quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Memória da Reunião Colegiado 23022010

Sent: Wednesday, February 24, 2010 2:43 PM
Subject: Memória da Reunião Colegiado 23022010
(ao final dos filmes)


Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, boa tarde.



1. Segue arquivo anexo com a memória da reunião do Colegiado, cuja reunião aconteceu ontem. Favor agendar a próxima reunião que será no dia 11/03, 9h, na Igreja Batista Nova Esperança, Rua Anair Bonato Tosin, 237 – Centro Industrial Mauá, ao lado da Creche Betânia. No relatório ou memória consta também o cronograma das demais reuniões até novembro; favor anotar na agenda. Peço também a gentileza de verificar a possibilidade de sediar uma das reuniões na sua entidade (aquelas que tem sede na Vila Zumbi ou Centro Industrial Mauá). A intenção é que as reuniões aconteçam, ao longo do ano, nas diferentes entidades das Comunidades que fazem parte do Projeto.



2. Vocês receberão também um e-mail convidando para fazer parte de um Grupo de Discussão. Para fazer parte do grupo há necessidade de adesão, respondendo o convite.





Abraço a todos(as).

Prof. Nilson Izaias Pegorini

FAE Centro Universitário (41)2105-4577 e 9988-7791

nilson.pegorini@bomjesus.br

APOIO em fevereiro de 2010

Calçadas na Vila Zumbi

Vila Liberdade

IBAMA e a Feira do Produtor

Função de distribuição e comunicação

Concurso de blogs com temas educacionais





--------------------------------------------------------------------------------






Primeira MINUTA de REGULAMENTO em discussão



Objetivo



Criar uma biblioteca de blogs de acesso público que tratem de forma didática e educativa a questão ambiental e social do Projeto Zumbi Mauá



Público



São considerados e reservados espaços para todas as idades e grupos de pessoas, assim os blogs serão qualificados e classificados de acordo com a idade, profissão e número de autores (individuais ou coletivos).


A promoção é aberta a toda e qualquer pessoa residente em território nacional, pertencente a qualquer faixa etária, exceto para os funcionários das patrocinadoras, respectivos cônjuges e parentes até 2° grau e de quaisquer outras pessoas envolvidas na organização desta promoção.


Os candidatos serão dispostos em áreas de interesse de autoridades dedicadas ao tema educação ambiental e pedagogia.

Liberdade


Os autores poderão criar seus blogs em qualquer ambiente virtual assim como terão a liberdade de fazê-los com qualquer recurso de construção.



Publicidade



Os blogs só poderão conter publicidade autorizada pela comissão de patrocinadores dos blogs na forma que definirem.



Conteúdo



Os blogs poderão conter textos, fotografias e filmes assim como links a museus, laboratórios e outras fontes de interesse didático.



Política



Estão vedados blogs de caráter político-partidário ou de proselitismo religioso.



Premiação



Esta é uma promoção de caráter exclusivamente cultural, com sorteios de prêmios simbólicos e outros que a coordenação vier a conseguir, e sem pagamentos, nem vinculada à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, nos termos da Lei 5.768/71 e do Decreto n° 70.951/72 e que estará sendo realizada entre os meses de março de 2010 e dezembro de 2010, com anúncio nos blogs dos parceiros e patrocinadores.



Para todos os efeitos o blog http://zumbimaua.blogspot.com/  é o documento formal último do concurso, tendo o blog http://concursodeblogscuritiba.blogspot.com/  como instrumento de apoio sujeito a correções (feito originalmente para o Rio Barigui) e o blog http://criarumblogamador.blogspot.com/  um instrumento de apoio.



Condições de participação



Para concorrer, o interessado deve estar inscrito no blog http://zumbimaua.blogspot.com em espaço adequado e por email no endereço jccascaes@gmail.com e ter pelo menos um blog cadastrado e indicando autoria, instalado corretamente em área fixa e visível (ex: cabeçalho, barra lateral, rodapé, etc). Além disso, o participante deve ter o seu blog categorizado e com indicação explícita da categoria a que pertence.. Preenchido todos esses requisitos, o interessado poderá fazer uma customização de seu Widget, alterando cor, tamanho, posicionamento e elementos gráficos, livremente.



Categorias



A serem definidas pela comissão coordenadora



Participação



O blog poderá ser individual ou coletivo (indicar participantes)



Qualificação



Os blogs serão qualificados em função da faixa etária e escolaridade.



Layout



Cada usuário poderá participar com apenas um layout por blog de sua autoria. Entretanto, não serão aceitos layouts iguais para blogs diferentes de um mesmo autor.



Registro do blog



Após fazer a customização e publicar em seu blog, o participante envia um e-mail para a promoção – nos endereços jccascaes@gmail.com e.....– confirmando sua participação.



Condição de participação



Só concorrerá o participante que enviar o e-mail de confirmação de participação.



DA PREMIAÇÃO



1. Serão premiados os 3 (dez) melhores layouts escolhidos do autor em sua categoria, escolhidos por uma Comissão Julgadora integrada por funcionários da comissão julgadora.



2. Os autores receberão prêmios a serem definidos até agosto de 2010 em reunião do Projeto Zumbi Mauá e os patrocinadores.



3. O resultado final da promoção será publicado na primeira quinzena de Janeiro de 2011 no blog oficial do Projeto Zumbi Mauá. Os ganhadores serão informados via e-mail e por meio de um post no blog do Projeto Zumbi Mauá do resultado do concurso durante a segunda quinzena de dezembro de 2011.



4. O prêmio é individual e intransferível. Em hipótese alguma os premiados poderão trocar seus prêmios ou recebê-los em dinheiro.



5. Após a divulgação dos resultados, os prêmios serão encaminhados para o endereço residencial dos ganhadores, via Correios ou transportadora ou ainda em solenidade especial, em até 30 (trinta) dias após a divulgação dos resultados, e seu envio será inteiramente custeado pelo patrocinador(es).





DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO



1. A seleção dos 10 (dez) melhores layouts será baseada observando os seguintes critérios e pela ordem: criatividade, conteúdo didático, identificação com o tema, beleza, adequação às condições de participação.



2. Estarão automaticamente desclassificados os blogs que, por ventura, esconderem as referências ao conteúdo e direitos autorais



3. Estarão desclassificados, também, blogs que fizerem uma cópia (comprovada) do conteúdo de outro blog e

4. Blogs que, pelos TERMOS DE USO (a ser definido pelos patrocinadores e apoiadores) do concurso não possam se cadastrar no portal dos patrocinadores e do Projeto Zumbi Mauá também serão automaticamente desclassificados.



CONSIDERAÇÕES FINAIS



1. Os e-mails de confirmação deverão ser enviados impreterivelmente até as 23h59 do dia 30 de setembro de 2010. O e-mail é a única forma de avisar a comissão coordenadora ( jccascaes@gmail.com e.....), sobre a sua participação.


2. O prazo final de atualização do blog será em 31 de dezembro de 2010.


3. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão apreciadas e decididas pela Comissão Julgadora referida no item 3.1 deste Regulamento.


4. A Comissão Organizadora do concurso se reserva o direito de alterar este regulamento, seja no modelo de participação, prazo ou qualquer outro item que julgue necessário, sem prejuízo às partes e sem a necessidade de informação prévia.


5. A simples participação neste concurso de incentivo à criatividade implica no total conhecimento e aceitação irrestrita deste regulamento.


Custos a serem definidos e distribuídos entre



Dos patrocinadores



• Elaboração de logomarca

• Feitura de banners


• Locação de pessoas em lojas à disposição eventual de candidatos



• Mídia em rádios e TVs



• Elaboração de folders e panfletos



• Tempo, participação em reuniões



• Custos em cartório, direitos autorais, registros e carimbos



Do Projeto Zumbi Mauá



• Tempo



• Palestras



• Reuniões



• Participação em comissões



• Entrevistas



• Folders, banners, folhetos



Do(s) governos(s)



• Fazer livros com resultados e manuais


• Divulgação em programas oficiais



• Releases



• Filmes



• Mobilização de professores


• Do conjunto



• Jantares de encerramento


• Diplomas


• Prêmios



• Medalhas


• Taças


Companheiros, precisamos de valores, dados, fatos e cronogramas consensados.



Documento criado em 26 de fevereiro de 2010 – Primeira Versão

Ações 2010









Memória da Reunião Colegiado - 23/02/2010

Memória da Reunião Colegiado - 23/02/2010

Pauta:

1. Acolhida e apresentações
2. Retomada das Propostas de Ação para o ano 2010;
3. Inclusão da Vila Liberdade no Projeto;
4. Grupo de discussão – Cascaes;
5. Outros assuntos de interesse dos participantes.
6. Outros assuntos.

No dia 23 de fevereiro de 2010, às 9h, na APOIO – Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios - reuniram-se os integrantes do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, cujos participantes estão identificados na tabela abaixo, com a pauta acima exposta. Iniciando a reunião o Coordenador – Prof. Nilson – acolheu a todos, justificando várias ausências que lhe foram comunicadas. Nilson lembrava o percurso de três anos de atuação exitosa do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica e os novos desafios para o início do seu 4º ano, com a inclusão da Comunidade Vila Liberdade. Em seguida solicitou que cada um dos participantes se apresentasse manifestando sua disposição, em nome da entidade que representa, para esse novo ano de trabalho. Essa apresentação permitiu uma espécie de recordação e avaliação da trajetória, bem como a manifestação de grande entusiasmo e também de desafios que o Projeto terá que vencer. Ao apresentar-se a Terezinha Trevizan, aproveitou para contar a história do surgimento e evolução da APOIO, os serviços que presta à Comunidade e a forma de autossustentação. A partir de então foram tratados os assuntos na sequência da pauta.

1. Retomada das Propostas de Ação para o ano 2010. Nilson apresentou a síntese impressa das propostas definidas em reunião realizada no dia 12/12/2009, na qual constam ações de continuidade e ações novas. Lembrou que essa síntese já foi compartilhada ainda em dezembro.
2. Guarda Responsável de Animais. Lembrou-se rapidamente do que consiste essa ação, a sua importância e que já existe uma Comissão designada para esse assunto, faltando apenas a indicação de uma pessoa para representar cada Escola. Irmã Ester disse que até a próxima reunião a Creche Betânia terá a designação de uma pessoa para compor essa Comissão. Nilson ficou de fazer contato com as demais Escolas para solicitar a indicação de um representante. Verena consultou se para a próxima reunião do Colegiado poderia convidar a Michele para dar encaminhamento dessa questão, ao que o Colegiado respondeu positivamente.
3. Inclusão da Vila Liberdade. Nilson expôs as tentativas de contatos com lideranças da comunidade da Vila Liberdade e que por diversas situações não foi possível uma reunião com tais lideranças antes da reunião do Colegiado. Verena ficou encarregada de manter novos contatos com lideranças e definir uma data de reunião, possivelmente no Colégio Estadual da Vila Liberdade. Todos concordaram sobre a importância de inclusão daquela comunidade ao Projeto.
4. Grupo de Discussão. Cascaes propôs a criação de um grupo de discussão, via internet, como ferramenta de comunicação mais ágil e eficiente. O convite para fazer parte do grupo será encaminhado a todas as pessoas que integram a lista, sendo que para fazer parte do grupo cada um terá que aderir. Carlos Eugênio se dispôs a criar o grupo e encaminhar o convite aos membros da lista.
5. Concurso de Blogues. Cascaes propôs o lançamento de um Concurso de Blogues, com premiações, conforme critérios e regulamento próprio. Os assuntos dos Blogues deverão concorrer para os objetivos do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica. Terezinha Trevisan colocou à disposição o laboratório de informática da APOIO para a instrução/treinamento dos interessados e Cascaes se dispôs a elaborar o Regulamento do Concurso e fornecer a capacitação aos que se inscreverem. Todos ficaram encarregados de motivar adolescentes e jovens para participar do Concurso e contribuir para conseguir prêmios aos participantes do Concurso. Os blogues serão desenvolvidos ao longo do ano 2010, com avaliação e premiação no final do ano, em data a ser definida no Regulamento.
6. Orquestra Filarmônica, Coral e Escola de Esportes. Carlos Eugênio, Presidente do Lions Clube Batel, expôs o projeto que está tramitando no Ministério da Cultura, sob a Coordenação de um companheiro do Lions Clube Batel, para a criação de uma Orquestra Filarmônica e Coral, que será composto por crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda, possibilitando, portanto, o ingresso de crianças das comunidades Barão de Mauá, Vila Zumbi e Vila Liberdade, dentre outras. Carlos Eugênio também expôs a retomada do Coral Colibri. Foi sugerido propor essa atividade na Comunidade da Vila Liberdade. Carlos Eugênio expôs ainda a possibilidade de vagas para crianças e adolescentes dessas comunidades em Escolas de Esportes do Clube Duque de Caxias, do Bacacheri. São vagas gratuitas para Escola de Vôlei, de Basquete e Punhobol. Informações mais concretas de dias e horários, forma de inscrição, etc., serão fornecidas na próxima reunião.
7. Aulas de Inglês no Bom Jesus Internacional. Nilson comunicou que nos dias 10/03 e 12/03 serão retomadas as aulas semanais de inglês para crianças da Vila Zumbi e Centro Industrial Mauá. Serão admitidas as mesmas crianças que participavam no ano passado, como forma de continuidade e avanço progressivo no aprendizado. Caso houver vagas para novos alunos, haverá comunicação para seleção e inscrições.
8. Materiais para construção da Feira do Produtor. Tosihiro Ida comunicou que a relação de materiais solicitada ao IBAMA para a construção da Feira do Produtor foi aprovada e que o Lions Clube Batel assinou termo de convênio para a liberação dos materiais.
9. Formiguinhas da Vila Zumbi. Nilson fez breve explanação sobre a situação das Formiguinhas da Vila Zumbi. Da parte das comunidades e das crianças há um anseio de que haja continuidade das atividades iniciadas. Carlos Eugênio e Nilson se dispuseram a conversar com o Bispo Dutra para obter maiores informações sobre o plano de continuidade das ações.
10. Inventário de Cursos e Programas. Constatou-se, na reunião, uma diversidade de programas e cursos que são oferecidos nas entidades da Vida Zumbi. Em todos eles há uma dificuldade de formação de turmas. A dúvida é se não há interesse ou se falta divulgação. Para tanto decidiu-se fazer um inventário com todos os programas e cursos das diferentes entidades e fazer constar essa relação no próximo número do Jornal Zumbi/Mauá – Ação Ecológica.
11. Próxima reunião: conforme cronograma das reuniões, aprovado em 12/12/2009, a próxima reunião acontecerá no dia 11/03, às 9h, na Igreja Batista Nova Esperança, situada na Rua Anair Bonato Tosin, 237 – Centro Industrial Mauá, ao lado da Creche Betânia.
12. Cronograma das Próximas reuniões:

DATA LOCAL
11/03 Igreja Batista Nova Esperança
16/04 A ser definido
13/05 A ser definido
11/06 A ser definido
15/07 A ser definido
13/08 A ser definido
16/09 A ser definido
15/10 A ser definido
11/11 A ser definido

Concluindo a reunião, o Coordenador agradeceu a excelente participação, animando a todos para manter a coesão e o ânimo nos trabalhos.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, redigi essa memória.




Relação dos participantes:
NOME ENTIDADE E-MAIL
Ana Maria C. Pereira Mendes FAE Mestrado
ana.mendes@fae.edu

Tosihiro Ida Lions Clube Batel
idatosihiro@terra.com.br

Carlos Eugênio C. Melo Lions Clube Batel cmelo@lions.org.br
Verena Mehler Sanepar CRMA-N verenam@sanepar.com.br

Ester Persike Irmandade Betânia social@irmandadebetania.com.br
epersike@bol.com.br
Ismael Epifanio da Silva SANEPAR ismaeles@sanepar.com.br
Terezina Nunes U.S. Mauá 3675-8308 e 9142-5404
Nilson Izaias Pegorini Bom Jesus – Unifae nilson.pegorini@bomjesus.br

Vilma de Paula Capistrano
Comunidade Vila Zumbi vilmapcapistrano@hotmail.com
Bartolomeu C. Souza
Igreja Batista bartocarneiro@hotmail.com
Gustavo Brandão
ABC Vida – IB Bacacheri gustavo@abcvida.org.br
Terezinha Trevisan
APOIO apoio_4@hotmail.com
Catarina Cordeiro
Irmandade Betânia schu.cata@hotmail.com
Josué Celegatti
Irmandade Betânia josuecelegatti@hotmail.com

João Carlos Cascaes Lions Batel jccascaes@onda.com.br

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Projeto Zumbi Mauá - Ação Ecológica
Visitar este grupo




Grupos do Google

Projeto Zumbi Mauá - Ação Ecológica
Visitar este grupo

Gráfico com botão de participação no seu site


Participe do grupo Projeto Zumbi Mauá - Ação Ecológica
E-mail:
Visitar este grupo

dia 23/02, às 9h, na APOIO

Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, boa tarde.


Lembro a todos que na próxima terça-feira, dia 23/02, às 9h, na APOIO, teremos nossa primeira reunião do Colegiado do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, com a seguinte pauta:

1. Retomada das Propostas de Ação para o ano 2010;

2. Inclusão da Vila Liberdade no Projeto;

3. Outros assuntos de interesse dos participantes.


Segue, abaixo, um pedido da Profª Tatiana para a Escola Municipal Barão de Mauá, assunto que poderá ser melhor explicado na reunião.

Abraço a todos.

Prof. Nilson Izaias Pegorini – FAE Centro Universitário
2105-4577 – 9988-7791



Professor Nilson
Gostaria de solicitar que se fosse possível encaminhar este e-mail para seus contatos solicitando a doação de gibis e brinquedos usados. Estamos renovando os brinquedos da sala dos prés e os gibis das salas, grata.

Tatiana

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

primeira reunião do Colegiado não será mais no dia 12/02 e sim no dia 23/02

Companheiros(as) do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, bom dia.


Por motivo de força maior comunico a todos(as) que a primeira reunião do Colegiado não será mais no dia 12/02 e sim no dia 23/02, às 9h, na APOIO.

Lembro a todos que aguardo a manifestação das entidades parceiras em relação à continuidade e forma de participação, bem como a indicação da pessoa que representará a entidade nas reuniões do Colegiado, como explicitei abaixo.

A todos(as) bom feriado de carnaval e até dia 23/02.



Abraço a todos(as).



Prof. Nilson Izaias Pegorini

FAE Centro Universitário


2105-4577 e 9988-7791