 14h, um grupo de alunos do Curso de Direito da FAE Centro Universitário, acompanhados de seus professores e do Núcleo de Práticas Jurídicas, atendeu 64 famílias, as quais expuseram os problemas que estavam tendo em relação à regularização fundiária de seus terrenos, bem como outros problemas relativos às obras realizadas pelo projeto Direito de Morar. Essas manifestações da comunidade serão encaminhadas para o Ministério Público Federal para averiguação e providências.

20. Campanhas de Doações
A Projeto desde o início e sempre procurou evitar assistencialismo por acreditar que esse não seria o meio de emancipação plena das comunidades. Porém, a estrutura de articulação envolvendo muitas entidades e por longo tempo, atrai a atenção de pessoas que querem contribuir de alguma forma, muitas das vezes através de donativos, o que não se pode recusar. Isso ocorreu muito ao longo dos anos. Os donativos foram sempre encaminhados a entidades e grupos ligados ao Projeto.
a. Doações de alimentos feitas pela FAE Centro Universitário à Coopzumbi, em apoio à cozinha/almoço aos trabalhadores da cooperativa;
b. Doações de alimentos feitas pela FAE Centro Universitário à Escola Barão de Mauá, para apoio à merenda escolar;
c. Campanhas de alimentos e agasalhos feitas pelo Colégio Bom Jesus Internacional e destinadas à Escola Barão de Mauá, Creche Betânia e Centro de Conviência;
d. Doações de panetones às Comunidades da Vila Zumbi e Centro Industrial Mauá, nos anos de 2009 e 2010, feitas pelo Lions Clube Batel;
e. Campanha de doações de alimentos, roupas e materiais para ajudar na reconstrução da casa de um morador cuja casa foi destruída pelo fogo, sob a coordenação do Sr. José Osmair Possebam;
f. Doação de móveis para rifa em favor da Pastoral da Criança, feita por professor da FAE Centro Universitário;
g. Doações de telas/alambrados do Colégio Bom Jesus Internacional e Bom Jesus Aldeia ao Centro de Convivência e à Coopzumbi;
h. Doações de móveis usados do Colégio Bom Jesus Centro e Colégio São José à Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi e Centro de Convivência;
i. Doações de móveis e equipamentos usados feita pelo Lions Clube Batel, através de Edital da Justiça Federal, destinados à Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi.

21. Aulas de Inglês no BJ Internacional
Historicamente, desde sua implantação, o BJ Internacional desenvolve ações de solidariedade à Comunidade da Vila Zumbi. Todos os anos a Escola Bom Jesus Internacional atende duas turmas de alunos para aulas de inglês. Até 2008 a parceria se fazia com o Pastor China e a partir do ano 2009 participam alunos(as) das várias escolinhas de futebol. As aulas, com professores voluntários da própria Escola Bom Jesus Internacional, acontecem uma vez por semana, com fornecimento gratuito de material didático, além de lanche antes ou no final das aulas. A partir do ano 2010, a seleção dos alunos vem sendo feita pelo Colégio Estadual Zumbi dos Palmares. Antes do início das aulas, no início do ano, apresenta-se aos pais das crianças a proposta de trabalho, os requisitos e os compromissos para a participação.

22. Visita da Equipe da UNESCO e ONG JAICA – JAPÃO
No dia 09/09/2009, às 8h30min, no Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa, reuniram-se lideranças representativas das entidades parceiras do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, para acolherem uma Comissão Internacional que esteve visitando e conhecendo projetos de desenvolvimento sustentável em comunidades, com trabalhos de inclusão educacional, social, econômica e cultural, nas cidades de Curitiba, Salvador, Santarém e Brasília. Em Curitiba um dos projetos selecionados foi o projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Os membros da Comissão Internacional eram representantes da UNESCO e da JICA - Japan International Cooperation Agency. As visitas encerraram com um Seminário Internacional, em Brasília, intitulado: ENTRE A AÇÃO E A POLÍTICA - A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM COMUNIDADES.
Durante o evento, várias lideranças (Presidentes das Associações de Moradores, Primeira Dama do Município de Colombo, membros do Lions Clube Curitiba Batel, Coordenara do Centro de Convivência e Coordenador do Projeto) se manifestaram agradecendo esse reconhecimento internacional da articulação e conjugação de esforços de entidades e pessoas em prol de melhores condições de vida e dignidade dos membros das Comunidades da Vila Zumbi dos Palmares e Centro Industrial Mauá. Após o evento a Comissão visitou a Vila Zumbi, a Coopzumbi e a APOIO – Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios.
A visita consistiu numa troca de experiências onde a Comissão teve ocasião de ouvir o relato dos trabalhos do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e os integrantes do Projeto tiveram ocasião de ouvir o relato dos trabalhos da ONG Japonesa de Cooperação Institucional, JAICA. Os visitantes fizeram questão de entrevistar moradores sobre o impacto das ações já desenvolvidas na vida deles e da comunidade. Solicitaram os jornais do Projeto, assim como os relatórios e artigos já elaborados. Pretendem acompanhar o projeto através do representante da UNESCO, em Brasília.

23. Curso de Capacitação para trabalhadores da Construção Civil e Construção da Sede da Associação de Moradores da Vila Zumbi.
Em parceria com o SENAI – Serviço Nacional da Indústria e a SANEPAR, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica desenvolverá um Curso de 220 horas para Capacitação de trabalhadores da Construção Civil. O curso será gratuito, com certificação pelo Senai, com fornecimento de um Kit ferramenta para cada participante e encaminhamento de emprego. Para o pagamento do curso ao Senai será utilizado o valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) do Prêmio Melhores Práticas, que a Sanepar recebeu da Caixa Econômica Federal, a partir do trabalho realizado na Vila Zumbi dos Palmares. Como produto final do curso será edificada a sede da Associação de Moradores da Vila Zumbi dos Palmares, cujo projeto foi desenvolvido pelo Engenheiro Dr. Mário De Mari – Presidente de Honra do Sistema FIEP/PR. Os materiais para a edificação serão conseguidos através de doações.

24. Apresentação do Projeto, Publicações e participação em Concursos e Prêmios.
a. Em 2007, no Núcleo IES - Instituições de Ensino Superior, do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, cada IES do Paraná devia apresentar até dois projetos socioambientais desenvolvidos pela IES. Nilson Izaias Pegorini e Tosihiro Ida, representando a FAE Centro Universitário, apresentaram o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, o qual foi julgado como o melhor Projeto e modelo de projeto socioambiental para IES.
b. No Concurso de Trabalhos promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – FIEP/PR, em 2008, sobre os ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os professores Nilson Izaias Pegorini e Diana Gurgel Pegorini apresentaram artigo de 34 páginas demonstrando como os ODM são alcançados através do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, que também ficou classificado em 1º lugar.
c. Fórum da Agenda XXI – 2008. No evento do Fórum da Agenda 21, que aconteceu na PUC/PR, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi apresentado pelo seu Coordenador, na forma de exposição e através de Banners.
d. No 4º Congresso Nacional de Extensão Universitária, em Dourados/MT – 2009, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi apresentado na forma de exposição oral e de pôster.
e. Na 1ª Edição da Revista de Cases da FAE Centro Universitário – 2009, o Projeto Zumi/Mauá – Ação Ecológica foi exposto através de artigo escrito por Nilson Izaias Pegorini.
f. Na Revista de Produção Científica da Unibrasil - 2009, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi exposto através de artigo escrito por Diana Gurgel Pegorini e Nilson Izaias Pegorini.
g. Na Revista O BateLeão, do Lions Clube Batel, de outubro/2008, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi apresentado através de artigo escrito por Nilson Izaias Pegorini.
h. No Concurso CASEM/2010, da Associação Comercial do Paraná, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi apresentado através de Edital, por Nilson Izaias Pegorini.
i. No Concurso Melhores Práticas em Gestão Local/2009, o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica foi apresentado pela Sanepar, através de Edital, ficando classificado em primeiro lugar no Paraná.
j. Outras apresentações: Lions Clube, Aulas na FAE, Balanço Social da FAE e Colégio Bom Jesus e outros.

25. Continuidade dos trabalhos.
E como ficará a continuidade do apoio às comunidades? Acreditamos que as entidades continuarão, de alguma forma, e dentro de suas condições, apoiando e desenvolvendo ações e projetos nas Comunidades, especialmente assessorando as Entidades e Lideranças Locais no saudável e necessário protagonismo autônomo e libertador. Trata-se também das próprias lideranças das comunidades recorrerem aos parceiros locais e externos em suas necessidades, construindo novos projetos de parceria
Mas, com muita segurança afirmamos que o projeto do FIB – Felicidade Interna Bruta, que inicia suas atividades no início do próximo ano, será a melhor forma de continuar com muito maior dinamismo, amplitude e resultados esse trabalho de articulação de pessoas, lideranças e entidades que iniciamos. O FIB não só fará o diagnóstico dos indicies de felicidade, como também e, principalmente, envidará esforços, criará mecanismos e programas para o desenvolvimento dos diversos indicadores de satisfação das pessoas.
Da mesma forma, acreditamos que o Projeto Comunitário da PUC, com o qual firmamos convênio, terá excelentes contribuições às diferentes entidades das Comunidades.

26. Entidades que integram o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.
Colégio Bom Jesus
FAE Centro Universitário
Associação Internacional de Lions Clubes – Distrito LD-1
Lions Clube de Curitiba Batel
Lions Clube Curitiba Centro
Prefeitura Municipal de Colombo
Condomínio Alphaville Graciosa
Aliança Empreendedora
COOPZUMBI
COPEL
SANEPAR
COHAPAR
Centro Paranaense de Referência em Agroecologia
Escola Municipal Barão de Mauá
Colégio Estadual Zumbi dos Palmares
Creche Irmandade Betânia
Igreja Batista do Bacacheri
Igreja Batista Esperança Viva
Centro de Convivência e Aprendizado Graciosa
APOIO – Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios
Unidade de Saúde Barão de Mauá
Associação de Moradores da Vila Zumbi dos Palmares
Associação de Moradores do Centro Industrial Mauá
AMA São Lourenço
Clube de Campo Santa Mônica
Brasil Leilões
UNIBRASIL
ACEJART
Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - FIEP
Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi
ABDC – Associação Brasileira de Defesa Cívica
ABRANUFI;
UFPR – Universidade Federal do Paraná
Pastoral da Criança