sexta-feira, 28 de novembro de 2008

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PROJETO SOL NASCENTE

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PROJETO SOL NASCENTE

No dia 27 de novembro de 2008, às 14h, reuniu-se, na Escola Municipal Maria Marli, representantes das entidades abaixo descritas na tabela.
O Encontro iniciou com a acolhida do Prof. Nilson, que fez, inicialmente, uma reflexão a partir da Parábola do Semeador (Mt.13,1-9), dizendo que a parábola foi proferida por Jesus para assegurar aos discípulos o êxito da proposta do Reino, apesar das adversidades que a mesma encontrava por parte das autoridades políticas e religiosas do sistema romano/judeu. Assim também o Projeto Sol Nascente, apesar de possíveis dificuldades, já tem e continuará tendo êxito porque os esforços e ações planejadas encontram terra fértil que os fazem frutificar. Encorajou a todos a nunca desanimarem, a cultivar a esperança e a convicção de que, sob as bênçãos e inspiração de Deus, com muita união, dinamismo e criatividade, o Sol Nascente terá muito êxito. Prof. Nilson lembrou que a reunião seria a última do ano e teria caráter de avaliação e planejamento para o ano 2009.
Em seguida os participantes se apresentaram dizendo o nome e a entidade que estava representando. Feita a apresentação, Prof. Nilson apresentou a pauta da reunião e solicitou sugestões de novos pontos de pauta. O Sr. João, do Lions Clube Botânico, pediu para incluir na pauta proposta de escola de informática.
1º assunto: Na seqüência foi dada a palavra ao Dr. Paulo Gomes, Procurador do Estado, que apresentou o Projeto do Natal das Crianças, dizendo que há possibilidade do evento acontecer na Vila Audi, contemplando todas as comunidades próximas. Dr. Paulo manifestou interesse de conhecer a estrutura da Escola Maria Marli e também as comunidades. Profª Sandra e o Sr. Marcelo o acompanharam para os reconhecimentos. Todos os participantes vibraram com a possibilidade do Natal das Crianças acontecer no Projeto Sol Nascente. Nilson argumentou que será também uma boa oportunidade de lançamento público do projeto. Houve também proposta de participação das lideranças no evento. Nilson explicou que antes da chegada do Papai Noel haverá apresentação de uma banda, do coral do Colégio Bom Jesus e da FAE e também de Auto de Natal da Copel. No retorno do Sr. Marcelo, ele disse que no próximo domingo o Dr. Paulo Gomes levará uma equipe para avaliar a possibilidade do evento acontecer no local da Vila Audi.
O 2º assunto: tratado foi do PELC – Programa de Esporte e Lazer da Comunidade. A coordenadora do Núcleo do PELC da Vila Audi, Profª Luize, expôs como a UFPR conseguiu participar e vencer o edital e em que consiste o PELC, seus objetivos e metodologia. Lembrou a reunião que aconteceu no dia 06 de novembro, na Comunidade JOCUM. Questionou sobre a viabilidade das ações acontecerem nas duas grandes áreas (Alvorada e Audi) e as dificuldades de transporte dos materiais que serão utilizados nas oficinas. O Sr. Edimilson, Coordenador da JOCUM, explicou a respeito da liberação de espaço para sediar o PELC e a necessidade de construir uma sala. Edemilson disse que a JOCUM pode contribuir com a mão de obra, mas os materiais teriam que ser fornecidos pelo Projeto Sol Nascente. No mesmo instante foi apresentado um ofício de solicitação de materiais que será encaminhado à FAS, o qual foi assinado por todos os participantes da reunião. Luize comunicou que entre os dias 8 e 12 de dezembro a equipe do PELC estará visitando os locais e fazendo o mapeamento dos espaços para a realização das oficinas. Possivelmente no dia 14/12 se dará a definição das oficinas e espaços e no dia 15/12 serão divulgadas para inscrições. As entidades assumiram o compromisso de fazer contato com a Luize passando sua disponibilidade de espaço e equipamentos, bem como sugestões de atividades/oficinas. Luize disse ainda que em Janeiro as atividades iniciarão no dia 19/01/2009 com uma semana de festival de férias, na qual os participantes terão oportunidade de vivenciar as atividades que serão desenvolvidas nas oficinas, motivando as pessoas a se inscreverem nas mesmas. O início efetivo das oficinas acontecerá no dia 26/01/2009.
3º assunto: Horta Comunitária. A Comissão da Horta apresentou a situação presente, dizendo que apareceram as primeiras dificuldades. A Comissão promoveu uma reunião com possíveis interessados em cultivar a horta e ninguém compareceu. Nova reunião será promovida com agentes voluntários da JOCUM e outros que serão indicados pela Edna. Sugeriu-se envolver pessoas de terceira idade. Edemilson pediu que não seja um grupo grande e que as pessoas sejam identificadas e de confiança e conhecimento dos membros do Projeto.
4º assunto: Escola de Informativa para crianças e adolescentes. O Sr. João apresentou a proposta de criação de escola de informativa como forma de ocupação de crianças e adolescentes no contraturno escolar. Houve questionamento sobre a estrutura que seria disponibilizada para tal escola (equipamentos e pessoal). Depois de vários questionamentos e sugestões achou-se por bem constituir uma comissão para levar à frente essa ação, a qual ficou assim constituída: João, Ariadne, Neiva e Rosana.
5º assunto: Projeto da Música. Nilson expôs que a idéia da Comissão é de criar dois grupos, uma com violão e outro com flauta e voz. Disse também que Marcos fez vários contatos com fábricas de violão para conseguir doações ou aquisição por menor preço; que em janeiro fará novo contato com uma das fábricas, a pedido da mesma. Nilson apresentou dois brindes que foram doados para fazer uma rifa e com o resultado da mesma adquirir instrumentos. Ariadne comentou de um edital que foi vencido e que através do mesmo se poderá conseguir os instrumentos necessários para o projeto. Marcou-se, então, uma reunião para dia 11/12, pela manhã, para tratar o assunto.
6º assunto: Psicomotricidade Relacional. A Comissão, representada pela Profª Ivone, comunicou que as atividades iniciarão em março, com um grupo de no máximo 15 crianças, que serão atendidas por estagiários do CIAR, em sessões de 1 hora e meia. Disse que Marcos e Ivone farão as filmagens e a Rede de Proteção acompanhará a freqüência das crianças. A duração do atendimento será de seis meses, com atendimento da família. Serão selecionadas crianças atendidas pela Rede de Proteção, a qual fará a seleção e ocompanhamento da freqüência dos alunos nas sessões. Relatórios e gráficos estatísticos serão realizados pelos estagiários que farão a filmagem com acompanhamento da supervisora Luci. Haverá atendimento das famílias com palestras ou individualmente, no decorrer do processo. O contrato inicial será de seis meses. O local dos atendimentos ainda será definido. Horário e dia da semana será definido com o estagiário que conduzirá o trabalho.
7º assunto: Atendimento de Oftalmologia. Marina comunicou que amanhã, dia 28/11, a FUNPAR – Fundação da UFPR – fará 90 atendimentos gratuitos, através do seu laboratório móvel. O atendimento será feito no Ginásio de Esportes da Escola Maria Marli.
8º assunto: Donativos do Lions Nikei. Maria comunicou que o Lions Nikei fez uma campanha/evento e conseguiu grande quantidade de alimentos não perecíveis. Parte desse alimento estará sendo doado às entidades da Vila Audi. Maria pediu a quem deveria destinar. O grupo deu várias sugestões e por fim ficou definido que metade será destinado à Jocum e outra medade à OSSA.
A próxima reunião ficou agendada para dia 20/02/2009, na Escola Maria Marli Piovezan, às 14h.
Finalizando a reunião Prof. Nilson agradeceu a todos pelo empenho, pelo ânimo, pela ativa participação, dizendo que o êxito que o projeto Sol Nascente está conquistando é fruto da qualidade das entidades parceiras e dos seus representantes. Disse também que caso seja aprovado o evento do Natal das Crianças na Vila Audi, possivelmente haverá necessidade de uma reunião extraordinária. Solicitou ainda ir pensando numa logomarca para o Sol Nascente.
Relator: Prof. Nilson Izaias Pegorini – FAE Centro Universitário – 2105-4111 e 9988-7791.

Segue lista dos participantes:

NOME ENTIDADE E-MAIL TELEF.
Luize Moro UFPR luizemoro@yahoo.com.br 9665-0120
Eiiti Taniguchi Lions Nikkei taniguchieiiti@bol.com.br
9192-8299
Marina Kubota Lions Curitiba Nikkei marinakubota@hotmail.com
9962-6309
Arídina Machado de Lis dos Santos NRECJ Pres. Comunidade Escola lizsan@curitiba.org.br
8866-3067
João Farias Junior Lions Clube Curitiba Jardim Botânico dr.fariasjunior@gmail.com 9263-4912
Edina P. da Silva Assoc. Jardim Icaraí 3575-0034
Azemir de Fátima Sizanoski Santos FAS Cajuru alzisantos@curitiba.org.br
3361-2317
Paulo Gomes Procurador do Estado paulogomesjunior@ig.com.br

Neiva L.S. Silva CRASS Ouro Verde neivafas@curitiba.org.br
9914-3746
3364-2944
Eunice Martins JOCUM rolosoneunice@yahoo.com.br
3364-3766
Ir. Carmem Donida Creche Santa Úrsula 9614-7899
9694-3054
Alexandre S. Furuta Lions Nikkei alexandre@furuta.com.br
8803-6885
Rosana Mariano Núcleo Socioeducativo Rogacionista OSSA rosanamariano1@yahoo.com.br
3575-0903
9940-9966

Ivone Popoviski Escola M. João Macedo popoviski@yahoo.com.br
9134-3474
Marco Antônio Tavares Escola M. João Macedo matavares@ibest.com.br
8412-6125
Márcia M.R. Sanches da Silva Escola M. Maria Marli Piovezan Márcia_san.ches@hotmail.com
3364-4453
3366-8218
Alexandra Dal Prá Luz ASL US Lotiguaçú SMS alizluz@hotmail.com
3364-3365
9623-0137
Nilson Izaias Pegorini UNIFAE
Bom Jesus nilson.pegorini@bomjesus.br
2105-4111
9988-7791
Denes de S. Farias Assoc. Beneficiente Compasso dr.farias@brturbo.com.br 3263-4919

Glossário:
PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade
JOCUM – Jovens com uma missão.
UFPR – Universidade Federal
FUNPAR - Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura.
CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional

Endereço da Escola Maria Marili Piovezan:
Rua Velcy Bolivar Grando, s/nº
Uberaba – Curitiba – PR
Telefone: 3364-4453

reunião 26 de novembro

Companheiros do Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, bom dia.

Conforme já havíamos programado, na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro, às 9h, teremos nossa última reunião desse ano 2008. A reunião será no Convento da Comunidade Irmandade Evangélica Betânia, na AVENIDA MONTEIRO TOURINHO 1335 – BACACHERI (continuação da Av. Erasto Gaetner, no Alto Bacacheri, logo acima da Garagem da Penha), telefone 2118-7900. A reunião terminará com almoço no mesmo local. O almoço custará RS 8,00 (oito reais) por pessoa. Será oportunidade de fazermos nossa confraternização de final de ano, louvando e agradecendo a Deus por tudo o que Ele nos permitiu realizar sob sua luz, sua bênção e proteção.
A reunião terá caráter de avaliação do ano 2008 e planejamento de 2009. Solicitamos que cada um leve sua avaliação sobre o Projeto Zumbi/Mauá – Ação Ecológica, sobre a forma como acontece a articulação, sobre as ações realizadas e sobre o próprio rumo do Projeto. Favor levar também sugestões sobre novas propostas de ações ou programas para o ano 2009.
Dia: 26/11/2008
Hora: 9h
Local: Av. Monteiro Tourinho, 1335 – Bacacheri
Telefone: 2118-7900